revista-coaching-brasil-logo-1 icon-bloqueado icon-busca icon-edicoes icon-login arrow-down-sign-to-navigate

Edição #46 - Março 2017

Localize rapidamente o conteúdo desejado

Ferramentas usadas em Design Thinking aplicadas no Processo de Coaching

O processo de Coaching é uma dança entre temperamentos e estilos diferentes do pensamento convergente e do divergente, um movimento contínuo entre o analítico e o sintético, entre o intuitivo e inspiracional e o racional e decisório. É o movimento e a harmonia (caórdica) da pessoa num mundo cada dia mais complexo, buscando ampliar a visão e encontrar caminhos para as diversas situações.

Jeanne Liedtka e Tim Ogilvie no livro “A Magia do Design Thinking” nos propõem a pensar em quatro perguntas essenciais: O QUE É? E SE? O QUE SURPREENDE? e O QUE FUNCIONA?, ampliando a visão sobre a questão e o problema à solução e experimentação. A primeira pergunta explora a realidade vigente, a segunda nos convida a viajar no futuro, a terceira levanta escolhas e alternativas e a última nos coloca com os pés no chão e na realidade possível.

E você, como Coach, pode ajudar muito seu Coachee com o apoio de uma série de ferramentas disruptivas, usadas e testadas em outro contexto, que têm se mostrado muito efetivas nos processos de Coaching. Estudando mais sobre Design Thinking tive oportunidade de praticar e usar várias delas com meus clientes.

O próprio Business Model You, apresentado aqui nessa edição, pode ser um rico método para reinventar a carreira e a si mesmo. Assim como Storytelling ou a arte de contar ou recuperar histórias que são trazidas por nossos clientes é outra importante ferramenta para inspirar e avançar no processo de Coaching.

Muitas mais são apropriadas, compartilho algumas delas nesse artigo. Entenda, deixe à mão para, num contexto específico, usar e contribuir no processo dos seus Coachees.

Antes de mais nada é importante esclarecer que, assim como é difícil determinar o marco zero do Design Thinking, também é difícil dizer que essas e outras ferramentas que são usadas na prática tenham nascido e sejam de autoria dessa metodologia. Não é essa questão que está em pauta.

Vamos lá:

- 05 Por quês

Serve para explorar os diversos aspectos de uma situação, descobrir, entender, aprofundar. É ideal na descoberta da questão que traz o Coachee para o processo ou mesmo no encontro da questão essencial.

Como?

  • Peça ao Coachee que descreva a situação ou o problema que gostaria de tratar;
  • Em seguida, pergunte POR QUE isso acontece e anote as respostas;
  • Use o POR QUE anterior para guiar o raciocínio e ir explorando as diversas possibilidades até chegar ao quinto e último por quê.

Dica!

Para ler este artigo completo...
Faça login ou conheça as vantagens de ser premium.
Faça seu login Veja as vantagens de ser Premium
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

Linguajeando Autenticamente

A biologia-cultural é uma das disciplinas fundadas por Humberto Maturana, biólogo chileno indicado ao prêmio Nobel de fisiologia a partir de seus estudos sobre a vida e o ser humano. Maturana considera o observador um ser não-estático. O observador é o ato de observar - assim como a onda não é a água e sim sua relação cinética – só podemos falar deste ao observar as dimensões de... leia mais

12 minutos

Responsabilidade Social: Projeto Fortalecer

As tempestades chegam apenas para testar nossas forças Coaching é uma prática que envolve desenvolver e cuidar de pessoas e, a partir desta perpectiva, início este artigo. Participar deste dossiê sobre Responsabilidade Social nesta conceituada revista é uma honra para mim. Fez emergir valores profundos e genuínos, conectados com a minha jornada recente de Liderança... leia mais

12 minutos

Responsabilidade Social: Todos Somos os Outros de Alguém

“Um dia ele chega tão diferente  do seu jeito sempre de chegar olhou-a de um jeito mais quente do que sempre costumava olhar (...)” Valsinha de Chico Buarque Se todos somos os Outros de alguém, vale repensar a máxima do livro: O Menino Maluquinho de Ziraldo que descobriu aos 10 anos que para o Outro você também é o Outro, então quem será o Eu? Para a... leia mais

11 minutos

Liderança Generativa e Propósito de Vida

Após mais de trinta anos de prática como advogado e líder de projetos e equipes em grandes escritórios, resolvi agregar novos desafios à minha vida – sair da famosa “zona de conforto”. Decidi construir uma nova trajetória profissional como mediador (“peace maker”), o que, com o passar dos anos, se tornou para mim uma nova paixão. A mediação, contudo, ainda é uma atividade em... leia mais

14 minutos

Equilíbrio Emocional em Tempos Turbulentos

A pandemia deixou claro como nossos símbolos de valor são frágeis, temos visto tudo desabando rapidamente, mas esse tipo de instabilidade tornou-se parte da nossa rotina. O mundo VUCA foi superado, a discussão é de um mundo BANI, percebido como Frágil (Brittle), Ansioso (Anxious), Não-linear (Nonlinear) e Incompreensível (Incomprehensible). Tentar controlar, interpretar ou evitar a... leia mais

15 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium