revista-coaching-brasil-logo-1 icon-bloqueado icon-busca icon-edicoes icon-login arrow-down-sign-to-navigate

Edição #40 - Setembro 2016

Localize rapidamente o conteúdo desejado

ENTRAR NA TENDA DO OUTRO: A importância da empatia na relação coach – coachee

O século XX foi a Era da Introspecção, que trouxe a ideia de que a melhor maneira de compreendermos quem éramos era olhar para dentro de nós e nos concentrarmos em nossos sentimentos, experiências e desejos. O século XXI precisa ser diferente. Em vez de introspecção, deveríamos criar a Era da Outrospecção, na qual o forte será o equilíbrio entre olhar para dentro e olhar para fora, para outras pessoas, explorar suas vidas e perspectivas. E a forma de arte essencial para a Era da Outrospecção é a empatia!
Roman Krznaric

Empatia é se colocar no lugar do outro, sentindo suas emoções e compreendendo o que o outro está pensando e passando naquele momento. Importante destacar que o “ser empático” está livre de julgamentos e preconceitos sobre a fala do outro.

A etimologia também ajuda a entender seu significado. A origem da palavra empatia nos remete ao grego, em­patheia, sendo que patheia sugere paixão, a ideia de uma mão forte a amparar o outro; enquanto o prefixo em se reporta ao interior. Então, empatia significaria estar dentro do sentimento da outra pessoa, como se, analogamente falando, o ser empático entrasse “na tenda do outro”. Para isso, contudo, é preciso desfocar de si para focar no outro, por meio de uma escuta inte­gral e radical.
No processo de coaching executivo, essa habilidade revela-se essencial, a fim de que o coach escute além das palavras ditas pelo coachee e busque, por meio da comunicação não verbal, observar o que ele quer, de fato, co­municar.

Existe, no entanto, uma confusão de entendimento entre os termos em­patia e simpatia. As duas palavras vêm do grego pathos, que significa doença ou padecimento e também paixão, como já dito acima, só que, enquanto o prefixo em remete ao in­terior, o prefixo sim refere-se a estar junto, ao lado.
O simpático “está ao lado” e passa uma noção de que é agradável perma­necer com ele. O empático, por sua vez, toca o outro mesmo sem usar as mãos e passa a ideia principal de ser necessário. A simpatia nos mostra a compreensão racional do que o outro está relatando, enquanto a empatia nos traz a emoção expressa, ou não expressa, que nos permite a conexão emocional com o outro.

A simpatia contribui para que a re­lação coach-coachee se estabeleça no primeiro encontro, mas é com a empatia que ela, de fato, acontece, se mantém e tem resultados efica­zes, ajudando a construir uma rela­ção vincular.

Para ler este artigo completo...
é necessário, pelo menos, criar seu conta gratuita.
Faça seu login Crie sua conta gratuita ou Veja as vantagens de ser Premium
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

Conduzindo e aprendendo com os processos de coaching executivo individual

Vocês podem achar estranho a inclusão da palavra conduzir no título deste texto. No dicionário Aurélio vemos que significa “ir junto com ou dentro de (algo), de um lugar para outro, dando-lhe direção e/ou comando; guiar, dirigir”. Sabemos que coaching se trata de uma parceria com nosso cliente, um trabalho sem hierarquia, de igual para igual; o “ir junto com, de um lugar para... leia mais

12 minutos

Coaching Executivo – Uma relação de confiança

Nesta década, o uso do coaching, como processo de desenvolvimento profissional ou pessoal, muito se intensificou. Não apenas refiro-me ao fato de que o coaching passou a ser usado por grande maioria das organizações, como também passou a ser oferecido em larga escala, para os diversos níveis de liderança – de presidentes até supervisores. As múltiplas soluções encontradas pelas... leia mais

9 minutos

Coaching executivo: aplicações e desafios

Origens do coaching executivo O coaching executivo nasceu como uma subdisciplina do coaching na década de 1980, na mesma época em que a área de Desenvolvimento Organizacional ganhou projeção, programas de assessment foram lançados por consultorias internacionais e sistemas de avaliação 360 graus começaram a ganhar espaço. Segundo Kilburg e Dietrich, foi também nos anos 1980 que... leia mais

9 minutos

Coaching executivo – Estratégia para resultados

Em meados de 1942, Carl Rogers publicou sua obra “Counseling and Psychotherapy”, baseada em suas intervenções de aconselhamento profissional no ambiente corporativo, onde acenava para a necessidade de desenvolvimento de pessoas. A partir de então, seus estudos apontavam que o aspecto social em uma organização teria mais importância do que o foco em produtividade em si. Hoje, em plena... leia mais

8 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium