revista-coaching-brasil-logo-1 icon-bloqueado icon-busca icon-edicoes icon-login arrow-down-sign-to-navigate

Edição #39 - Agosto 2016

Localize rapidamente o conteúdo desejado

Coaching com ferramentas visuais e lúdicas

Quando recebi o convite para escrever sobre uma ferramenta que uso nos meus processos de coaching, comecei a buscar na memória uma que tivesse ajudado a maior parte dos meus clientes. Vasculhei minha memória. Era como ver vários capítulos de diferentes seriados passando pela minha ca­beça. Algumas das cenas que mais me marcaram, mostravam um cliente olhando fotos ou desenhos. Eu questionava: você conseguiu visualizar esta cena? A resposta era quase sempre positiva. Sim, eles também visualizavam e muito mais do que o papel mostrava.

E qual o significado da palavra visualizar? “Formar uma imagem mental do que não existe” ou “Tornar algo ou alguém visual ou visível”, segundo o dicionário Michaelis.

Com as fotos e os desenhos, meus clientes conseguiram ver algo que eles não viam antes. Na nossa lingua­gem de coaching, tomaram consciência do seu estado atual e perceberam novas possibilidades de ação.

Como o coaching é um processo de aprendizagem e transformação, é im­portante a utilização de recursos que contemplem os diferentes estilos de aprendizagem: auditivo, visual e cinestésico. O coaching é uma prática con­versacional, portanto, vale-se mais do auditivo. Mas é preciso considerar que alguns aprendem com mais facilidade visualmente, enquanto outros absor­vem melhor com outras técnicas. É interessante identificar com qual delas o seu cliente dialoga melhor e aplicá-la.

Neste texto compartilharei com vocês duas ferramentas lúdicas e visuais: facilitação gráfica e fotografias.



Por que visual e lúdica?

Na sociedade e cultura contemporâneas, utilizamos cada vez mais recursos visuais: fotos, vídeos, ícones, in­fográficos, apresentações, mapas interativos, jogos, fil­mes, seriados, entre outros. Cada vez mais, aplicativos e programas facilitam a produção, edição e distribuição de imagens de todo tipo.

Quais são as possíveis razões deste fenômeno? A lingua­gem visual atravessa culturas, idiomas, gerações. Pode ajudar a resolver problemas de comunicação, organizar ideias, estimular a criatividade e a reflexão durante o processo de aprendizado. Ela nos possibilita traduzir imaginário, histórias e metáforas. Ao oferecer, como coach, o uso de uma ferramenta para um cliente, estou convidando-o a participar de um jogo, uma atividade lú­dica. Segundo Huazinga, jogo é “atividade ou ocupação voluntária, exercida dentro de certos e determinados limites de tempo e de espaço, segundo regras livre­mente consentidas, mas absolutamente obrigatórias, dotado de um fim em si mesmo, acompanhado de um sentimento de tensão e de alegria e de uma consciência de ser diferente da vida cotidiana (Huizinga).

Para ler este artigo completo...
é necessário, pelo menos, criar seu conta gratuita.
Faça seu login Crie sua conta gratuita ou Veja as vantagens de ser Premium
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

Fazendo uma avaliação valer a pena usando uma abordagem do coaching

Apresentado no Converge por Claire Pedrick - MCC Participar do CONVERGE sempre nos surpreende. Essa é a 2ª. vez que participo e é maravilhoso poder confirmar, esclarecer, conhecer, compartilhar e entender ideias. Algumas vezes não só a novidade que surpreende, mas uma nova forma de ver e fazer algo que já fazemos, de uma forma diferente; enxergar uma nova perspectiva. Eu quero... leia mais

7 minutos

Constelações Familiares e Sistêmicas: O Método, o Facilitador, o Cliente e os Participantes

Uma abordagem que tem sido a cada dia mais notória na área terapêutica das famílias ou nas organizações. Esse artigo tem como referencial teórico, fontes bibliográficas de Bert Hellinger, autor que fundamentou as constelações familiares e sistêmicas. A Constelação Familiar e Sistêmica, é uma abordagem que pode ser aplicada de forma individual ou em grupo; refere-se ao... leia mais

13 minutos

Custo dos conflitos no ambiente organizacional e o “Conflict Coaching” como abordagem de resolução!

“AS EMPRESAS QUEREM SOMAR...E NÃO PERCEBEM A SOMA DA DISCÓRDIA...” As pressões no ambiente de trabalho aumentam cada vez mais apesar de todas as inovações. Fato identificado em conversas com alunos em escolas de negócios e clientes em desenvolvimento pessoal. O discurso comum revela um desejo de paz e alívio, e na prática, o que se vê é sofrimento, falta de confiança, medo e... leia mais

14 minutos

Comunicação e Marketing de negócios autorais: da era dos imperativos à era das interrogações

Percebo que o marketing hoje faz parte da vida de dois tipos de profissionais: o primeiro que decidiu estudar e trabalhar diretamente nessa área, seja como freelancer, seja como colaborador de uma empresa; e o segundo, empreendedor, que pouco conhece disso e costuma perceber o marketing como um mal necessário. Nesse segundo caso, estamos nós, coaches, e também todos os profissionais que atuam... leia mais

16 minutos

Points of You®: Inesperado, mas Preciso

Era outubro de 2014. De repente, um post no Facebook me despertou a atenção: “Points of You® – Venha conhecer a magia das nossas ferramentas!”. Mensagem intrigante, assim logo quis saber um pouco mais sobre do que se tratava. Numa primeira leitura senti que era algo muito especial e que talvez tivesse conexão com alguns dos projetos que estava desenvolvendo naquele momento. Na... leia mais

9 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium