Olá amigo leitor e coach, hoje eu quero conversar com você sobre o que faz um Coach de Carreira ser diferenciado no mercado e, a resposta disso está na base sólida e nos conhecimentos que estão por trás das ferramentas de coaching.
Eu não sei se você conhece minha história, mas eu iniciei minha jornada nesse tema, no mercado, como orientador vocacional e profissional. Sou pedagogo formado, e me encantei pela possibilidade, quando ainda era diretor de escola, de poder ajudar adolescentes e jovens em suas escolhas profissionais. Para que isso realmente fosse possível, eu comecei a pesquisar bastante sobre o tema. Até então, o coaching não tinha cruzado minha vida, aliás acho que não tinha cruzado a vida de milhares de pessoas ainda no Brasil. Durante essas buscas por informações, eu fui descobrindo conceitos e pesquisas importantes, e que me ajudaram muito a construir um método de coaching vocacional e atuar como coach de carreira. Posso te dizer com segurança que conhecer essas teorias, me deixou bem mais seguro para atuar nos diferentes desafios em coaching de carreira.
Bom, vamos conhecer um pouco destas teorias, mas eu recomendo que você, se estiver com vontade de fazer a diferença, busque mais conhecimentos profundos sobre o que vou te mostrar!
Vamos a elas:
O primeiro teórico na área da psicologia vocacional foi Frank Parson (1909), responsável pela primeira teoria no assunto, que resultou no livro “Choosing a vocation”. Segundo o autor, a escolha adequada de uma vocação segue três fatores importantes: exame do indivíduo (inclusive o autoexame), exame das profissões e ocupações e o estabelecimento da relação entre elas. Desde a publicação de sua teoria, vários outros modelos e teorias foram desenvolvidos para contribuir não somente para a escolha da carreira, mas na escolha e no desenvolvimento profissional.