revista-coaching-brasil-logo-1 icon-bloqueado icon-busca icon-edicoes icon-login arrow-down-sign-to-navigate

Edição #46 - Março 2017

Localize rapidamente o conteúdo desejado

Ferramentas usadas em Design Thinking aplicadas no Processo de Coaching

O processo de Coaching é uma dança entre temperamentos e estilos diferentes do pensamento convergente e do divergente, um movimento contínuo entre o analítico e o sintético, entre o intuitivo e inspiracional e o racional e decisório. É o movimento e a harmonia (caórdica) da pessoa num mundo cada dia mais complexo, buscando ampliar a visão e encontrar caminhos para as diversas situações.

Jeanne Liedtka e Tim Ogilvie no livro “A Magia do Design Thinking” nos propõem a pensar em quatro perguntas essenciais: O QUE É? E SE? O QUE SURPREENDE? e O QUE FUNCIONA?, ampliando a visão sobre a questão e o problema à solução e experimentação. A primeira pergunta explora a realidade vigente, a segunda nos convida a viajar no futuro, a terceira levanta escolhas e alternativas e a última nos coloca com os pés no chão e na realidade possível.

E você, como Coach, pode ajudar muito seu Coachee com o apoio de uma série de ferramentas disruptivas, usadas e testadas em outro contexto, que têm se mostrado muito efetivas nos processos de Coaching. Estudando mais sobre Design Thinking tive oportunidade de praticar e usar várias delas com meus clientes.

O próprio Business Model You, apresentado aqui nessa edição, pode ser um rico método para reinventar a carreira e a si mesmo. Assim como Storytelling ou a arte de contar ou recuperar histórias que são trazidas por nossos clientes é outra importante ferramenta para inspirar e avançar no processo de Coaching.

Muitas mais são apropriadas, compartilho algumas delas nesse artigo. Entenda, deixe à mão para, num contexto específico, usar e contribuir no processo dos seus Coachees.

Antes de mais nada é importante esclarecer que, assim como é difícil determinar o marco zero do Design Thinking, também é difícil dizer que essas e outras ferramentas que são usadas na prática tenham nascido e sejam de autoria dessa metodologia. Não é essa questão que está em pauta.

Vamos lá:

- 05 Por quês

Serve para explorar os diversos aspectos de uma situação, descobrir, entender, aprofundar. É ideal na descoberta da questão que traz o Coachee para o processo ou mesmo no encontro da questão essencial.

Como?

  • Peça ao Coachee que descreva a situação ou o problema que gostaria de tratar;
  • Em seguida, pergunte POR QUE isso acontece e anote as respostas;
  • Use o POR QUE anterior para guiar o raciocínio e ir explorando as diversas possibilidades até chegar ao quinto e último por quê.

Dica!

Para ler este artigo completo...
Faça login ou conheça as vantagens de ser premium.
Faça seu login Veja as vantagens de ser Premium
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

Situações complexas em coaching executivo relativas ao coachee

Apresentado no Converge por Ana Pliopas O nome da conferência da ICF, converge, pode ser visto como a convergência entre ciência e prática em coaching. Apresentar o resultado de pesquisa acadêmica no converge amplia o diálogo entre temas que pesquisadores aprofundam em seus estudos e assuntos instigantes com os quais coaches se deparam na prática. Tenho um interesse particular por... leia mais

10 minutos

Contribuições das Constelações ao Coaching Executivo

Acaso você imaginaria um CEO de uma grande empresa, MBA em Harvard, fazendo uma constelação como passo inicial de um processo de coaching?  Isso aconteceu, e nos economizou algumas sessões, ou, se preferir, tornaram o processo de coaching mais cirúrgico. O CEO em questão chega ao meu escritório para uma entrevista inicial para um processo de coaching. Contexto: Ele é jovem, ocupa a... leia mais

11 minutos

O que realmente sabemos sobre conflitos organizacionais no Brasil?

Um conflito pode ser gerenciado?  De que forma? Quais as causas dos conflitos organizacionais? Qual o papel da área de Recursos Humanos na resolução dos conflitos? Para responder a essas e outras questões relacionadas ao tema conflitos nas organizações, a ABRH-SP vem promovendo, desde 2016, uma pesquisa junto aos seus associados e com divulgação ampla e aberta a todo o mercado... leia mais

11 minutos

Por uma expansão da consciência

Se eu tivesse que escolher uma única coisa desta edição para você levar para sua vida, seria isso: Na Era da Consciência não podemos mais contribuir com ações feitas sem pensar.    Vivemos num ritmo alucinante e estamos testemunhando a crescente onda de burnouts, FOMO (Fear of Missing Out – medo de ficar fora das redes sociais), vício em telas e... leia mais

6 minutos

INTUIÇÃO & SINCRONICIDADE EM COACHING

Dentre as competências essenciais para o exercício do coaching profissional definidas pela International Coach Federation - ICF, destaco a 8ª. competência: Criando Consciência, cujos marcadores sinalizam de maneira objetiva o papel do coach no processo a fim de expandir a consciência do coachee e as 9ª, 10ª, e 11ª competências (Projetando ações, Planejamento e Estabelecimento de... leia mais

13 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium