Muito se tem falado sobre processos de coaching sen do utilizados como ferramenta no desenvolvimento de lideran as Muito se provou sobre a efic cia desses pro cessos devido pr pria natureza do Coaching no que tange amplia o de consci ncia de si e do meio por quem passa pelo processo Se considerarmos que em um processo de coaching ir ocorrer uma amplia o de percep o poder amos associar com uma forma dife rente de liderar Liderar melhor conseguir ver e atuar sobre aquilo que ainda estava oculto Se pensarmos nas v rias dimens es do significado de ser l der um deles certamente estar ligado qualida de de relacionamento entre este l der e seus liderados Parafraseando Goethe que nos diz que Amar prestar aten o poder amos dizer que liderar prestar aten o Prestar aten o nas pessoas em seus talentos anseios dificuldades prestar aten o nas necessidades estrat gicas da empresa prestar aten o nos processos e nas necessidades de melhoria dos mesmos e final mente em si mesmo que interfere e interferido conti nuamente por todas estas vari veis Neste artigo eu gostaria de compartilhar a minha ex peri ncia com processos de coaching inseridos dentro de processos estruturados de desenvolvimento de lide ran a Existem algumas peculiaridades que tornam este tipo de trabalho diferente de um processo de coaching executivo isolado e sem conex es com os outros l deres da empresa Podemos pensar em um primeiro momento no motiva dor inicial de um processo de coaching dentro do mun do corporativo Os motivos s o in meros por m eu po deria ressaltar alguns como desenvolvimento de habili dades melhoria de performance mudan as na forma de se relacionar com pares ser mais estrat gico e menos operacional ser mais influente construir mais pontes e gerar menos conflitos incrementar a carreira transformar o potencial em desempenho melhorar a imagem e transitar melhor nas altas esferas da corpora o desenvolver ca pacidades de lideran as etc Os motivos s o in meros e certamente muitos deles ficaram de fora desta pequena lista Quando pensamos nos diversos motivos para iniciar um processo de Coaching relativamente comum algumas empresas utilizarem o processo de coaching como o ltimo recurso de tentar consertar pessoas inadequadas s fun es que elas deveriam ser respons veis A empresa j tentou de tudo j conver sou j treinou j transferiu para outra rea j deu conselhos por m antes de demitir o colaborador acabam utilizando o processo de coaching como uma ltima cartada Quando este indiv duo chega ao processo ele pode ter v rias fantasias sobre o coach indo desde que ele ir salv -lo at que ele est l apenas para dar o golpe final em seu mart rio Caso esta empresa s utilize o coaching neste tipo de situa o depois de um tempo quando algu m disser que ir come ar o processo talvez algu m pergunte O que voc fez de t o errado assim...