icon-bloqueado icon-busca arrow-down-sign-to-navigate

Edição #46 - Março 2017

Localize rapidamente o conteúdo desejado

Storytelling: Será que você precisa dele?

Como criar e contar hist rias inesquec veis inspiradoras e que ajudem em seus processos de coaching Eu sempre tive dificuldade para aprender mat rias exatas e na inf ncia sofria para entender a l gica por tr s da tabuada Os professores costumavam passar algumas dicas para decorarmos aquela sequ ncia gigante de n meros e ainda assim na hora da chamada oral eu sempre estava atrasada em rela o aos colegas de sala Como eu era uma crian a muito imaginativa e a educa o sempre funcionava por meio da conta o de hist rias minha m e teve a ideia de criar algumas m sicas num ricas para que eu conseguisse absorver a tabuada com mais facilidade Essa tabuada do tr s um dos exemplos em forma de um di logo na padaria Tr s seis o que quer fregu s Nove doze s quero p o doce Quinze dezoito que tal um biscoito Vinte e um vinte e quatro est mal assado Vinte e sete trinta por favor n o minta vinte e sete trinta por favor n o minta Essa letra com um ritmo musical e bem divertido fez com que eu finalmente compreendesse a tabuada e fosse uma das alunas com a maior facilidade no assunto Ainda hoje uso esse recurso e me lembro de todas as m sicas com uma recorda o boa daquela poca Isso meus amigos nada mais do que o famoso storytelling Para facilitar a assimila o engajar e gerar um v nculo emocional minha m e usou de maneira intuitiva uma t cnica que hoje tem feito muito sucesso nos mais diversos setores Afinal como nasceu o Storytelling As hist rias existem desde sempre inclusive nos desenhos feitos pelos homens da caverna e tomaram maiores propor es e escala com o advindo da m quina de impress o criada por Gutenberg no s culo XV Com um longo salto na hist ria podemos observar que a massifica o das hist rias se deu com a populariza o do r dio e da televis o j no s culo XX Atreladas s informa es nos jornais revistas r dios e canais de TV nasciam tamb m as campanhas publicit rias com o objetivo de conectar o p blico aos produtos das marcas Com o crescimento constante dos anunciantes o desafio que os publicit rios tinham para atrair e...
Para ler este artigo completo...
Faça login ou conheça as vantagens de ser premium.
Faça seu login Veja as vantagens de ser Premium
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

Facilitação aumentada: quando o Humano, o Coletivo e o Algoritmo se encontram

Introdução Há algo poderoso acontecendo no campo da facilitação de grupos: o encontro entre tecnologias emergentes, práticas colaborativas e abordagens centradas no ser humano. Essa convergência tem transformado não apenas a forma como conduzimos encontros e processos de aprendizagem, mas também quem somos como facilitadores. Neste artigo, exploramos como a integração entre o Design... leia mais

8 minutos

Coaching e Emoções Climáticas: Como Sustentar Presença em Tempos de Crise

Vivemos tempos de colapso. Já ultrapassamos 7 dos 8 limites planetários definidos pela ciência, o que significa que os sistemas naturais que sustentam a vida estão em risco de colapso irreversível. 80% dos insetos estão extintos ou em acelerado declínio. 90% dos grandes peixes, como tubarões e peixes-espada, já desapareceram. Em termos de biomassa, os humanos e os animais de criação... leia mais

13 minutos

Potência Interna, Impacto Global - Como os Inner Development Goals contribuem com a prática de Coaching

A potência para transformar o mundo não está apenas do lado de fora — nos sistemas, nas metas ou nos grandes acordos internacionais. Ela começa dentro de nós. Essa foi a essência que me guiou na construção da palestra "Potência Interna, Impacto Global", apresentada durante a International Coaching Week 2025. Neste artigo, compartilho com você os principais conceitos que explorei... leia mais

11 minutos

A Revolução da Suficiência: Práticas para Reconectar à Abundância

Neste momento do dossiê, como escrevi no texto anterior, você pode estar se perguntando: “OK! Mas COMO eu faço isso? Como mudo este contexto, esta cultura?”   Bob Dunham, na sua maestria, nos diz que uma cultura é composta pelo conjunto de práticas de uma determinada comunidade. Desta forma, para mudarmos de uma cultura de escassez e extravagância para uma cultura de... leia mais

26 minutos

Se ter atitude é a solução, qual o problema?

Introdução Nas organizações contemporâneas, “ter atitude” tornou-se uma obrigação e um mantra corriqueiramente repetido por líderes, mentores, coaches, trainers, consultores, psicólogos e profissionais de RH. É comum escutar que o diferencial de um profissional não está apenas no conhecimento técnico, mas principalmente em sua atitude: em como se posiciona, como reage às... leia mais

12 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium