Quando recebi o convite para escrever sobre uma ferramenta que uso nos meus processos de coaching comecei a buscar na mem ria uma que tivesse ajudado a maior parte dos meus clientes nbsp Vasculhei minha mem ria Era como ver v rios cap tulos de diferentes seriados passando pela minha ca be a Algumas das cenas que mais me marcaram mostravam um cliente olhando fotos ou desenhos Eu questionava voc conseguiu visualizar esta cena A resposta era quase sempre positiva Sim eles tamb m visualizavam e muito mais do que o papel mostrava E qual o significado da palavra visualizar Formar uma imagem mental do que n o existe ou Tornar algo ou algu m visual ou vis vel segundo o dicion rio Michaelis Com as fotos e os desenhos meus clientes conseguiram ver algo que eles n o viam antes Na nossa lingua gem de coaching tomaram consci ncia do seu estado atual e perceberam novas possibilidades de a o Como o coaching um processo de aprendizagem e transforma o im portante a utiliza o de recursos que contemplem os diferentes estilos de aprendizagem auditivo visual e cinest sico O coaching uma pr tica con versacional portanto vale-se mais do auditivo Mas preciso considerar que alguns aprendem com mais facilidade visualmente enquanto outros absor vem melhor com outras t cnicas interessante identificar com qual delas o seu cliente dialoga melhor e aplic -la Neste texto compartilharei com voc s duas ferramentas l dicas e visuais facilita o gr fica e fotografias Por que visual e l dica Na sociedade e cultura contempor neas utilizamos cada vez mais recursos visuais fotos v deos cones in fogr ficos apresenta es mapas interativos jogos fil mes seriados entre outros Cada vez mais aplicativos e programas facilitam a produ o edi o e distribui o de imagens de todo tipo Quais s o as poss veis raz es deste fen meno A lingua gem visual atravessa culturas idiomas gera es Pode ajudar a resolver problemas de comunica o organizar ideias estimular a criatividade e a reflex o durante o processo de aprendizado Ela nos possibilita traduzir imagin rio hist rias e met foras Ao oferecer como coach o uso de uma ferramenta para um cliente estou convidando-o a participar de um jogo uma atividade l dica Segundo Huazinga jogo atividade ou ocupa o volunt ria exercida dentro de certos e determinados limites de tempo e de espa o segundo regras livre mente consentidas mas absolutamente obrigat rias dotado de um fim em si mesmo acompanhado de um sentimento de tens o e de alegria e de uma consci ncia de ser diferente da vida cotidiana Huizinga uma brincadeira e mesmo assim esta qualidade l dica pode ser pr pria das a es mais elevadas como quando o esportista compete ou o artista se apresenta no palco poss vel perceber uma entrega de corpo e alma ao jogo e que a consci ncia de tratar-se apenas de um jogo pode passar para segundo plano As ati vidades l dicas envolvem e engajam os clientes ainda que eles saibam que s o apenas ferramentas As ferramentas que convido voc a conhecer trabalham visualmente e s o integrativas pois combinam ambos os modos de operar visual c rebro direito e verbal c rebro esquerdo com intera o e movimento f sico Sibbet Coach desenha Pap is em branco e umas quaren ta canetas hidrogr ficas de dife rentes cores e espessuras S o es tes os materiais que deixo m o...