revista-coaching-brasil-logo-1 icon-bloqueado icon-busca icon-edicoes icon-login arrow-down-sign-to-navigate

Edição #43 - Dezembro 2016

Localize rapidamente o conteúdo desejado

Desenvolvimento da Resiliência nas Organizações

INTRODUÇÃO

Vendo o mundo com um olhar mais apurado e procurando entender os movimentos sociais, políticos ou econômicos, o primeiro sentimento é de inquietude e incerteza. Corre-se o risco de se obter conclusões rasas, que pouco contribuem para a compreensão do contexto atual, o que pode impedir uma tomada de decisão equilibrada dentro desse contexto. Isso se reflete de modo profundo nas organizações: fusões, aquisições, novas estruturas que avançam cada dia mais, com mudanças rápidas de cenários e de atores nesse mundo globalizado.

Um conceito que pode apoiar o entendimento desse cenário é denominado VUCA, uma sigla em inglês (volatility, uncertainty, complexity and ambiguity) utilizada para descrever a volatilidade, a incerteza, a complexidade e a ambiguidade do mundo atual. Oriundo do vocabulário militar norte-americano, expressa a complexidade da sociedade, a interdependência fruto da globalização e seus impactos. Conceito e seus reflexos:

  • Volatilidade significa a natureza, a velocidade, o volume e a magnitude das mudanças que não se encontram num padrão previsível e seu impacto na sociedade.
  • Incerteza entendida como falta de previsibilidade, a perspectiva da surpresa e a dificuldade de desenhar cenários futuros a partir de acontecimentos passados.
  • Complexidade refere-se à interdependência e conectividade entre os fenômenos, e a dificuldade de entender o resultado das interações porque raramente são lineares.
  • Ambiguidade significa a imprecisão da realidade, o potencial erro de leitura dos fatos e a confusão entre causa e efeito. 

Os impactos na realidade das pessoas geram desequilíbrios financeiros, profissionais, familiares e mais que tudo, emocionais. Uma resposta é dada sempre a qualquer um desses impactos, mas muitas vezes são respostas fruto de profundo estresse, gerando comportamentos de inadaptação, e as consequentes doenças físicas e emocionais.

Para ler este artigo completo...
Faça login ou conheça as vantagens de ser premium.
Faça seu login Veja as vantagens de ser Premium
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

Consultoria: A Arte de Escutar o Invisível

Sempre trabalhei em consultoria de serviços, onde o que eu vendia - pelo menos inicialmente - eram respostas para os problemas dos meus clientes na área de tecnologia. Trabalhei com produtos de software que potencializam a colaboração dentro das organizações: soluções de e-mail, mensagens instantâneas, intranets, e gestão do conhecimento. Na época, a internet estava chegando no Brasil,... leia mais

11 minutos

Complexidade e as Novas Economias

Escrever sobre Complexidade e as Novas Economias é antes de mais nada, não ter a pretensão e a ousadia de esgotar todo o entrelaçamento que existe entre estes temas. São muitos os insights que as economias emergentes nos trazem a respeito de impactos sociais, financeiros, emocionais, ambientais, físicos, espirituais e muito mais. As Novas Economias buscam atuar nas dores e impactos... leia mais

10 minutos

Mais Rápido Que Os Olhos

Um Show de Mágica é, na essência, um espetáculo teatral em que o personagem principal é alguém com poderes fantásticos. Esse personagem é capaz de fazer objetos desaparecerem de um lugar e aparecerem em outro. Ele faz as coisas flutuarem. Ele faz um objeto se transformar em dois. Há pessoas que amam um Show de Mágica e há, também, os que odeiam. Esses que odeiam se explicam assim:... leia mais

14 minutos

Imunidade à autoconsciência:

...um sistema inteligente que ofusca as competências e sua potência como Coach numa sessão de Coaching Vimos no artigo anterior o quanto o sistema imune pode nos pegar desprevenidos e impedir a agilidade emocional que precisamos ter na nossa carreira para impulsionar cada vez mais nossa visibilidade e marca pessoal como coaches. Neste artigo pretendo colocar uma lente ampliada sobre como... leia mais

21 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium