Acima da entrada para o templo de Apolo em Delfos foi escrito Conhece a ti mesmo A inscri o famosa permanece t o hoje como era h milhares de anos Para serem eficazes executivos t m que come ar por eles Eles t m de compreender as raz es para fazer o que fazem Eles t m que estudar a sua motiva o humana de dentro para realmente entender o que est acontecendo do lado de fora A Auditoria da Personalidade por Manfred Kets de Vries Quando recebi o convite para escrever sobre uma ferramenta de coaching eu logo pensei - Que ferramenta es colher Na minha pr tica como Coach eu fa o pouco uso de ferramentas formul rios question rios e invent rios nbsp Acho uma excelente iniciativa da Revista trazer esta reflex o sobre o uso de ferramentas - necessidade efic cia e pertin ncia Muitas vezes em encontros supervi s es e mentorias vejo colegas coaches que usam muitas ferramentas mas com d vidas sobre o resultado na perfor mance do seu cliente N o pense voc leitor que sou contra o uso das ferramentas mas acredito que o coach precisa estar muito atento para n o ficar preso ao seu uso ou mesmo ao uso inadequado e principalmente n o se esquecer dos seguintes pontos fundamentais Qualquer ferramenta vai mostrar as pectos do comportamento compet n cias e ou estilos do cliente no m ximo como uma foto mas o cliente sempre no m nimo um filme O cliente sempre dono da agenda de trabalho do Coaching e o Coach deve ter um estado de presen a constante e atento a aspectos que s vezes nem o cliente percebe A ferramenta pode fa cilmente desviar esse foco se n o muito bem trabalhada s vezes at podendo exercer um fasc nio pelo resultado em si e n o pelo processo que desencadeia Focados esses pontos a sim teremos sucesso com a utiliza o de ferramentas A International Coach Federation ICF define coaching como uma parceria com os clientes em um processo instigante e criativo que os inspira a maximizar seu potencial pessoal e profissional desta forma toda e qualquer ferramenta deve servir a este prop sito nbsp Se a ferramenta estiver a servi o do cliente se for ajud -lo a aumentar seu grau de consci ncia e ampliar seu enten dimento sobre a quest o da vale a pena Eliana Dutra em seu livro Coaching O que voc precisa saber alerta sobre a necessidade de atrav s de entrevistas ou da rela o chefe subordinado se obter um conhecimento aprofundado da pessoa para poder estabelecer seus pontos fracos em sua atua o na empresa Nunca demais lembrar que o suces so de um processo de coaching est no seu cliente alcan ar o resultado que ele mesmo determinou e que mais do que qualquer ferramenta faz diferen a a ca pacidade do Coach em criar uma tenda da confian a em fazer um bom con trato de estar absolutamente presen te na sess o conseguir fazer perguntas que mobilizem ter uma escuta ativa amorosa que ajude seu cliente...