Quem vence os outros é forte, quem vence a si mesmo é invencível.
Lao Tse
Estamos concluindo um ciclo de 7 artigos...
Este ciclo foi dedicado ao desenvolvimento pessoal; refletimos sobre muitas coisas: felicidade, depressão, ressignificação, procrastinação, automotivação; enfim, refletimos sobre estados de ânimo que interferem diretamente nos resultados que almejamos e o modo como conduzimos nossas vidas.
O caminho trilhado com esta série nos leva a refletir sobre a importância da “superação de si” (numa livre apropriação do termo nietzschiano); da libertação de todas as amarras que nos impedem de crescer, prosperar, vencer e alcançar nossos sonhos e objetivos, de realizar nosso “dharma” (nossa missão no mundo), nossos dons, nosso propósito de vida.
E o que é a superação de si? É vencer o jogo interior...
Recorro à Timothy Gallwey, nosso velho conhecido.
Ele percebeu que os atletas enfrentavam mais que adversários externos; tinham que superar também os oponentes internos. Isto o fez pensar sobre os diálogos internos que aconteciam na mente do jogador antes e durante o jogo. Desta reflexão surgiu a ideia de que uma partida de tênis é jogada, simultaneamente, em dois níveis: na quadra e na mente. Na mente ocorre o jogo interior, disputado contra adversários invisíveis, mas poderosos, como a falta de concentração, ansiedade, insegurança, medo, nervosismo – enfim, toda interferência capaz de inibir a boa performance.
O Inner Game de Gallwey, nos ensina que para superar um obstáculo é preciso vencê-lo primeiro interiormente, trabalhando conflitos internos que podem impedir ou limitar a capacidade de alcançar os objetivos desejados.
Faz sentido? Vejamos...
Quantas vezes desistimos no meio do caminho porque somos derrotados pelas dúvidas, angústias e dificuldades? Ou porque nos sentimos inferiores, inadequados, porque não acreditamos na nossa capacidade? Somos vencidos pelo medo, insegurança, preguiça, comodismo... Existe uma imensa lista de fatores que podem interferir na nossa capacidade de realização. Portanto, uma boa dose de autoconhecimento e inteligência emocional será necessária para vencermos esse jogo interior.
Se você conhece os outros, você é sábio. Mas se conhece a si próprio então é um iluminado”.
Provérbio Zen
Para ser um vencedor em qualquer área da vida é preciso estar consciente de que a maior das vitórias é vencer a si mesmo. Temos potencial para superar tanto as fraquezas internas, como as situações problemáticas com que nos deparamos; porém, temos que escolher entre ceder às dificuldades e sentirmo-nos infelizes, derrotados e vítimas das circunstâncias; ou enfrentar as situações, reunindo forças, buscando soluções, superando-nos.