A proliferação de formatos e o forte avanço da prática do coaching nas empresas levam à necessidade de ampliar o olhar sobre os diferentes modos de atuação do coach dentro das organizações. Para isso, vamos levantar alguns aspectos do papel do coach interno e as principais diferenças em relação a outros profissionais de desenvolvimento humano.
A International Coach Federation (ICF) aborda o espectro do coaching para ordenar os diferentes tipos de profissionais que utilizam práticas de coaching dentro das organizações. Em um extremo estão os coaches profissionais, divididos em externos e internos, e do outro lado os gestores / profissionais de recursos humanos que usam habilidades de coaching nas suas atividades cotidianas. Essa diferenciação ajuda a compreender os papéis e responsabilidades, além de definir as necessidades de investimento no desenvolvimento de cada um deles.
Os coaches profissionais, externos e internos, possuem três características essenciais. Primeiro, realizam o processo completo de coaching no qual, em parceria com os coachees, buscam a ampliação da consciência e das potencialidades dos mesmos. Sendo assim, devem seguir princípios éticos claramente definidos e desenvolver competências específicas de coaching. Segundo, devem buscar desenvolvimento contínuo e robusto em coaching através de autodesenvolvimento, formações, supervisão, mentoria e certificações. A terceira característica é que sua remuneração, total ou parcial, advém do seu trabalho como coach. Esse aspecto é essencial e ajuda a distinguir principalmente o coach interno de outros profissionais que utilizam habilidades do coaching dentro da empresa, tais como líderes e/ou profissionais de RH.