icon-bloqueado icon-busca arrow-down-sign-to-navigate

Edição #46 - Março 2017

Localize rapidamente o conteúdo desejado

O que é Design Thinking?

Convenhamos voc j havia ouvido falar de Design Thinking algumas vezes antes de ver que se tratava do tema desta revista poss vel que o termo tenha aparecido em algum congresso em um v deo nas redes sociais ou at mesmo que tenha sido mencionado por alguns de seus clientes Mas de onde veio este conceito que parece hoje t o onipresente e ainda mais importante o que ele significa As origens da abordagem Ao contr rio do que muitas pessoas pensam o termo n o surgiu com a renomada consultoria de inova o norte-americana IDEO apesar de ser gra as a ela que voc est lendo este artigo agora Determinar ao certo o marco zero do Design Thinking uma tarefa imposs vel pois por mais que o sentido e agrupamento que determinam o termo vem evoluindo desde o come o do S culo XX a sua ess ncia est presente desde o come o da humanidade Uma das pedras fundamentais talvez seja a escola Bauhaus fundada na Alemanha em e que propunha uma nova maneira de criar objetos e espa os juntando as t cnicas de produ o dos engenheiros com a vis o centrada nas pessoas dos artes os que naquele momento de forte desenvolvimento estavam perdendo espa o para as m quinas e os engenheiros Infelizmente por persegui o nazista a Bauhaus deixou de existir em devido ao contexto pol tico que havia na Alemanha anos antes da Segunda Guerra Mundial Foi quando um de seus principais professores Moholy-Nage rumou a Chicago para fundar a Nova Bauhaus a convite da Associa o de Artes e Ind strias no Instituto de Design que alguns anos depois se fundiu com o Illinois Institute of Technology No final dos anos foi publicado um livro chamado A ci ncia do artificial onde o autor Herbert A Simon professor de Carnegie Mellon e posteriormente vencedor do Pr mio Nobel de Economia explora o mundo que n s seres humanos estamos criando por meio de objetos e processos - o mundo artificial Al m de ser um dos pioneiros e principal refer ncia no campo da intelig ncia artificial Simon considerado o primeiro a olhar para o Design como um modo de pensar A sua defini o de Design talvez seja a melhor at hoje designer todo aquele que desvia cursos de a o com o objetivo de transformar situa es existentes em preferidas nbsp nbsp Herbert A Simon Um movimento de utiliza o do Design para mais do que simples projetos gr ficos fun o predominante dos designers durante a era de ouro da publicidade iniciado alguns anos depois A inten o de expoentes como Robert McKim em seu livro Experi ncias no Pensamento Visual era de usar o Design para colaborar e ter melhores ideias Rolf Faste na Universidade de Stanford durante os anos e foi respons vel por desenvolver o trabalho de McKim ensinando Design como um m todo de a o criativa Um de seus colegas de faculdade em seus tempos de estudante n o curiosamente era um dos fundadores da IDEO David Kelley O termo Design Thinking ainda n o havia aparecido at que em Richard Buchanan publicou um artigo acad mico chamado Wicked Problems in...
Para ler este artigo completo...
Faça login ou conheça as vantagens de ser premium.
Faça seu login Veja as vantagens de ser Premium
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

O SER Humano e a Criatividade e a Relação com a Biomimética

Gosto da brincar com a origem das palavras. Assim como árvores precisam de raízes fortes, nossa linguagem e cultura também precisam de suas raízes. Quando penso em criatividade me vem em mente a criança. Leve, curiosa, quer experimentar, se arrisca em movimentos novos, se interessa em mil “porquês” e não tem medo de não saber. Quem já foi assim? E o melhor, quem ainda... leia mais

9 minutos

Coaching Inclusivo e TDAH nos Negócios: estratégias para um mundo do trabalho mais justo, produtivo, humano e feliz

Nos últimos anos, testemunhamos uma mudança significativa no modo como lideramos pessoas e organizamos o trabalho. A diversidade, finalmente, começou a ganhar espaço nas Organizações, mas ainda focada em marcadores visíveis como gênero, raça, idade, condições físicas, sexualidade, entre outros. Entretanto, é preciso ir além, é necessário incluir aspectos “invisíveis” que... leia mais

16 minutos

Os Múltiplos Rostos da Escassez: o Medo que se Disfarça de Realidade

Pois aqui iniciamos a nossa jornada de descobrimentos e queremos compartilhá-la com você, caro leitor. Como compartilhei no capítulo anterior, quando iniciamos este caminho, havíamos pensado em explorar este binômio escassez-abundância, para vermos o que seria revelado, tanto na pesquisa bibliográfica, quanto nas entrevistas. O primeiro achado, bem contundente, é de que o senso comum... leia mais

16 minutos

Vai lá e faz... mobiliza, envolve, divide e compartilha

“Arriscar causa ansiedade, mas deixar de arriscar é como perder um pouco de si mesmo.” - Kierkegaard Dizer que não tenho medo, seria uma grande piada, estou dentre as pessoas mais cautelosas que já vi na vida, mas sempre parti de modo muito entusiasta para tudo que me propus. Acredito que esta seja uma boa palavra para representar o pulsar das minhas atitudes na vida!... leia mais

6 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium