Acredite no poder do grupo Essa afirma o sempre me causou certo desconforto e ceticismo pois sempre acreditei que o Coach deveria ter o controle da sess o seja ela individual ou em grupo Certo dia em minha especializa o em Coaching Ontol gico fui submetida experi ncia de vivenciar uma ferramenta de solu o de problemas baseada nesse poder Action Learning e vi o poder da aprendizagem atrav s da a o em um grupo de pessoas focadas em solucionar um determinado problema Fundamentada na integra o da teoria e experi ncia de Reg Revans e de seus seguidores no Reino Unido e na Europa no laborat rio de educa o e aprendizagem experiencial nos EUA na teoria Aberta de Sistemas e nos proponentes da Teoria de Sistemas S cio-T cnicos de Ludvig Von Bertalanffy Eric Trist Fred Emery Hugh Murray Chris Argyris e Peter Senge nbsp A t cnica consiste num processo que envolve um pequeno grupo de pessoas entre a participantes trabalhando com um problema implementando a es e aprendendo como indiv duos e como grupo nbsp A metodologia cria oportunidades de discuss o e de desenvolvimento de compet ncias de lideran a ao longo do processo criando um modo de pensar e agir diferente frente a solu o de problemas onde os participantes s o orientados a levantar questionamentos ao inv s de oferecer solu es prontas N o h aprendizado sem a o e a o sem aprendizado essa uma premissa fundamental do processo Duas regras b sicas - Afirma es somente em resposta a perguntas essa etapa a grande mudan a de mind set nbsp do processo pois existe a premissa que o processo tenha car ter investigativo privilegiando desse modo a explora o do processo ao inv s da solu o imediata Esta conduta garante que a discuss o tenha seu foco sobre o que n o conhecido ou entendido fundamental entender o escopo do problema isso contribui consideravelmente na qualidade do plano de a o - O Coach tem o papel de intervir sempre que identificar oportunidades de aprendizagem ele o guardi o do processo O nico papel do Coach facilitar a aprendizagem seja na perspectiva do indiv duo da equipe ou da organiza o Componentes e diretrizes Abaixo temos os seis componentes do Action Learning e suas descri es na sequ ncia O problema quest o a pre missa para elei o do problema que ele seja significativo rele vante e urgente pois assim ele engaja o grupo tornando-se res ponsabilidade de todos A sele o de um bom problema um passo muito importante para um processo de Action Lear ning bem-sucedido A equipe Deve ser composta de a pessoas e importante que haja diversidade pois essa caracter stica possibilitar ao grupo explorar outras...