revista-coaching-brasil-logo-1 icon-bloqueado icon-busca icon-edicoes icon-login arrow-down-sign-to-navigate

Edição #35 - Abril 2016

Localize rapidamente o conteúdo desejado

Crise ética e DECADÊNCIA de valores

"Ética é o conjunto de valores e princípios que nós usamos para decidir as três grandes questões da vida: Quero? Devo? Posso? Tem coisa que eu que­ro mas não devo, tem coisa que eu devo mas não posso e tem coisa que eu posso mas não quero."
Mario Sergio Cortella

Crise.... Palavra muito ouvida nos dias de hoje. Estamos em crise, econômica, social, moral...

Por vezes tenho a sensação de que a sociedade contemporânea está se de­sintegrando.

Escândalos, epidemias, guerras, terrorismo, fome, violência, destruição da natureza...

Apesar de toda a tecnologia, quando assisto aos telejornais, deparo-me com cenas da idade média, por um lado a “peste”, entenda-se zika, gripe suína, dengue, chikungunya e, por outro, violência digna de “Átila, o Huno” e suas hordas bárbaras!

A corrupção está em toda parte, desde o sujeito que suborna o guarda por­que parou em local proibido, às pequenas mentiras do dia a dia, até os gran­des escândalos políticos.

Fala-se muito da crise ética e moral que assola nossa sociedade, mas pouco se faz para superá-la.

Afinal, que crise é essa? Será que, como humanos, perdemos a capacidade de coexistirmos em paz e harmonia? Para onde foram os valores e princípios que deveriam nos guiar?

Arrisca-se um palpite: enfrentamos uma crise ética, uma degeneração dos valores que nos serviam de parâmetro e que nos diferenciam dos outros animais, que nos caracterizam como seres racionais.

É perfeitamente compreensível que dian­te de tantas mudanças sociais, culturais e econômicas, alguns valores sejam revistos e readequados para atenderem aos novos padrões sociais.

Porém, os valores éticos, também chama­dos de “princípios éticos universais”, tais como respeito pelas pessoa e justiça, são desejáveis e necessários sempre, qualquer que seja a cultura, costume ou socie­dade.

Para prosseguir­mos com nossa re­flexão é preciso es­tabelecer sobre o que estamos falan­do: da ética como um valor verdadei­ro ou apenas como uma imagem positi­va a ser mostrada à sociedade?

Na sociedade atual, que preza cada vez mais a aparência, há cidadãos que, em pú­blico, comportam-se de acordo com as re­gras sociais e culturais estabelecidas pela sociedade e, aparentemente, prezam os valores morais; porém, em particular, ado­tam posturas absolutamente vis e reprová­veis.

Basta observarmos a política, discursos complemente descolados da prática, incoe­rência total... mas isso é outra discussão...

Para ler este artigo completo...
Faça login ou conheça as vantagens de ser premium.
Faça seu login Veja as vantagens de ser Premium
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

O fantástico mundo de coisas que só acontecem na minha cabeça

Há tempos eu vinha lidando com uma questão incômoda e resolvi buscar ajuda terapêutica. Resolvi apostar na constelação familiar, por mapear sistemicamente elementos menos conscientes do problema. Para iniciar o processo, a consteladora me pediu para relatar o que eu buscava. Em tom de vítima desolada, despejei um monte de palavras: “Os clientes estão indo embora...... leia mais

6 minutos

Você também é incongruente com o que faz e fala?

Muita gente relata ter escolhido trabalhar como coach, facilitador ou consultor por poder ter a oportunidade de se autodesenvolver enquanto apoia no desenvolvimento de outras pessoas. Parece que, quanto mais conhecemos nosso universo interno, padrões e nossos lados de luz e sombra, mais conseguimos apoiar nossos clientes a fazerem o mesmo. Mas daí, um fenômeno inesperado parece acontecer... leia mais

6 minutos

O que fazer perante uma parceria que não funciona?

Observo uma tendência de coaches em início de carreira buscarem parcerias profissionais baseando-se em vários pressupostos: juntos somos mais fortes, é melhor operar em redes, colaborar etc. Ou, talvez, optam por andar em parcerias como um antídoto contra a insegurança inicial que todo profissional precisa vencer. Mas, contradizendo os pressupostos de quando embarcaram na parceria,... leia mais

6 minutos

Qual o segredo para manter a felicidade e a motivação depois dos 80?

Mêncio, mestre da antiga China, chama de "saber inato o que não é necessário aprender, porque já se sabe." Você já parou para pensar se está crescendo em sabedoria conforme avança em idade? Um encontro espontâneo de apenas 15 minutos me chamou atenção para essa pergunta. Estava de férias na Alemanha, passeando com meu esposo, cunhado e sogro. Nosso destino era um Biergarten na... leia mais

5 minutos

Experiência sem sentir, faz sentido?

“Eu tinha sonhos e objetivos, bati metas, tive ascensão de carreira. Recebi aplausos. Me realizei, mas estava sempre em débito com alguma coisa. A carreira foi sem sentir. Até que um dia, nada mais fazia sentido”. Essa frase é da Emma, uma colega coach, mas poderia ser minha. E acredito que alguns leitores coaches e profissionais de desenvolvimento se identificam com ela também. ... leia mais

5 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium