Se o título deste artigo chamou a tua atenção, saiba de antemão que conflitos e jogos de poder estão fortemente associados entre si e é um tema presente na vida cotidiana das pessoas, famílias, empresas, organizações, governos e sociedade humana.
Milhares e milhares de pessoas se vêem enredadas nos seus perigosos tentáculos e nas suas mais diferentes formas de expressão. Os Jogos de Poder se expressam em forma de abraços e elogios sutis que mascaram segundas intenções, ou se escondem atrás de belas palavras e explicações que não correspondem às atitudes. Também se apresentam nas cisões internas, divisionismos ou planos (manipulativos) nas organizações, ou mesmo podemos vê-los em suas formas grosseiras e explícitas de agressões verbais ou físicas, disputas, guerras, prisões, condenações, bombas, revoltas ou execuções.
Causam sofrimentos e trazem malefícios diversos. Não gostamos deles. Mesmo não gostando e nos sentindo insatisfeitos, os praticamos em maior ou menor grau de forma consciente ou inconsciente. Nas organizações, é o principal fator da geração do clima organizacional negativo. Muitas pessoas não aprenderam nada diferente disto ou não percebem seu vício em repetir os mesmos hábitos mentais dia após dia.
Geralmente os conflitos precedem ou se antecipam aos Jogos de Poder, mas depois de instalados um alimenta o outro retroativamente.
Origem dos Conflitos
O ponto chave é cada pessoa entender que não há conflitos externos. Seja qual for, o conflito está apenas na mente de cada pessoa. Este ponto é essencial e de difícil entendimento, pois estamos normalmente focados em questões externas, e não percebemos que o mundo externo é visto, entendido ou construído segundo nossos paradigmas ou pontos de vista e memórias instaladas na mente. Ou seja, o mundo não é como o vejo. Em um determinado grupo pode haver muitas pessoas com pontos de vista semelhantes e isto será a base de uma visão comum, seja esta conflitiva ou não.
Mas precisamos agora entender o ponto chave seguinte: todo conflito se forma entre o que é de fato (mundo factual) e o que deveria ou gostaríamos que fosse (mundo mental). Toda vez que os fatos ou acontecimentos não estejam em sintonia, acordo ou em consonância com o mundo mental, surgirá de forma potencial o conflito, que poderá ser nefasto se eclodir, ou de forma não nefasta se soubermos administrar o potencial conflito.
Isomorfismo: Significa da mesma forma (Isomorfismo: Isos significa igual) ou seja, o que fazemos e pensamos são os mesmos, portanto não há surgimento de conflitos.
Conflito:surge do não-isomorfismo, fazemos ou acontece algo diferente do que pensamos, queremos ou desejamos.
Para ler este artigo completo...
Faça login ou conheça as vantagens de ser premium.
Falar sobre diversidade é, na essência, falar sobre as relações. A diversidade está presente em todos os aspectos da vida e não se trata apenas de aceitá-la ou não; é uma questão de como cada indivíduo escolhe vivenciá-la em sua totalidade. Ao olharmos para a natureza, observamos a riqueza e a complexidade do mundo em que vivemos. Não poderia ser diferente em nossa sociedade. Nela, a... leia mais
É possível dizer que, nos últimos 30 anos, passamos por algumas das mudanças mais importantes da história. O fim da União Soviética e a lógica de mundo da Guerra Fria, o ataque às Torres Gêmeas, Lehman Brothers e a crise econômica de 2008, Primavera Árabe, COVID-19 e muitos outros episódios marcaram o início de uma nova era. O mundo do século XXI é radicalmente diferente do que... leia mais
Quantas vezes nos perguntamos: "Será que estou fazendo a coisa certa?" Eu me pego refletindo sobre isso frequentemente. Recentemente, percebi que uma pergunta ainda mais poderosa é: "Será que estou fazendo o meu melhor?" Vivemos em um ambiente onde as perguntas são frequentemente usadas para julgar, diminuir ou enfraquecer. No ambiente corporativo, em especial, as perguntas muitas vezes... leia mais
Sofia está ansiosa. Enquanto caminha ao encontro de seu pai imagina mil desculpas para o acidente de percurso com sua nota em história. Mais um escorregão. Ela vem tentando mudar as coisas, mas não adianta muito. O esforço compensa pouco. O corredor que liga seu quarto ao escritório parece ter quilômetros. Quando, finalmente, chega, encosta o ombro no batente e chama: “Pai”. A resposta... leia mais
A estrutura dos IDGs me encanta.
Para uma pessoa racional como eu, essa estrutura oferece uma maneira de organizar meus sentimentos, instintos, afetos e percepções. Consigo trazer as emoções para o campo da razão, para nomear, distinguir, individualizar e organizar e, então, devolver as minhas emoções, já processadas, para o campo da intuição.
Em outras palavras, ao... leia mais