Estabelecer metas e objetivos é uma forma de pensar no crescimento da carreira e visar um futuro de sucesso dentro de um negócio, empresa ou corporação. Podemos dizer – e isso está cada vez mais claro – que as mudanças no mercado de trabalho também alteraram os interesses e as ambições dos colaboradores dentro de uma organização. Se antigamente as pessoas passavam a vida toda trabalhando em um mesmo emprego, hoje em dia os novos profissionais desejam atuar em empresas que permitam chances de crescimento e aprendizado contínuos (muitas vezes, apenas ter um salário bom não é atrativo para o funcionário).
Além de buscar oportunidades em empresas que ofereçam um bom salário e oportunidades de exercitar suas competências, os profissionais também desejam trabalhar em organizações que ofereçam perspectivas de crescimento e desenvolvimento profissional, pessoal e financeiro. Para alinhar os interesses de um colaborador com as competências que a empresa espera dele, uma estratégia adotada por ambas as partes é fazer um plano de carreira.
O plano de carreira é definido como um conjunto de ações que um profissional deve tomar em conjunto com a sua empresa para estabelecer formas sistemáticas para alcançar seus objetivos profissionais. Nesse sentido, tanto o profissional quanto a empresa terão vantagens, benefícios e trabalharão juntos para um crescimento mútuo.