revista-coaching-brasil-logo-1 icon-bloqueado icon-busca icon-edicoes icon-login arrow-down-sign-to-navigate

Edição #36 - Maio 2016

Localize rapidamente o conteúdo desejado

O que é Supervisão?

Este artigo tem a pretensão de trazer uma reflexão sobre supervisão, que apesar de ser uma nova aplicação no coaching, se faz bastante necessária, pois temos debatido sobre este tema nas ICFs Globais desde 2009, e no Brasil iniciamos este debate em 2012. Na ICF Global de Londres em 2012 tive o primeiro contato com um curso de certificação em supervisão, já trabalháva­mos com supervisão no nosso curso de Formação de Coaches, mas tinha interes­se em me aprofundar e saber mais sobre as diferenças entre coaching, mentoria e supervisão. Então me inscrevi para o curso em 2014 na segunda turma de supervisão de UK realizado nos EUA.

Neste artigo, vou trazer uma pequena amostra das leituras que fiz sobre o tema durante o curso e até mesmo transcrever alguns supervisores e autores com quem tive contato durante o curso.



Visão histórica da supervisão

Michael Carroll e Robin Shohet são supervisores há mais de 30 anos e eles contam em seus livros que existem evi­dências de que a supervisão nasceu na psiquiatria na épo­ca de Freud através das discussões e reflexões práticas em pequenos grupos.

Nos anos 80 a supervisão fixou seu domínio na Inglaterra tendo como campo de atuação, além da psicologia e psi­quiatria, todos os tipos de profissionais que lidassem com riscos e pessoas, tanto da saúde, quanto da educação in­cluindo até o serviço policial, estabelecendo critérios de credenciamento e possibilitando a ampliação da prática como uma ferramenta de desenvolvimento.

Com isso, a supervisão deixa de ter um olhar de como o trabalho era feito, para uma reflexão prática de como de­veria ser feito, em termos de uma melhoria para o futuro.



O que se entende por supervisão?

Supervisão é uma forma de aprendizado experimental. É a reflexão sobre a ação, na verdade, a reflexão em ação, onde no presente consideramos o passado para influen­ciar uma ação de futuro. Para fazer sentido, nós entende­mos, e em entendendo, nós aprendemos e, aprendendo fazemos diferente. Segundo Michael Carroll, a supervisão é um ciclo de aprendizado. Na conversa em que chama­mos de supervisão, ele diz que é uma conversa sobre a conversa, nós damos significado a eventos e comporta­mentos, onde esperamos aprender com o aprendizado, o que vamos fazer na sequência.

Para ler este artigo completo...
Faça login ou conheça as vantagens de ser premium.
Faça seu login Veja as vantagens de ser Premium
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

Formas profundas de enxergar as mudanças e criar o futuro

Para que a projeção de futuro seja útil para as organizações, ela deve ter sete dimensões. A primeira é que a jornada é focada no aprendizado e não em previsões específicas ou metas estratégicas. A jornada é contínua, adaptativa e baseada em narrativas. Em segundo lugar, para as organizações se transformarem, elas devem desafiar seu futuro usado: elas continuam com práticas que... leia mais

9 minutos

Coaching Interno e a musicalidade do Coaching de Equipas

Prelúdio Investir em Coaching Interno reflete o grau de maturidade das Empresas que apostam numa cultura sustentada de desenvolvimento dos seus recursos mais valiosos, as pessoas. Esta é uma história na primeira pessoa, uma história que desejo partilhar com o leitor. Convido-o a visitar o mundo do Coaching de Equipas dentro de uma Empresa portuguesa de grande dimensão. Esta... leia mais

16 minutos

Autocompaixão: o cuidado começando por nós

Quando um amigo querido não está bem, normalmente temos o impulso de ajudá-lo. Buscamos acolher seus sentimentos, usar um tom de voz suave e nossas melhores palavras. Já quando se trata de nós mesmos e de algum sofrimento, sentimento de inadequação ou de falha que vivenciamos, tendemos a nos tratar diferente. Costumamos acionar nossa autocrítica e um tom de voz interno mais áspero.... leia mais

15 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium