icon-bloqueado icon-busca arrow-down-sign-to-navigate

Edição #39 - Agosto 2016

Localize rapidamente o conteúdo desejado

A simplicidade e o poder do 360o: Pare de, Comece a, Continue a ...

Acima da entrada para o templo de Apolo em Delfos foi escrito Conhece a ti mesmo A inscri o famosa permanece t o hoje como era h milhares de anos Para serem eficazes executivos t m que come ar por eles Eles t m de compreender as raz es para fazer o que fazem Eles t m que estudar a sua motiva o humana de dentro para realmente entender o que est acontecendo do lado de fora A Auditoria da Personalidade por Manfred Kets de Vries Quando recebi o convite para escrever sobre uma ferramenta de coaching eu logo pensei - Que ferramenta es colher Na minha pr tica como Coach eu fa o pouco uso de ferramentas formul rios question rios e invent rios nbsp Acho uma excelente iniciativa da Revista trazer esta reflex o sobre o uso de ferramentas - necessidade efic cia e pertin ncia Muitas vezes em encontros supervi s es e mentorias vejo colegas coaches que usam muitas ferramentas mas com d vidas sobre o resultado na perfor mance do seu cliente N o pense voc leitor que sou contra o uso das ferramentas mas acredito que o coach precisa estar muito atento para n o ficar preso ao seu uso ou mesmo ao uso inadequado e principalmente n o se esquecer dos seguintes pontos fundamentais Qualquer ferramenta vai mostrar as pectos do comportamento compet n cias e ou estilos do cliente no m ximo como uma foto mas o cliente sempre no m nimo um filme O cliente sempre dono da agenda de trabalho do Coaching e o Coach deve ter um estado de presen a constante e atento a aspectos que s vezes nem o cliente percebe A ferramenta pode fa cilmente desviar esse foco se n o muito bem trabalhada s vezes at podendo exercer um fasc nio pelo resultado em si e n o pelo processo que desencadeia Focados esses pontos a sim teremos sucesso com a utiliza o de ferramentas A International Coach Federation ICF define coaching como uma parceria com os clientes em um processo instigante e criativo que os inspira a maximizar seu potencial pessoal e profissional desta forma toda e qualquer ferramenta deve servir a este prop sito nbsp Se a ferramenta estiver a servi o do cliente se for ajud -lo a aumentar seu grau de consci ncia e ampliar seu enten dimento sobre a quest o da vale a pena Eliana Dutra em seu livro Coaching O que voc precisa saber alerta sobre a necessidade de atrav s de entrevistas ou da rela o chefe subordinado se obter um conhecimento aprofundado da pessoa para poder estabelecer seus pontos fracos em sua atua o na empresa Nunca demais lembrar que o suces so de um processo de coaching est no seu cliente alcan ar o resultado que ele mesmo determinou e que mais do que qualquer ferramenta faz diferen a a ca pacidade do Coach em criar uma tenda da confian a em fazer um bom con trato de estar absolutamente presen te na sess o conseguir fazer perguntas que mobilizem ter uma escuta ativa amorosa que ajude seu cliente...
Para ler este artigo completo...
Faça login ou conheça as vantagens de ser premium.
Faça seu login Veja as vantagens de ser Premium
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

Rompendo Paradigmas: Como as Estruturas Libertadoras Renovaram o Poder Judiciário

Introdução O Poder Judiciário brasileiro sempre foi marcado por formalidade institucional, relações hierárquicas rígidas e processos burocratizados. Reuniões pouco produtivas, centradas em discursos unilaterais, eram a norma. Nesse cenário, falar em colaboração genuína ou engajamento parecia improvável. Foi diante desse contexto que surgiram os primeiros passos com as Estruturas... leia mais

10 minutos

Estresse no trabalho: construindo resiliência nas empresas

O American Institue of Stress define o estresse como a resposta inespecífica do corpo a qualquer demanda – agradável ou desagradável, dando um olhar menos negativo sobre a palavra. Neste sentido, o mundo está atravessando uma epidemia global desta condição. O Estudo Global de Carga de Doenças, Lesões e Fatores de Risco (GBD), de 2019, publicado na revista The Lancet (Volume 9, Edição... leia mais

10 minutos

Extravagância: A Irmã Gêmea da Escassez que se Veste de Abundância

A revelação da extravagância como o oposto da escassez foi um momento de virada neste projeto. As peças se organizaram, e todas as pesquisas e conversas começaram a fazer sentido. Como uma cortina que se abre, e uma luz brilhante pede passagem para entrar.   Começamos a retomar nossas transcrições e pesquisas, e começamos a buscar peças para organizar este novo tabuleiro, de... leia mais

13 minutos

Atitude como competência socioemocional

Todos nós chegamos nessa vida sem saber exatamente o que ela espera de nós. Já dizia William Shakespeare “O destino embaralha as cartas, e nós as jogamos.” Por essa perspectiva, a atitude que nos dispomos a ter frente as circunstâncias é uma das formas de nos diferenciarmos nessa jornada e uma maneira de buscarmos nossa melhor versão diariamente. Atitude é um conceito que pode... leia mais

3 minutos

Tendência 3 - Chega de discurso bonito e crie organizações que não sejam só fachada

Tendência 3 - Chega de discurso bonito e crie organizações que não sejam só fachada “Criar organizações socialmente responsáveis” Estamos em março de 2025 e as mudanças climáticas já não podem mais ser desprezadas. O desmatamento da Amazônia segue adiante, e nos últimos cinquenta anos perdemos 20% da floresta original. Bom seria se as notícias fossem sobre as... leia mais

15 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium