icon-bloqueado icon-busca arrow-down-sign-to-navigate

Edição #40 - Setembro 2016

Localize rapidamente o conteúdo desejado

ENTRAR NA TENDA DO OUTRO: A importância da empatia na relação coach – coachee

O s culo XX foi a Era da Introspec o que trouxe a ideia de que a melhor maneira de compreendermos quem ramos era olhar para dentro de n s e nos concentrarmos em nossos sentimentos experi ncias e desejos O s culo XXI precisa ser diferente Em vez de introspec o dever amos criar a Era da Outrospec o na qual o forte ser o equil brio entre olhar para dentro e olhar para fora para outras pessoas explorar suas vidas e perspectivas E a forma de arte essencial para a Era da Outrospec o a empatia Roman Krznaric Empatia se colocar no lugar do outro sentindo suas emo es e compreendendo o que o outro est pensando e passando naquele momento Importante destacar que o ser emp tico est livre de julgamentos e preconceitos sobre a fala do outro A etimologia tamb m ajuda a entender seu significado A origem da palavra empatia nos remete ao grego nbsp em patheia sendo que patheia sugere paix o a ideia de uma m o forte a amparar o outro enquanto o prefixo em se reporta ao interior Ent o empatia significaria estar dentro do sentimento da outra pessoa como se analogamente falando o ser emp tico entrasse na tenda do outro Para isso contudo preciso desfocar de si para focar no outro por meio de uma escuta inte gral e radical No processo de nbsp coaching executivo essa habilidade revela-se essencial a fim de que o coach escute al m das palavras ditas pelo coachee e busque por meio da comunica o n o verbal observar o que ele quer de fato co municar Existe no entanto uma confus o de entendimento entre os termos em patia e simpatia As duas palavras v m do grego nbsp pathos que significa doen a ou padecimento e tamb m paix o como j dito acima s que enquanto o prefixo em remete ao in terior o prefixo sim refere-se a estar junto ao lado O simp tico est ao lado e passa uma no o de que agrad vel perma necer com ele O emp tico por sua vez toca o outro mesmo sem usar as m os e passa a ideia principal de ser necess rio A simpatia nos mostra a compreens o racional do que o outro est relatando enquanto a empatia nos traz a emo o expressa ou n o expressa que nos permite a conex o emocional com o outro A simpatia contribui para que a re la o nbsp coach-coachee se estabele a no primeiro encontro mas com a empatia que ela de fato acontece se mant m e tem resultados efica zes ajudando a construir uma rela o vincular Homo empathicus Dentro da sociedade a empatia pode ser um diferencial que a pes soa tem ou busca desenvolver e que a torna mais humana mais gentil mais respeitosa e principalmente menos individualista Existem in meros estudos e pesqui sas sobre o nbsp Homo empathicus que h centenas de anos anda pela Terra No livro O poder da empatia o pri matologista holand s Frans de Vaal comenta que a natureza humana n o gira simplesmente em torno do interesse pessoal A empatia est no centro de quem somos At a neuroci ncia descobriu a empatia por meio do estudo do c rebro emp tico Os neurocientis tas identificaram acidentalmente os neur nios-espelho S o neur nios ativados tanto quando estamos experimentando algo a dor por exemplo como quando vemos outra pessoa passando pela mesma expe ri ncia Para de Vaal nosso c rebro...
Para ler este artigo completo...
é necessário, pelo menos, criar seu conta gratuita.
Faça seu login Crie sua conta gratuita ou Veja as vantagens de ser Premium
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

Conduzindo e aprendendo com os processos de coaching executivo individual

Vocês podem achar estranho a inclusão da palavra conduzir no título deste texto. No dicionário Aurélio vemos que significa “ir junto com ou dentro de (algo), de um lugar para outro, dando-lhe direção e/ou comando; guiar, dirigir”. Sabemos que coaching se trata de uma parceria com nosso cliente, um trabalho sem hierarquia, de igual para igual; o “ir junto com, de um lugar para... leia mais

12 minutos

Coaching Executivo – Uma relação de confiança

Nesta década, o uso do coaching, como processo de desenvolvimento profissional ou pessoal, muito se intensificou. Não apenas refiro-me ao fato de que o coaching passou a ser usado por grande maioria das organizações, como também passou a ser oferecido em larga escala, para os diversos níveis de liderança – de presidentes até supervisores. As múltiplas soluções encontradas pelas... leia mais

9 minutos

Coaching executivo: aplicações e desafios

Origens do coaching executivo O coaching executivo nasceu como uma subdisciplina do coaching na década de 1980, na mesma época em que a área de Desenvolvimento Organizacional ganhou projeção, programas de assessment foram lançados por consultorias internacionais e sistemas de avaliação 360 graus começaram a ganhar espaço. Segundo Kilburg e Dietrich, foi também nos anos 1980 que... leia mais

9 minutos

Coaching executivo – Estratégia para resultados

Em meados de 1942, Carl Rogers publicou sua obra “Counseling and Psychotherapy”, baseada em suas intervenções de aconselhamento profissional no ambiente corporativo, onde acenava para a necessidade de desenvolvimento de pessoas. A partir de então, seus estudos apontavam que o aspecto social em uma organização teria mais importância do que o foco em produtividade em si. Hoje, em plena... leia mais

8 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium