Cada vez mais fala-se dos benefícios advindos de uma cultura de coaching nas organizações. Além do coaching em si, que contribui grandemente para o desenvolvimento organizacional, o estabelecimento de uma cultura que possua elementos e referências do coaching, traz em si alta probabilidade de ser bem-sucedida.
Segundo Hawkins (2012), “uma cultura de Coaching existe numa organização quando uma abordagem de coaching é um aspecto chave do modo como líderes, gerentes e funcionários envolvem e desenvolvem seus colaboradores e envolvem seus stakeholders de tal modo a criar um desempenho elevado, tanto individual, quanto da equipe e da organização, bem como valor compartilhado para todos os envolvidos”. Para Dembkowski e Eldridge (2014), existem alguns fatores que podem contribuir positivamente para o estabelecimento de uma cultura de coaching, e tais fatores serão expostos abaixo.
De acordo com as autoras acima, o uso de coaching dentro das organizações aumentou significativamente na Europa. A recente Pesquisa de Treinamento e Desenvolvimento CIPD1 indicou que 78% dos que responderam à pesquisa no Reino Unido relataram usar coaching como parte de suas atividades de aprendizagem e desenvolvimento. No entanto, os números podem não ser tão elevados em outros países europeus.
As organizações que usam coaching tiveram uma variedade de experiências. Embora o uso de coaching pelas organizações esteja aumentando, as empresas ainda são desafiadas a criar uma cultura de coaching para desenvolver uma nova maneira de gestão. Alguns pioneiros adotaram esse novo estilo, mas muitos outros ainda estão lutando para encontrar maneiras de se afastar dos antigos hábitos de “comando e controle”.
Os seguintes fatores de sucesso podem ser usados pelas próprias organizações ou por coaches externos que ajudam as organizações a desenvolverem uma cultura de coaching.