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Edição #26 - Julho 2015

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ROI nos processos de Coaching - Ele é de fato necessário?

Prezado amigo Coach,

É um grande prazer poder compartilhar com você um questionamento com o qual nos deparamos com frequência em nossa atividade: “Qual retorno terei ao investir em Coaching?” “Porque devo gastar dinheiro com isto?”

Muito se fala dos inegáveis benefícios que o Coaching oferece, seja para o indivíduo, grupos ou empresas. Sabemos que todos ganham e estamos seguros do valor que há naquilo que fazemos e oferecemos. Muitos destes benefícios só são possíveis de serem percebidos depois que se passa por pelo menos duas ou três sessões, o que faz mui­to sentido, é claro. As descobertas vão cer­tamente ocorrendo através das experiên­cias e dinâmicas vividas, de forma que é jus­tamente a partir daí que o Coachee passa a tornar tangível e mais aceitável e amistosa a relação de valor x preço. Há neste momento uma maneira informal e empírica de cálculo do ROI – Return on Investment – Retorno sobre Investimento. Ela se dá pela percep­ção de valor obtida durante ou após o pro­cesso, e está íntima e diretamente ligada à sensação de sucesso e de alinhamento en­tre sua expectativa e sua realização, forte­mente baseada nos seus parâmetros de re­sultados e nas mudanças comportamentais, que evidentemente repercutem nas organi­zações – essas sim possivelmente mensurá­veis. Esta é a perspectiva do Coachee, não necessariamente da Empresa contratante.

E é para este público que há a necessidade de se ter algo que lhes pareça mais seguro, numericamente provado e, portanto tan­gível. Os benefícios para as empresas são, em sua grande maioria, baseados em regras matemáticas e não em valores chamados intangíveis. A maior parte dos projetos, seja qual for, precisa ser justificado também sob o ângulo de custo x benefício. Existem vários estudos que apontam ROI positivo para as empresas que adotaram o Coaching como mecanismo de aprimoramento e desenvolvimento humano. Algumas meto­dologias são sugeridas para que se chegue a um número que possa ser aceito e com­preendido. Para as corporações, a maneira mais simples de fazê-lo é aplicando a razão entre o lucro líquido (já descontado o valor do investimento em Coaching) e o investi­mento financeiro no processo de Coaching. Portanto, o ROI é uma metodologia criada para atender uma parte da organização que necessita de aspectos tangíveis para tomada de decisão, ainda que ele peque em não atender eficientemente questões subje­tivas e intangíveis.

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