“Dizer ‘Olá!’ corretamente é ver a outra pessoa, ter consciência dela como um fenômeno, acontecer para o outro e estar pronto para que o outro aconteça para você”.
BERNE (1988, pg.19).
Essa frase de Berne expressa a profunda relação da Análise Transacional com o Coaching Executivo e Empresarial. A relação do Coach com seu coachee, e vice-versa, necessita desse grau de profundidade para que os resultados desejados sejam alcançados.
Mas afinal, o que é Análise Transacional? O que é Coaching Executivo e Empresarial?
Responder a essas questões, buscando a semelhança e complementariedade dessas intervenções proporcionados por esses dois campos de conhecimento, por meio de uma discussão teórica, é o objetivo deste artigo.
A Análise Transacional (AT) é definida pelo seu criador como:
“..... uma teoria da personalidade, da ação social e um método clínico de psicoterapia, baseada na análise de todas as possíveis transações entre duas ou mais pessoas, com base em estados de ego especificamente definidos, num número finito de tipos estabelecidos.” Berne (1988, pg. 32)
O Coaching Executivo e Empresarial, por sua vez, é uma área de conhecimento que emergiu na segunda metade do século XX, contemporaneamente à AT, e que estabelece uma “parceria entre um Coach Executivo e Empresarial e um gestor que se propõe a elevar, de forma sustentável, sua performance profissional, a da sua equipe e da organização para a qual trabalha”. (Rosa R. Krausz, 2007).
As teorias da AT e do Coaching Executivo Empresarial procuram, no contexto atual, atender as demandas comuns nas organizações concernentes a questões comportamentais que não conseguem ser conduzidas somente por intervenções técnicas ou administrativas ou por treinamentos padronizados, os quais abarcam crenças, valores e comportamentos estereotipados e repetitivos. A compreensão das teorias da AT e Coaching Executivo Empresarial vem com o objetivo de possibilitar o entendimento dessas questões e, consequentemente, fornecer ao Coach, ao transpor teoria e prática, modos de intervenções adequadas.