revista-coaching-brasil-logo-1 icon-bloqueado icon-busca icon-edicoes icon-login arrow-down-sign-to-navigate

Edição #41 - Outubro 2016

Localize rapidamente o conteúdo desejado

Coaching Executivo: Uma Intervenção Estratégica

“O segredo é não correr atrás das borbo­letas… É cuidar do jardim para que elas venham até você.”
(Mário Quintana)

O cenário atual de negócios é caracterizado pela alta insta­bilidade, e para explicar esse fenômeno, o vocabulário mili­tar americano (Army War College - USA) traz o conceito do mundo VUCA* - que mostra a realidade caracterizada por quatro forças:

Volatility – ritmo acelerado de mudança.

Uncertainty – conhecimento sempre incompleto e dificulda­de de prever o futuro com base no aprendizado passado.

Complexity – dificuldade para compreender ou prever os re­sultados da interação de diferentes componentes em uma mesma situação.

Ambiguity – dificuldade para estabelecer relações claras e unânimes entre causa e efeito ao analisar um fenômeno.

Nesse mundo dinâmico, as empresas, por meio de seus exe­cutivos, estão lutando para conduzir seus negócios de forma a manter a competitividade e garantir resultados, sempre na busca de um destino mutante.

O Coaching Executivo apresenta-se como um importante instrumento para a aceleração do nível de aprendizado de executivos para que possam suprir as lacunas entre o seu comportamento atual e as expectativas futuras, no sentido de contribuir para que os objetivos estratégicos da organi­zação se concretizem.

Segundo Alyssa M. Freas (2003), “O coaching estratégico de executivos se destina a alinhar o desenvolvimento de cada executivo com os desafios do negócio no contexto total da organização.”

O coaching executivo que apresente resultados, tende a provocar uma reação em cadeia, uma vez que um executi­vo que se torne um líder de equipe e negócios mais efetivo, provavelmente terá funcionários mais satisfeitos e engaja­dos, que criarão relações mais produtivas com fornecedo­res e clientes - e estes, consequentemente se sentirão mais satisfeitos e estabelecerão vínculos mais duradouros com a empresa, o que contribuirá para o alcance dos resultados almejados.

Para ler este artigo completo...
Faça login ou conheça as vantagens de ser premium.
Faça seu login Veja as vantagens de ser Premium
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

Conduzindo e aprendendo com os processos de coaching executivo individual

Vocês podem achar estranho a inclusão da palavra conduzir no título deste texto. No dicionário Aurélio vemos que significa “ir junto com ou dentro de (algo), de um lugar para outro, dando-lhe direção e/ou comando; guiar, dirigir”. Sabemos que coaching se trata de uma parceria com nosso cliente, um trabalho sem hierarquia, de igual para igual; o “ir junto com, de um lugar para... leia mais

12 minutos

Coaching Executivo – Uma relação de confiança

Nesta década, o uso do coaching, como processo de desenvolvimento profissional ou pessoal, muito se intensificou. Não apenas refiro-me ao fato de que o coaching passou a ser usado por grande maioria das organizações, como também passou a ser oferecido em larga escala, para os diversos níveis de liderança – de presidentes até supervisores. As múltiplas soluções encontradas pelas... leia mais

9 minutos

Coaching executivo: aplicações e desafios

Origens do coaching executivo O coaching executivo nasceu como uma subdisciplina do coaching na década de 1980, na mesma época em que a área de Desenvolvimento Organizacional ganhou projeção, programas de assessment foram lançados por consultorias internacionais e sistemas de avaliação 360 graus começaram a ganhar espaço. Segundo Kilburg e Dietrich, foi também nos anos 1980 que... leia mais

9 minutos

Coaching executivo – Estratégia para resultados

Em meados de 1942, Carl Rogers publicou sua obra “Counseling and Psychotherapy”, baseada em suas intervenções de aconselhamento profissional no ambiente corporativo, onde acenava para a necessidade de desenvolvimento de pessoas. A partir de então, seus estudos apontavam que o aspecto social em uma organização teria mais importância do que o foco em produtividade em si. Hoje, em plena... leia mais

8 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium