Minha primeira rea o ao receber o convite para escrever este artigo foi de imensa satisfa o Que bom ter a oportunidade de compartilhar meus pensamentos e pontos de vista a respeito de algo que como Mentor Coach percebo ser pol mico e muitas vezes mal compreendido por muitos dos coaches que me procuram para trabalhos de mentoria A minha resposta a esta pergunta simples ao mesmo tempo que reconhe o a complexidade nela embutida Ferramentas de Coaching s o usadas sempre o tempo todo A quest o que muitas vezes algumas delas s o usadas indevidamente e outras s o desprezadas seja de forma consciente ou inconsciente Deixe-me caro leitor fazer uma distin o que creio ser fundamental entre tipos ou naturezas de ferramentas de Coaching a que me refiro Em primeiro lugar sendo de longe muito longe as mais poderosas ferramentas que um Coach pode e deve utilizar sempre est o aquelas de natureza interior inner - A primeira dessas ferramentas a Intui o Intui o faz parte da nossa intelig ncia algo real e verdadeiro ainda que em geral visto como um mist rio da nossa intelig ncia Pode parecer que n o temos muito controle sobre nossa pr pria intui o mas isso algo que pode ser desenvolvido Prestar aten o a como percebermos o que se passa ao nosso redor nbsp al m da nossa forma intelectualizada de tomar conhecimento de alguma coisa nos mostra que intui o algo real e verdadeiro a parte sensorial da nossa intelig ncia que captura informa es atrav s do nosso corpo por inteiro Intui o uma maneira de saber de tomar conhecimento complementar ao nosso intelecto e t o poderoso quanto este O que acontece que em geral prestamos muita aten o ao nosso intelecto e pouca ou nenhuma aten o nossa intui o Nem sempre nossa intui o est correta o que n o significa que ela n o funciona Nosso intelecto nem sempre est correto mas sabemos que ele funciona N s somos inteligentes nossa intelig ncia sensorial inteligente mas n o correta O que tem isso a ver com Coaching O Coach reage ao que o cliente traz e isso significa estar atento ao que acontece dentro de si e de que forma seu corpo responde em rea o ao que o cliente traz Fazer uso da informa o que sua intui o sua intelig ncia sensorial lhe traz em complemento ou n o quela do seu intelecto lhe trar a comunica o a ser feita ao seu cliente e essa poder ser uma pergunta poderosa ou uma observa o que tem o potencial de apoiar o seu cliente na explora o sendo feita Nossa intui o uma fonte confi vel de intelig ncia e se torna mais poderosa quanto mais aprendemos a utiliz -la de forma efetiva mas ela nem sempre est certa ent o precisa ser usada com desapego sem julgamento e sem a necessidade de estarmos certos ou errados Isso cabe ao cliente decidir - A segunda ferramenta de natureza interior a Curiosidade que tende a andar de m os dadas com a Intui o Curiosidade a habilidade que nos faz ir mais a fundo ir al m dos nossos limites Trata-se de um desejo de compreender o significado das coisas e ter experi ncias...