revista-coaching-brasil-logo-1 icon-bloqueado icon-busca icon-edicoes icon-login arrow-down-sign-to-navigate

Edição #42 - Novembro 2016

Localize rapidamente o conteúdo desejado

O conflito positivo gerando novas oportunidades nas Organizações

Inicio este artigo contando a his­tória apresentada pelo media­dor e antropólogo Willian Ury em uma de suas palestras sobre uma experiência com grupos de San Bushmen, na África do Sul, uma comunidade de “caçadores e coletores” que se utilizam de flechas envenenadas, absoluta­mente fatais, para sua caça. Ury tinha curiosidade em saber como eles lidavam com suas diferen­ças, com seus conflitos. Aprendeu que quando os ânimos se exalta­vam nesta comunidade, alguém escondia as flechas envenenadas na mata e todos sentavam em cír­culos e conversavam, conversa­vam e conversavam e não desis­tiam até que encontrassem uma solução, uma reconciliação e, se ainda assim, alguém se manti­vesse exaltado eles o mandavam em alguma viagem, visitar algum parente, por algum tempo até que pudesse se acalmar e retor­nar e aprender. A isto chamamos “Conflitos Positivos”.

Vivemos um tempo de transição que nos tem obrigado a rever nosso modelo de relação com o mundo, com as pessoas e conosco mesmos. Somos provocados dia­riamente a reconsiderar uma certa forma linear de pensamento para uma aborda­gem sistêmica e complexa de lidar com as situações mais rotineiras.

Nas organizações, os tempos parecem ainda mais desafiadores. Um ambiente de incertezas, ambiguidade e complexidade, no qual se tem que lidar com um alto nível de estresse cotidiano, numa busca frené­tica pelo atingimento de mais resultados no menor tempo possível, pode contribuir imensamente para uma incapacidade de relacionamentos conectados e autênticos.

Nesta emergência, na qual parece não ha­ver mais o tempo da Presença, da Refle­xão, do Diálogo ou da Empatia, nos perde­mos em nossos sentimentos, expectativas, julgamentos, necessidades, percepções e ações, de tal forma que, inadvertidamen­te, a melhor escolha parece ser a de negar esta “confusão” criando ainda mais espa­ços de ataque, fuga e paralisação.

Vivemos ainda hipnotizados pela tecno­logia, que nos permite estar em vários lu­gares ao mesmo tempo. Tudo é muito rá­pido. Distanciamento, individualismo, su­perficialidade nas relações, ilusão de que somos separados uns dos outros. Enfim, são muitos os facilitadores de relações conflituosas.

Para ler este artigo completo...
Faça login ou conheça as vantagens de ser premium.
Faça seu login Veja as vantagens de ser Premium
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

6 dicas para apoiar a Diversidade e Inclusão sem medo de pisar na bola

Cada dia mais as organizações têm dado importância à Diversidade e Inclusão (D&I). Mesmo que essa evolução não seja linear, e em meio de avanços haja também tristes histórias e retrocessos, esse é um caminho sem volta. Quer seja por perceber o valor humano inerente a estas questões, pela preocupação com a imagem da organização ou pela potencial melhoria de resultados associados... leia mais

12 minutos

Liderança na era da Inteligência Artificial

Estamos em meio a uma das maiores transformações tecnológicas da história moderna, e a liderança não é mais como era antes. Fomos criados e forjados num mundo onde os líderes tinham tempo para planejar, refletir e agir em um mundo relativamente estável. Hoje, com a ascensão da inteligência artificial (IA), os desafios e as oportunidades mudaram radicalmente e, o impacto da IA sobre... leia mais

11 minutos

Ao invés de resistir às mudanças, seja parte delas

Vivemos tempos de grande transição, e as mudanças destes tempos não estão acontecendo somente por conta do rápido avanço tecnológico. Sim, o avanço tecnológico é enorme, mas ele, em conjunto com outros elementos, como o advento da pandemia, a falência de modelos econômicos e políticos atuais, as novas gerações que tem outra mentalidade, as gerações maduras, cada vez mais... leia mais

10 minutos

A Comunicação Direta no Coaching: Estratégias para Aprimorar e Superar Barreiras

A comunicação direta é uma habilidade fundamental no coaching, essencial para criar consciência e facilitar o desenvolvimento dos clientes. Neste artigo exploraremos a importância dessa forma de comunicação, no contexto das Core Competencies da ICF, identificaremos as barreiras que podem surgir, estratégias para superá-las e, como nós, coaches, aprimorando as habilidades de... leia mais

13 minutos

Competências do PENSAR para atuar em Desafios Complexos

Introdução Estamos em 2024! Quase nove anos se passaram desde a realização de uma das mais marcantes assembleias da ONU. Representantes de 193 países assinaram um pacto global para tratar problemas críticos do mundo, estabelecendo os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) com metas específicas para garantir um desenvolvimento sustentável. Apesar das expectativas iniciais,... leia mais

14 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium