INTRODUÇÃO
Vendo o mundo com um olhar mais apurado e procurando entender os movimentos sociais, políticos ou econômicos, o primeiro sentimento é de inquietude e incerteza. Corre-se o risco de se obter conclusões rasas, que pouco contribuem para a compreensão do contexto atual, o que pode impedir uma tomada de decisão equilibrada dentro desse contexto. Isso se reflete de modo profundo nas organizações: fusões, aquisições, novas estruturas que avançam cada dia mais, com mudanças rápidas de cenários e de atores nesse mundo globalizado.
Um conceito que pode apoiar o entendimento desse cenário é denominado VUCA, uma sigla em inglês (volatility, uncertainty, complexity and ambiguity) utilizada para descrever a volatilidade, a incerteza, a complexidade e a ambiguidade do mundo atual. Oriundo do vocabulário militar norte-americano, expressa a complexidade da sociedade, a interdependência fruto da globalização e seus impactos. Conceito e seus reflexos:
- Volatilidade significa a natureza, a velocidade, o volume e a magnitude das mudanças que não se encontram num padrão previsível e seu impacto na sociedade.
- Incerteza entendida como falta de previsibilidade, a perspectiva da surpresa e a dificuldade de desenhar cenários futuros a partir de acontecimentos passados.
- Complexidade refere-se à interdependência e conectividade entre os fenômenos, e a dificuldade de entender o resultado das interações porque raramente são lineares.
- Ambiguidade significa a imprecisão da realidade, o potencial erro de leitura dos fatos e a confusão entre causa e efeito.
Os impactos na realidade das pessoas geram desequilíbrios financeiros, profissionais, familiares e mais que tudo, emocionais. Uma resposta é dada sempre a qualquer um desses impactos, mas muitas vezes são respostas fruto de profundo estresse, gerando comportamentos de inadaptação, e as consequentes doenças físicas e emocionais.