revista-coaching-brasil-logo-1 icon-bloqueado icon-busca icon-edicoes icon-login arrow-down-sign-to-navigate

Edição #31 - Dezembro 2015

Localize rapidamente o conteúdo desejado

CONTRATANDO COACHING EXECUTIVO - Um diferencial possível?

Aos olhos de um observador, a prática do coaching executivo pode parecer pouco mais que uma “conversa”, mas além desse cenário encontram-se elementos ativos que catalisam o processo de aprendizagem e mudança, que ao longo do tempo refletirão os resultados efetivos do diálogo ali estabelecido.

Este diálogo é permeado por um contexto abrangente e complexo, que envolve o presente - “aqui e agora” - pode incluir algo do passado e certamente focaliza o futuro dos envolvidos – o coachee e a empresa.

Portanto, é a partir do diálogo ativo entre coach e coachee que se estabelece a relação profissional do processo de coaching executivo, cuja finalidade é apoiar o coachee na aquisição da autoconsciência, autoconfiança e autonomia para atuar na construção e implementação das soluções e mudanças que atendam as demandas da situação que levaram a empresa ou o coachee a procurar ou a ser indicado a um processo de coaching executivo.

Adicionalmente a isso, o processo de coaching executivo possui demandas e finalidades típicas do contexto empresarial e/ ou do próprio coachee, dentre as quais podemos focalizar o desenvolvimento das pessoas, a prevenção e solução de problemas e, o desenvolvimento organizacional.

Considerando que a busca pelo processo de coaching está orientado para um ou mais desses focos e que a abordagem, o processo e metodologia do coaching executivo podem sofrer variações influenciadas pela formação do coach e das diferentes escolas que têm surgido nessa área, torna-se relevante observar alguns cuidados na contratação do processo de coaching executivo, pois, em organizações que já incorporaram este processo como estratégia de desenvolvimento de seus executivos, as diferenças de condução do processo podem ser avaliadas de forma equivocada e assim levar a decisões imprecisas sobre os resultados do coaching executivo.

As associações dos profissionais de recursos humanos que acompanham os movimentos do mercado de serviços em gestão de pessoas revelam tendência de crescimento na contratação de coaching executivo pelas empresas, apesar das turbulências políticas e econômicas que impactam o mercado executivo de modo geral.

Para ler este artigo completo...
Faça login ou conheça as vantagens de ser premium.
Faça seu login Veja as vantagens de ser Premium
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

Conduzindo e aprendendo com os processos de coaching executivo individual

Vocês podem achar estranho a inclusão da palavra conduzir no título deste texto. No dicionário Aurélio vemos que significa “ir junto com ou dentro de (algo), de um lugar para outro, dando-lhe direção e/ou comando; guiar, dirigir”. Sabemos que coaching se trata de uma parceria com nosso cliente, um trabalho sem hierarquia, de igual para igual; o “ir junto com, de um lugar para... leia mais

12 minutos

Coaching Executivo – Uma relação de confiança

Nesta década, o uso do coaching, como processo de desenvolvimento profissional ou pessoal, muito se intensificou. Não apenas refiro-me ao fato de que o coaching passou a ser usado por grande maioria das organizações, como também passou a ser oferecido em larga escala, para os diversos níveis de liderança – de presidentes até supervisores. As múltiplas soluções encontradas pelas... leia mais

9 minutos

Coaching executivo: aplicações e desafios

Origens do coaching executivo O coaching executivo nasceu como uma subdisciplina do coaching na década de 1980, na mesma época em que a área de Desenvolvimento Organizacional ganhou projeção, programas de assessment foram lançados por consultorias internacionais e sistemas de avaliação 360 graus começaram a ganhar espaço. Segundo Kilburg e Dietrich, foi também nos anos 1980 que... leia mais

9 minutos

Coaching executivo – Estratégia para resultados

Em meados de 1942, Carl Rogers publicou sua obra “Counseling and Psychotherapy”, baseada em suas intervenções de aconselhamento profissional no ambiente corporativo, onde acenava para a necessidade de desenvolvimento de pessoas. A partir de então, seus estudos apontavam que o aspecto social em uma organização teria mais importância do que o foco em produtividade em si. Hoje, em plena... leia mais

8 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium