revista-coaching-brasil-logo-1 icon-bloqueado icon-busca icon-edicoes icon-login arrow-down-sign-to-navigate

Edição #26 - Julho 2015

Localize rapidamente o conteúdo desejado

Fazer

“Um relacionamento de coaching bem sucedido é sempre uma história de transformação, não apenas de níveis mais elevados de desempenho."
Robert Hargrove (1995, p.81)

A frase-título deste artigo ecoa em nossos ouvidos desde a primeira vez em que a ouvimos, proferida pela Dra. Rosa Krausz em um dos módulos da for­mação de coaching executivo e empresarial (2011). Naquele momento, a afirmação pareceu-nos tão clara e ao mesmo tempo nebulosa, como se escon­desse uma dura verdade por detrás das palavras. E de fato escondia, ao menos, uma necessidade de mais profunda reflexão e compreensão.

“Trata-se de uma verdade paradoxal – mas absolutamente real – e também de um importante princípio da vida, o fato de que a maneira mais provável de se alcançar um objetivo é não man­ter-se focado especificamente nele, mas em algo bem mais am­bicioso” (TOYNBEE apud DE VRIES, p. 63).

Com esta fonte de inspiração inicial, construímos este artigo trabalhando basicamente com o conceito de co­aching executivo como um processo que visa a apoiar indivíduos a aprimo­rarem seu desempenho no papel exer­cido na empresa como um catalisador de mudanças.

Um universo de possibilidades se abre quando compreendemos o sistema no qual se insere o coachee. A cultura da empresa, os jogos de poder, as reais motivações que o encaminharam a um processo de coaching, as expectativas de todos os envolvidos, os parceiros de jornada, os não parceiros, as liga­ções existentes entre os elementos intrapsíquicos e interpessoais. Quais os riscos ao coachee atingir a meta tão aspirada? Quais os riscos ao não atin­gir? Quem serão os beneficiários desta empreitada? Há os que perdem? Quem são os que perdem?

O coaching executivo precisa encarar esta realidade com profundidade e se­riedade. Não se trata apenas de fazer coaching com um executivo, mas com tudo o que envolve este indivíduo. É como se casar e levar junto toda a fa­mília que, certamente, interferirá na relação por muito tempo, ainda que não se dê conta disto.

Para ler este artigo completo...
Faça login ou conheça as vantagens de ser premium.
Faça seu login Veja as vantagens de ser Premium
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

Conduzindo e aprendendo com os processos de coaching executivo individual

Vocês podem achar estranho a inclusão da palavra conduzir no título deste texto. No dicionário Aurélio vemos que significa “ir junto com ou dentro de (algo), de um lugar para outro, dando-lhe direção e/ou comando; guiar, dirigir”. Sabemos que coaching se trata de uma parceria com nosso cliente, um trabalho sem hierarquia, de igual para igual; o “ir junto com, de um lugar para... leia mais

12 minutos

Coaching Executivo – Uma relação de confiança

Nesta década, o uso do coaching, como processo de desenvolvimento profissional ou pessoal, muito se intensificou. Não apenas refiro-me ao fato de que o coaching passou a ser usado por grande maioria das organizações, como também passou a ser oferecido em larga escala, para os diversos níveis de liderança – de presidentes até supervisores. As múltiplas soluções encontradas pelas... leia mais

9 minutos

Coaching executivo: aplicações e desafios

Origens do coaching executivo O coaching executivo nasceu como uma subdisciplina do coaching na década de 1980, na mesma época em que a área de Desenvolvimento Organizacional ganhou projeção, programas de assessment foram lançados por consultorias internacionais e sistemas de avaliação 360 graus começaram a ganhar espaço. Segundo Kilburg e Dietrich, foi também nos anos 1980 que... leia mais

9 minutos

Coaching executivo – Estratégia para resultados

Em meados de 1942, Carl Rogers publicou sua obra “Counseling and Psychotherapy”, baseada em suas intervenções de aconselhamento profissional no ambiente corporativo, onde acenava para a necessidade de desenvolvimento de pessoas. A partir de então, seus estudos apontavam que o aspecto social em uma organização teria mais importância do que o foco em produtividade em si. Hoje, em plena... leia mais

8 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium