revista-coaching-brasil-logo-1 icon-bloqueado icon-busca icon-edicoes icon-login arrow-down-sign-to-navigate

Edição #34 - Março 2016

Localize rapidamente o conteúdo desejado

Dicas para se tornar um Coach mais seguro

- Cultive o pensamento positivo e saia da sua zona de conforto;
- Confie em si mesmo e reforce seus talentos;
- Aprofunde no seu autoconhecimento;
- Aprenda com os seus erros e seja flexível;
- Controle o seu crítico interno;
- Confie mais na sua intuição elaborada.

Não é à toa que sempre reforçamos as diferenças entre Coaching, terapia, consultoria, etc, pois, é muito comum que a insegurança faça você agir e atuar mais na sua zona de conforto, isto é, que você aja como está acostumado, sendo diretivo e responsivo. Lembre-se: você não tem todas as respostas e como Coach não deve dar nenhuma!...

Nós temos um “termômetro interno de sucesso” que nos induz a tentar ter respostas sobre tudo... Cuidado!

Lembre-se que um processo de Coaching, assim como todo processo de crescimento, mudança, transformação e desenvolvimento pessoal, é um “jogo de luzes e sombras”, cabe ao Coach apoiar o seu Coachee a ampliar a consciência e escolha (do Coachee) sobre onde quer jogar luz!

Até agora falei das inseguranças do Coach, mas creio que seja pertinente também falar sobre as dificuldades práticas para se colocar no mercado de Coaching, em seus primeiros passos. São elas:

- Como identificar o meu nicho de atuação?
- Como prospectar meus clientes?
- Pessoa física ou pessoa jurídica?
- Como cobrar?


- Como identificar o meu nicho de mercado?

Para realizar escolhas conscientes de o que fazer e para quem prestar os seus serviços como Coach, é necessário que você use toda a sua maturidade para identificar o seu nicho de atuação.

Nicho de mercado é um conjunto de pessoas com características e necessidades específicas a serem atendidas. Isso significa a oportunidade de atender com excelência a uma necessidade específica para determinado público-alvo prioritário, consolidando-se como o fornecedor número 1 na cabeça do consumidor (share of mind).

Um nicho é algo que deve ser encontrado. Um nicho deve ser descoberto, identificado e "aproveitado". É tal e qual aquela brincadeira da Dança das Cadeiras, a cadeira vaga será de quem chegar primeiro!

Para ler este artigo completo...
Faça login ou conheça as vantagens de ser premium.
Faça seu login Veja as vantagens de ser Premium
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

6 dicas para apoiar a Diversidade e Inclusão sem medo de pisar na bola

Cada dia mais as organizações têm dado importância à Diversidade e Inclusão (D&I). Mesmo que essa evolução não seja linear, e em meio de avanços haja também tristes histórias e retrocessos, esse é um caminho sem volta. Quer seja por perceber o valor humano inerente a estas questões, pela preocupação com a imagem da organização ou pela potencial melhoria de resultados associados... leia mais

12 minutos

Liderança na era da Inteligência Artificial

Estamos em meio a uma das maiores transformações tecnológicas da história moderna, e a liderança não é mais como era antes. Fomos criados e forjados num mundo onde os líderes tinham tempo para planejar, refletir e agir em um mundo relativamente estável. Hoje, com a ascensão da inteligência artificial (IA), os desafios e as oportunidades mudaram radicalmente e, o impacto da IA sobre... leia mais

11 minutos

Ao invés de resistir às mudanças, seja parte delas

Vivemos tempos de grande transição, e as mudanças destes tempos não estão acontecendo somente por conta do rápido avanço tecnológico. Sim, o avanço tecnológico é enorme, mas ele, em conjunto com outros elementos, como o advento da pandemia, a falência de modelos econômicos e políticos atuais, as novas gerações que tem outra mentalidade, as gerações maduras, cada vez mais... leia mais

10 minutos

A Comunicação Direta no Coaching: Estratégias para Aprimorar e Superar Barreiras

A comunicação direta é uma habilidade fundamental no coaching, essencial para criar consciência e facilitar o desenvolvimento dos clientes. Neste artigo exploraremos a importância dessa forma de comunicação, no contexto das Core Competencies da ICF, identificaremos as barreiras que podem surgir, estratégias para superá-las e, como nós, coaches, aprimorando as habilidades de... leia mais

13 minutos

Competências do PENSAR para atuar em Desafios Complexos

Introdução Estamos em 2024! Quase nove anos se passaram desde a realização de uma das mais marcantes assembleias da ONU. Representantes de 193 países assinaram um pacto global para tratar problemas críticos do mundo, estabelecendo os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) com metas específicas para garantir um desenvolvimento sustentável. Apesar das expectativas iniciais,... leia mais

14 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium