Viver e produzir na maior Transi o da humanidade Imagine a Planol ndia um mundo D cujos habitantes s conhecem as dimens es do frente tr s e lado lado Sem a dimens o de cima baixo eles n o t m a vis o do todo sua rela o com o espa o e o tempo limitada compreendem apenas o que acontece naquele momento presente e no lugar onde est o Uma criatura D que estivesse operando na dimens o de cima baixo seria para eles um g nio e estaria em grande vantagem pois enxergaria toda a Planol ndia e seu funcionamento O que estamos vivendo exatamente isso N o crise a maior Transi o que a humanidade j viveu at o momento Por qu Todos n s fomos abruptamente colocados em curto espa o de tempo em outra dimens o a rede as TICS o m bile nos colocaram em outro espa o e tempo tudo conectado a tudo em tempo real e de forma desmaterializada Neste novo tempo espa o da rede tudo diferente e est o em grande vantagem aqueles que t m vis o e m todos para operar nela Se antes pensamos e executamos de forma sequencial linear agora a tecnologia traz uma velocidade fren tica em uma din mica que exponencial A consequ ncia inevit vel a mudan a de mentalidade jeitos de pensar e h bitos jeitos de fazer nbsp O mundo est exponencial mas nosso corpo o planeta e as horas do dia seguem sendo lineares Como resolver esse impasse O pensamento linear hierarquizado e o modelo industrial baseado em consumo e competi o est o em crise e precisam atualizar seu sistema operacional As ferramentas de planejamento tradicionais ajudam mas n o d o conta da din mica das empresas e vida dos empreendedores Precisamos de um conjunto de diferenciais para gerar valor somado a ferramentas e processos que tragam resultados exponenciais Buscando essa exponencialidade chegamos metodologia da Fluxonomia D sistematizada ao observar que carreiras ou iniciativas exitosas atuam numa conjun o de quatro dimens es cada uma com seus recursos e resultados pr prios E cada uma delas associada a uma nova economia cuja maestria necessitamos para viver e trabalhar neste novo sistema em rede A Economia Criativa gera valor atrav s da aplica o dos recursos da dimens o cultural talento linguagem conhecimentos experi ncias atributos A Economia Compartilhada gera valor compartilhando passar do possuir ao usar recursos ambientais tecnol gicos ou naturais dispon veis e ociosos A Economia Colaborativa gera valor atrav s de recursos sociais uma rede de pessoas convergindo crowdsourcing inova o aberta em torno de um empreendimento ou marca num modelo de gest o distribu da E uma Economia Multivalor que gera valor ao contabilizar os recursos e resultados n o apenas monet rios e otimizar o mais precioso e escasso dos recursos o tempo nbsp Quando adotamos essa vis o em dimens es poss vel revisitar o neg cio perceber o conjunto e identificar em que parte do caminho ele est patinando Pode ser no...