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Edição #32 - Janeiro 2016

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O Coaching Executivo e Empresarial e a Análise Transacional

“Dizer ‘Olá!’ corretamente é ver a outra pes­soa, ter consciência dela como um fenôme­no, acontecer para o outro e estar pronto para que o outro aconteça para você”.
BER­NE (1988, pg.19).

Essa frase de Berne expressa a profunda relação da Análise Transacional com o Coa­ching Executivo e Empresarial. A relação do Coach com seu coachee, e vice-versa, neces­sita desse grau de profundidade para que os resultados desejados sejam alcançados.

Mas afinal, o que é Análise Transacional? O que é Coaching Executivo e Empresarial?

Responder a essas questões, buscando a semelhança e complementariedade dessas intervenções proporcionados por esses dois campos de conhecimento, por meio de uma discussão teórica, é o objetivo deste artigo.

A Análise Transacional (AT) é definida pelo seu criador como:

“..... uma teoria da personalidade, da ação social e um método clínico de psicoterapia, baseada na análise de todas as possíveis transações entre duas ou mais pessoas, com base em estados de ego especificamente de­finidos, num número finito de tipos estabelecidos.” Berne (1988, pg. 32)

O Coaching Executivo e Empresarial, por sua vez, é uma área de conhecimento que emergiu na segunda metade do século XX, contemporaneamente à AT, e que estabele­ce uma “parceria entre um Coach Executivo e Empresarial e um gestor que se propõe a elevar, de forma sustentável, sua perfor­mance profissional, a da sua equipe e da organização para a qual trabalha”. (Rosa R. Krausz, 2007).

As teorias da AT e do Coaching Executivo Empresarial procuram, no contexto atual, atender as demandas comuns nas organi­zações concernentes a questões comporta­mentais que não conseguem ser conduzidas somente por intervenções técnicas ou ad­ministrativas ou por treinamentos padroni­zados, os quais abarcam crenças, valores e comportamentos estereotipados e repetiti­vos. A compreensão das teorias da AT e Coa­ching Executivo Empresarial vem com o ob­jetivo de possibilitar o entendimento dessas questões e, consequentemente, fornecer ao Coach, ao transpor teoria e prática, modos de intervenções adequadas.

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