revista-coaching-brasil-logo-1 icon-bloqueado icon-busca icon-edicoes icon-login arrow-down-sign-to-navigate

Edição #41 - Outubro 2016

Localize rapidamente o conteúdo desejado

Comunicação como declaração de verdade e como construção de ação

Me parece que a comunicação conta com duas faces suplementares: comu­nicação como declaração de verdade e como construção de ação. Podemos arriscar dizer que a verdade prototípi­ca seria a alusão a um plano platôni­co ideal. E, por outro lado, que a ação seria a construção de um mundo, do mundo que vivemos, de mundos ide­ais, de mundos imaginários.

O que é a comunicação?

Quando nos comunicamos, adultos, em geral pensamos estar “declaran­do uma verdade”. Mas, desde cedo, crianças, sabemos que estamos articu­lando intenções, para que os outros, o comum, possam nos ver, apreciar, perceber e integrar em suas próprias intenções. Destas intenções, é comum aquela que não quer se revelar por inteiro, pois sabe que pode ser recha­çada ou que, se revelada em sua intei­reza, causaria graves perturbações, e se apresenta como “mentira”. Nessa situação talvez pueril, está exposta uma dimensão da comunicação como a vontade de realizar algo, de cons­truir ação, independentemente da declaração de verdade. Entre os ex­tremos da “verdade” e da “mentira”, há uma ampla gama de expressões de intencionalidade. Nos expressamos porque queremos que algo aconteça no mundo, que sejamos capazes de construir algo. À medida que o uso da linguagem se sofistica, se torna mais complexa, ascendemos a níveis mais elevados de abstração, em que a comunicação assume um nível que podemos chamar de “legislativo”: queremos definir o que é, e o que não é, verdadeiro. Na maioria das vezes, é aqui que se constrói as noções mais formais quanto ao que venha ser a comunicação. E, quão enganosa pode ser essa noção “legislativa” da comu­nicação. Como o dito popular: “você quer estar certo ou ser feliz?” O tom jocoso já indica: as infinitas contradi­ções do mundo nos convidam a esco­lher entre legislar, em vão, sobre ver­dades que podemos crer absolutas ou construir vida concreta – ambas ações se dão por meio da comunicação.

Obviamente, o entendimento da co­municação estritamente formal é im­portante, mas mesmo ele pode ser to­mado em ambas facetas: como decla­ração de verdade (descritiva) e como construção de ação (gerativa). Nosso foco de atenção é a fala informal, a conversação, as anotações rápidas, os lembretes, o estar presente em uma reunião de um grupo, os movimentos do corpo e as múltiplas sobreposições entre essas e tantas outras modali­dades de comunicação e seus usos nas práticas sociais, na psicologia, na análise, nos grupos e suas atividades, nas conversas de coaching – em todos esses campos, a comunicação é um “estar presente”, um “pôr-em-jogo”, que não pode ser resumido pela lin­guagem e/ou pelas análises formais.

Para ler este artigo completo...
Faça login ou conheça as vantagens de ser premium.
Faça seu login Veja as vantagens de ser Premium
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

Diversidade começa com D de Diálogo: o poder de uma boa conversa

“Sendo o amor a emoção que funda a origem do humano, e sendo o prazer do conversar nossa característica, resulta que tanto nosso bem estar como nosso sofrimento dependem do nosso conversar” Maturana Diálogo, conversa e comunicação. Três palavras-chave quando pensamos em diversidade. Diversidade, Equidade e Inclusão é o tema da revista. É parte do que nós... leia mais

13 minutos

Inteligência Artificial: Transformando Growth e Recursos Humanos nas Empresas

A Inteligência Artificial (IA) tem se tornado uma ferramenta essencial no mundo corporativo, revolucionando diversas áreas, incluindo recursos humanos (RH). Neste artigo, exploraremos como a IA está sendo utilizada para impulsionar o crescimento das empresas e otimizar processos de RH, com um foco especial no que fazemos aqui no iFood Benefícios. Além disso, discutiremos os principais... leia mais

9 minutos

Geração VV

Quando fui convidada para escrever este artigo, precisei me despir das ideias pré-concebidas que se constroem naturalmente de uma geração para a outra. Sou de uma geração que subia em árvores, fazia pesquisas de escola na Barsa, me perdia no trânsito procurando me localizar, fazia trabalhos de escola em folha de papel almaço, gravava minha playlist em fita k7, brincava de esconde-esconde... leia mais

7 minutos

Qual o impacto do Coaching profissional no Brasil nos últimos 20 anos?

Evento da ICW 2024 (International Coach Week) organizado e patrocinado pela Escola de Coaches reuniu Maria Angélica Carneiro, MCC e examinadora de Coaches em língua portuguesa para ICF Global e Jorge Dornelles de Oliveira MCC e ex-presidente da ICF Brasil. Ambos, fundadores da Escola de Coaches, assim como outros três convidados especiais, que além de atuarem como Coaches, contratam Coaches,... leia mais

10 minutos

Liderança e as IDGs, uma abordagem a partir da sala de aula

IDGs como bússola na aprendizagem em uma disciplina sobre liderança. "Liderança na era digital vai além de gerenciar tarefas e alcançar metas. É sobre criar um ambiente inclusivo, equitativo e sustentável, onde a saúde mental e o bem-estar dos colaboradores são prioritários. É sobre inspirar, engajar e adaptar-se às novas gerações que ingressam no mercado de trabalho com novas... leia mais

10 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium