Neste artigo, desejo convidar você, leitor, a refletir sobre a importância da ética profissional no processo de coaching e compartilhar o meu ponto de vista no papel de líder representante da ICF Brasil, oferecendo-lhe uma síntese do que a International Coach Federation (ICF) define em seu código de ética e padrões de conduta profissional em suas últimas atualizações.
A demanda por coaches profissionais vem crescendo mundialmente. No Brasil, mais recentemente, é notável o crescimento do número de programas de formação em coaching e de pessoas que desejam conhecer mais sobre o assunto e/ ou tem interesse em atuar como coach. E com isso, cresce igualmente a importância por uma prática ética.
Entende-se por ética “um conjunto de princípios e valores que guiam e orientam as relações humanas em uma sociedade”. A conduta humana é, em grande parte, de natureza relacional e todas as ações e decisões que tomamos afetam as outras pessoas.
É no relacionamento que os valores se efetivam. Na esfera do coaching, isso se evidencia na relação coach e coachee; professor e aluno de coaching (na formação); supervisor e coach (na supervisão); e também entre mentor e coach (na mentoria).
A prática do coaching requer que o coach tenha o entendimento sobre a ética e padrões de conduta e possua habilidade para aplicá-los adequadamente em todas as situações de coaching.
Mais do que seguir um conjunto de regras e padrões de conduta, é fundamental que a busca por ser coach se desenvolva em consonância com o modo como pensamos, sentimos e agimos em todas as interações.
SOBRE A INTERNATIONAL COACH FEDERATION
Fundada em 1995, a International Coach Federation (ICF) é a principal organização global dedicada ao avanço da profissão de coaching, fornecendo certificação independente e construindo uma rede mundial de coaches credenciados. A ICF está presente em 136 países e conta atualmente com mais de 25.000 membros.
Comprometida em manter e promover a excelência em coaching, a cada três anos a ICF faz uma revisão do Código de Ética para garantir sua aderência às mudanças existentes dentro do mercado de coaching, refletindo a evolução dos processos e sua contínua relevância para membros da ICF e os titulares credenciados.