Introdução
No mundo da tecnologia, como na elaboração de projetos por exemplo, a palavra “dimensionamento” tem um sentido de determinar ou especificar medidas – largura, comprimento, altura, diâmetros e suas respectivas tolerâncias. Significa estudar, calcular e especificar características físicas de algo a ser construído ou fabricado, formas de execução, materiais a serem utilizados, tolerâncias permitidas e assim por diante.
Em função de minha graduação inicial na área tecnológica, passei a utilizar esta palavra Dimensionamento para significar o nosso preparo mais consistente – pessoal e/ou profissional - antes de iniciarmos uma determinada ação. Há uma visível diferença qualitativa na condução entre as pessoas que conscientemente se dimensionam e aquelas que não usam este potencial.
Em outras palavras, precisamos saber que para atingirmos uma meta ou obtermos um determinado resultado, dependerá em grande parte de como nos dimensionamos – (como vemos, sentimos e preparamos) para conduzirmos as ações correspondentes ao que queremos atingir.
O Dimensionamento pode ser definido como um conjunto de conhecimentos, atitudes e capacidade de ação que se interligam e interdependem entre si. Estes componentes criam o campo do Dimensionamento, o que representa a emergência de um potencial extra de energia que ficará disponível para utilização no processo ou ciclo a ser considerado. Proporciona um diferencial qualitativo a partir de bases mais firmes nas nossas ações, ou seja, podemos viver e atuar no mundo de forma mais potencializada e capacitada.
Dimensionamento significa fazer vir à tona, trazer à luz, ativar e disponibilizar um potencial interior que será uma base mais sólida durante o ciclo a ser vivido. Trata da forma, condições e disponibilidade energética para um determinado processo, as quais determinarão o andamento e o grau de sucesso que se poderá alcançar. Todo resultado dependerá dessas condições iniciais.