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Edição #41 - Outubro 2016

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Algumas Distinções do COACHING ONTOLÓGICO

As palavras não são triviais. Com essa declaração, o bió­logo chileno Humberto Maturana convida a um estado de observação para a forma como se expressa e para o mundo que se constrói por meio das palavras. Para ele, essa construção de mundo se faz por meio das distin­ções, ou seja, fazer distinções é muito mais do que se­parar, é criar. A distinção é uma operação mental que cria o mundo.

Quando alguém olha para o céu do deserto do Ataca­ma, verá estrelas, ou seja, segundo sua percepção e seu código linguístico, pode destacá-las do céu como um elemento diferente deste, assim, céu e estrelas apre­sentam-se como coisas distintas entre si. Se um astrô­nomo olha para esse mesmo céu, certamente o que ele poderá ver são mais do que estrelas. Ele verá planetas e constelações e, por fazer novas distinções, cria outras possibilidades de ação. Da mesma forma, se um astrólo­go olha para a mesma paisagem, o que poderá ver, além de estrelas, são signos e novamente outra realidade pode ser construída.

Nesses termos, pensar nas distinções no coaching on­tológico, é pensar nos diferentes mundos que se pode experimentar.

Apresentaremos, nesse artigo, algumas distinções. A primeira delas é a de aprendizagem.

No domínio do coaching ontológico, quando se fala em aprendizagem o que se quer dizer?

A aprendizagem, para além do acúmulo de informações sobre determinado assunto, diz respeito à capacidade de modificar a forma como se age no mundo. Quando alguém busca um processo de coaching ontológico, en­tendemos que o faça para dar conta de determinada inquietação. Algo o incomoda e o impulso para a mudança não encontra uma forma adequada de expressão. O processo de coa­ching intenciona dar respostas a essa inquie­tação, por meio do aprendizado que se faz necessário para que novas ações possam ser empreendidas.

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