icon-bloqueado icon-busca arrow-down-sign-to-navigate

Edição #46 - Março 2017

Localize rapidamente o conteúdo desejado

Coaching para o Futuro e as Novas Economias

Viver e produzir na maior Transi o da humanidade Imagine a Planol ndia um mundo D cujos habitantes s conhecem as dimens es do frente tr s e lado lado Sem a dimens o de cima baixo eles n o t m a vis o do todo sua rela o com o espa o e o tempo limitada compreendem apenas o que acontece naquele momento presente e no lugar onde est o Uma criatura D que estivesse operando na dimens o de cima baixo seria para eles um g nio e estaria em grande vantagem pois enxergaria toda a Planol ndia e seu funcionamento O que estamos vivendo exatamente isso N o crise a maior Transi o que a humanidade j viveu at o momento Por qu Todos n s fomos abruptamente colocados em curto espa o de tempo em outra dimens o a rede as TICS o m bile nos colocaram em outro espa o e tempo tudo conectado a tudo em tempo real e de forma desmaterializada Neste novo tempo espa o da rede tudo diferente e est o em grande vantagem aqueles que t m vis o e m todos para operar nela Se antes pensamos e executamos de forma sequencial linear agora a tecnologia traz uma velocidade fren tica em uma din mica que exponencial A consequ ncia inevit vel a mudan a de mentalidade jeitos de pensar e h bitos jeitos de fazer nbsp O mundo est exponencial mas nosso corpo o planeta e as horas do dia seguem sendo lineares Como resolver esse impasse O pensamento linear hierarquizado e o modelo industrial baseado em consumo e competi o est o em crise e precisam atualizar seu sistema operacional As ferramentas de planejamento tradicionais ajudam mas n o d o conta da din mica das empresas e vida dos empreendedores Precisamos de um conjunto de diferenciais para gerar valor somado a ferramentas e processos que tragam resultados exponenciais Buscando essa exponencialidade chegamos metodologia da Fluxonomia D sistematizada ao observar que carreiras ou iniciativas exitosas atuam numa conjun o de quatro dimens es cada uma com seus recursos e resultados pr prios E cada uma delas associada a uma nova economia cuja maestria necessitamos para viver e trabalhar neste novo sistema em rede A Economia Criativa gera valor atrav s da aplica o dos recursos da dimens o cultural talento linguagem conhecimentos experi ncias atributos A Economia Compartilhada gera valor compartilhando passar do possuir ao usar recursos ambientais tecnol gicos ou naturais dispon veis e ociosos A Economia Colaborativa gera valor atrav s de recursos sociais uma rede de pessoas convergindo crowdsourcing inova o aberta em torno de um empreendimento ou marca num modelo de gest o distribu da E uma Economia Multivalor que gera valor ao contabilizar os recursos e resultados n o apenas monet rios e otimizar o mais precioso e escasso dos recursos o tempo nbsp Quando adotamos essa vis o em dimens es poss vel revisitar o neg cio perceber o conjunto e identificar em que parte do caminho ele est patinando Pode ser no...
Para ler este artigo completo...
Faça login ou conheça as vantagens de ser premium.
Faça seu login Veja as vantagens de ser Premium
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

Rompendo Paradigmas: Como as Estruturas Libertadoras Renovaram o Poder Judiciário

Introdução O Poder Judiciário brasileiro sempre foi marcado por formalidade institucional, relações hierárquicas rígidas e processos burocratizados. Reuniões pouco produtivas, centradas em discursos unilaterais, eram a norma. Nesse cenário, falar em colaboração genuína ou engajamento parecia improvável. Foi diante desse contexto que surgiram os primeiros passos com as Estruturas... leia mais

10 minutos

Estresse no trabalho: construindo resiliência nas empresas

O American Institue of Stress define o estresse como a resposta inespecífica do corpo a qualquer demanda – agradável ou desagradável, dando um olhar menos negativo sobre a palavra. Neste sentido, o mundo está atravessando uma epidemia global desta condição. O Estudo Global de Carga de Doenças, Lesões e Fatores de Risco (GBD), de 2019, publicado na revista The Lancet (Volume 9, Edição... leia mais

10 minutos

Extravagância: A Irmã Gêmea da Escassez que se Veste de Abundância

A revelação da extravagância como o oposto da escassez foi um momento de virada neste projeto. As peças se organizaram, e todas as pesquisas e conversas começaram a fazer sentido. Como uma cortina que se abre, e uma luz brilhante pede passagem para entrar.   Começamos a retomar nossas transcrições e pesquisas, e começamos a buscar peças para organizar este novo tabuleiro, de... leia mais

13 minutos

Atitude como competência socioemocional

Todos nós chegamos nessa vida sem saber exatamente o que ela espera de nós. Já dizia William Shakespeare “O destino embaralha as cartas, e nós as jogamos.” Por essa perspectiva, a atitude que nos dispomos a ter frente as circunstâncias é uma das formas de nos diferenciarmos nessa jornada e uma maneira de buscarmos nossa melhor versão diariamente. Atitude é um conceito que pode... leia mais

3 minutos

Tendência 3 - Chega de discurso bonito e crie organizações que não sejam só fachada

Tendência 3 - Chega de discurso bonito e crie organizações que não sejam só fachada “Criar organizações socialmente responsáveis” Estamos em março de 2025 e as mudanças climáticas já não podem mais ser desprezadas. O desmatamento da Amazônia segue adiante, e nos últimos cinquenta anos perdemos 20% da floresta original. Bom seria se as notícias fossem sobre as... leia mais

15 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium