Acima da entrada para o templo de Apolo em Delfos foi escrito “Conhece a ti mesmo”. A inscrição famosa permanece tão hoje como era há milhares de anos. Para serem eficazes, executivos têm que começar por eles. Eles têm de compreender as razões para fazer o que fazem.Eles têm que estudar a sua motivação humana, de dentro, para realmente entender o que está acontecendo do lado de fora.
A Auditoria da Personalidade por Manfred Kets de Vries (2003)
Quando recebi o convite para escrever sobre uma ferramenta de coaching eu logo pensei... - Que ferramenta escolher? Na minha prática como Coach eu faço pouco uso de ferramentas, formulários, questionários e inventários. Acho uma excelente iniciativa da Revista trazer esta reflexão sobre o uso de ferramentas - necessidade, eficácia e pertinência.
Muitas vezes, em encontros, supervisões e mentorias, vejo colegas coaches, que usam muitas ferramentas, mas com dúvidas sobre o resultado na performance do seu cliente.
Não pense você, leitor, que sou contra o uso das ferramentas, mas acredito que o coach precisa estar muito atento para não ficar “preso” ao seu uso, ou mesmo ao uso inadequado e, principalmente, não se esquecer dos seguintes pontos fundamentais:
1. Qualquer ferramenta vai mostrar aspectos do comportamento, competências e/ou estilos do cliente no máximo como uma foto, mas o cliente é sempre no mínimo um filme.
2. O cliente é sempre “dono” da agenda de trabalho do Coaching, e o Coach deve ter um estado de presença constante e atento a aspectos que, às vezes, nem o cliente percebe. A ferramenta pode facilmente desviar esse foco, se não muito bem trabalhada, às vezes até podendo exercer um fascínio pelo resultado em si e não pelo processo que desencadeia.
Focados esses pontos, aí sim, teremos sucesso com a utilização de ferramentas.
A International Coach Federation, ICF, define coaching como uma parceria com os clientes em um processo instigante e criativo que os inspira a maximizar seu potencial pessoal e profissional, desta forma, toda e qualquer ferramenta deve servir a este propósito. Se a ferramenta estiver a serviço do cliente, se for ajudá-lo a aumentar seu grau de consciência e ampliar seu entendimento sobre a questão, daí vale a pena!