icon-bloqueado icon-busca arrow-down-sign-to-navigate

Edição #37 - Junho 2016

Localize rapidamente o conteúdo desejado

Editorial - Ed. 37

Caro leitor,

Trazemos nossa edição de número 37 com uma provocação/desabafo: Coaching Picareta.

Quem se dedica ao Coaching com seriedade, afinco e coração, sente, no dia a dia, crescer o receio de pessoas e empresas em relação tanto à metodologia como a quem a aplica. Já discutimos várias vezes na Revista a questão das formações de Coaching, (veja edição 32), onde muitas se transformaram em verdadeiras fábricas de coaches (veja edição 8), despejando no mercado centenas de novos coaches por mês.

Agora queremos abordar o resultado disto. Um tipo que está literalmente destruindo a imagem do Coaching, além de colocar em risco pessoas que a ele confiem suas dúvidas, incertezas, planos e metas.

Nota-se nitidamente dois tipos de coaches picaretas no mercado. Um intencional e outro não-intencional. Embora ambos sejam perigosos, o primeiro parece que irrita mais, pois possui alta visibilidade em redes sociais, utiliza o marketing digital de forma agressiva e faz promessas de salvação incríveis.

Este tipo, muitas vezes, tem poucas horas de formação, de qualidade questionável, mas brada aos quatro ventos um curriculum sensacional, inclusive com número de horas de atendimento de fazer inveja aos mais experientes. Alega cobrar valores muito altos e seu grande foco é o de ensinar você a fazer o mesmo. Novamente, voltamos, não à prática do coaching como fonte de renda, mas à formação de outras pessoas. O mesmo ocorre na área de palestrantes. Quem mais ganha dinheiro são aqueles que lotam salões com formações para novos palestrantes, vendendo a fórmula do sucesso.

O não-intencional é aquele que, após uma formação, acredita ser o novo salvador do planeta e vai se dedicar de corpo e alma a “ajudar pessoas”. Como acredita ter em mãos todas as ferramentas de que precisa, não investe em novas formações, ou estudos sobre a natureza humana, psicologia, filosofia, etc. Assim, a cada dia, vai aceitando desafios maiores para os quais não está preparado, colocando o cliente em sérios riscos.

Para discutir estes e outros pontos, montamos um dossiê incrível com cinco artigos produzidos por autores muito experientes e competentes.

Tenha uma excelente leitura,

Luciano Lannes
Editor

Artigo publicado em 07/08/2017
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

Editorial - Ed. 152 - Demissão Humanizada

Querido(a) leitor(a), Alguns temas não surgem de um planejamento editorial meticuloso. Eles emergem. Brotam de conversas aparentemente comuns, de encontros certos, de escutas atentas no momento exato. Foi assim com esta edição. Em novembro, enquanto assistia a uma mesa redonda no Congresso de Action Learning, em São Paulo, acompanhava com interesse as reflexões de Mônica Viveiros... leia mais

4 minutos

Editorial - Ed. 151 - Prática de Vida Integral

Querido(a) leitor(a), Chegamos a mais um final de ano. Alguém mais está com a sensação de que este ano passou meio rápido? Foi um ano de muitas mudanças no mundo, nas publicações, nas mídias sociais, na internet, nas empresas e nos RHs. Parece que duas letrinhas viraram a nova febre do momento “IA”. Mas o que queremos mesmo é falar sobre o humano. Alguns temas chegam de... leia mais

5 minutos

Ediitorial ed 150 - Action Learning - Parte II

Querido(a) leitor(a), Chegamos à edição 150 da Revista Coaching Brasil, e há algo profundamente simbólico nesse número redondo, cheio de sentido. Mais do que um marco editorial, esta edição representa um ciclo que se completa e, ao mesmo tempo, se renova. Em 2019, publicamos a edição 70, dedicada ao Action Learning, quando o Brasil recebeu pela primeira vez a Conferência... leia mais

4 minutos

Editorial - Ed. 149 - Action Learning

Querido(a), leitor(a), Nesta edição trazemos o tema Action Learning, Aprender Fazendo, Refletindo e Crescendo Juntos. Há algo profundamente transformador em uma pergunta bem-feita. Ela nos obriga a parar, olhar de novo, reconsiderar certezas. É isso que o Action Learning faz , ele nos convida a viver a coragem de não saber, a humildade de perguntar e a sabedoria de aprender com o... leia mais

4 minutos

Editorial - Ed. 148 - Cultura Organizacional

Querido(a), leitor(a), há algo invisível, mas sempre presente, que guia cada gesto, cada silêncio, cada decisão dentro de uma organização. É como uma música de fundo que nunca para de tocar, às vezes suave, às vezes estridente, às vezes quase inaudível, mas que dita o ritmo da dança. Essa música se chama Cultura Organizacional. Esse tema me acompanha há mais de três... leia mais

4 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium