revista-coaching-brasil-logo-1 icon-bloqueado icon-busca icon-edicoes icon-login arrow-down-sign-to-navigate

Edição #44 - Janeiro 2017

Localize rapidamente o conteúdo desejado

Coaching Interno e seus riscos

Não é de desconhecimento que ao longo do tempo, acompanhamos a evolução da maioria das empresas em apostar em programas de desenvolvimento que contemplem tanto o aspecto técnico quanto comportamental, associando-os às estratégias que ampliem a possibilidade de atrair, reter e desenvolver seus talentos.

Acompanhando este movimento, parece ter ocorrido um avanço na preocupação com a escolha e formação de líderes que equilibrem as habilidades técnicas (antes talvez, unicamente privilegia­das) com as comportamentais, tratando aqui especificamente da genuína habilidade para realizar a a gestão de pessoas. Ainda, que, a meu ver, as intenções sejam mais evidentes do que a prática, considerando o investimento a mé­dio e longo prazo que se faz necessário para formar uma cultura de liderança efetivamen­te focada no desenvolvimento de pessoas.

Outro fator a ser destacado que contribui para o tema em questão, refere-se à mudan­ça gradual do conceito de carreira associado ao convite aos colaboradores para o prota­gonismo e auto-gestão a favor de seu pro­cesso de aprendizado e desenvolvimento.

Segundo Rogers (2009, p.322), a aprendiza­gem significativa é aquela que o indivíduo se sente convidado a uma mudança real para o seu momento atual ou futuro e contem­pla vários aspectos de sua personalidade, permitindo-lhe o empoderamento de suas potencialidades.

De acordo com Lyons (2012, p.18), “Atual­mente, existe a demanda de um novo tipo de destreza. ‘Relatar números’ não é mais sufi­ciente num mundo que exige muito mais que uma única resposta prescrita. Assim, os exe­cutivos bem-sucedidos de hoje devem aderir ao autodesenvolvimento e aprendizado”.

São inúmeras as soluções encontradas para atender a esta nova demanda. Algumas vi­raram modismos e se perderam ao longo do tempo. Outras, se estabeleceram como processos eficientes em prol da aceleração do desenvolvimento dos profissionais, ten­do como base o compromisso real com a sua sustentabilidade. Parece, porém, que uma característica se faz prevalecer; o desejo de encontrar soluções rápidas e focadas em mu­danças de curto prazo.

Dentre as inúmeras propostas aplicadas aos programas de desenvolvimento, encontramos os processos de Coaching externo e interno, sendo este último, o foco do artigo em ques­tão.

Para ler este artigo completo...
Faça login ou conheça as vantagens de ser premium.
Faça seu login Veja as vantagens de ser Premium
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

Vai lá e faz... mobiliza, envolve, divide e compartilha

“Arriscar causa ansiedade, mas deixar de arriscar é como perder um pouco de si mesmo.” - Kierkegaard Dizer que não tenho medo, seria uma grande piada, estou dentre as pessoas mais cautelosas que já vi na vida, mas sempre parti de modo muito entusiasta para tudo que me propus. Acredito que esta seja uma boa palavra para representar o pulsar das minhas atitudes na vida!... leia mais

6 minutos

O Sentir de um Novo Ciclo

Fecho os olhos e posso visualizar tudo aquilo que o meu coração deseja. Sinto no meu peito a clara intenção do meu próximo passo. Presente, sinto todo o vazio. Sinto que tudo é vazio. Em mim percebo a amplitude das possibilidades. O potencial criativo ilimitado da consciência. É possível sentir que um novo ciclo já começou ou deveria começar? Como sabemos... leia mais

13 minutos

A Descoberta da Liberdade  

Desde tempos imemoriais, os seres vivos deste planeta estão aprisionados no campo do Sansara, a eterna roda de renascimentos caracterizada por estados e situações de dificuldades e sofrimentos. Mesmo quando construímos condições prazerosas e situações favoráveis, essas são impermanentes e suas perdas ou finalizações inevitavelmente geram novos sofrimentos. Assim, a vida corre de forma... leia mais

6 minutos

Pequenos Passos, Grande Impacto: Construindo uma Cultura Inclusiva desde o Início

A pauta da diversidade e inclusão ganhou grande espaço nas organizações nos últimos anos. Empresas estão cada vez mais focadas em adotar políticas e práticas que promovam a inclusão, ampliando a diversidade em seus times ou até mesmo em campanhas publicitárias. No entanto, criar um ambiente de trabalho onde todas as pessoas se sintam respeitadas, valorizadas e com oportunidades iguais... leia mais

9 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium