icon-bloqueado icon-busca arrow-down-sign-to-navigate

Edição #26 - Julho 2015

Localize rapidamente o conteúdo desejado

ROI nos processos de Coaching - Ele é de fato necessário?

Prezado amigo Coach um grande prazer poder compartilhar com voc um questionamento com o qual nos deparamos com frequ ncia em nossa atividade Qual retorno terei ao investir em Coaching Porque devo gastar dinheiro com isto Muito se fala dos ineg veis benef cios que o Coaching oferece seja para o indiv duo grupos ou empresas Sabemos que todos ganham e estamos seguros do valor que h naquilo que fazemos e oferecemos Muitos destes benef cios s s o poss veis de serem percebidos depois que se passa por pelo menos duas ou tr s sess es o que faz mui to sentido claro As descobertas v o cer tamente ocorrendo atrav s das experi n cias e din micas vividas de forma que jus tamente a partir da que o Coachee passa a tornar tang vel e mais aceit vel e amistosa a rela o de valor x pre o H neste momento uma maneira informal e emp rica de c lculo do ROI Return on Investment Retorno sobre Investimento Ela se d pela percep o de valor obtida durante ou ap s o pro cesso e est ntima e diretamente ligada sensa o de sucesso e de alinhamento en tre sua expectativa e sua realiza o forte mente baseada nos seus par metros de re sultados e nas mudan as comportamentais que evidentemente repercutem nas organi za es essas sim possivelmente mensur veis Esta a perspectiva do Coachee n o necessariamente da Empresa contratante E para este p blico que h a necessidade de se ter algo que lhes pare a mais seguro numericamente provado e portanto tan g vel Os benef cios para as empresas s o em sua grande maioria baseados em regras matem ticas e n o em valores chamados intang veis A maior parte dos projetos seja qual for precisa ser justificado tamb m sob o ngulo de custo x benef cio Existem v rios estudos que apontam ROI positivo para as empresas que adotaram o Coaching como mecanismo de aprimoramento e desenvolvimento humano Algumas meto dologias s o sugeridas para que se chegue a um n mero que possa ser aceito e com preendido Para as corpora es a maneira mais simples de faz -lo aplicando a raz o entre o lucro l quido j descontado o valor do investimento em Coaching e o investi mento financeiro no processo de Coaching Portanto o ROI uma metodologia criada para atender uma parte da organiza o que necessita de aspectos tang veis para tomada de decis o ainda que ele peque em n o atender eficientemente quest es subje tivas e intang veis Alguns autores consideram que a ado o nica do ROI como fer ramenta para a tomada de deci s o para investimento em Coa ching seja um modelo n o muito confi vel ou at mesmo insufi ciente por trazer v rios riscos ao n o considerar justamente estes valores intang veis Como n o estamos tratando da compra de um equipamento de um im vel ou qualquer bem ma terial entendo que tenhamos que nos ater a outras vari veis para que este c lculo tenha um sentido mais amplo Sabemos...
Para ler este artigo completo...
Faça login ou conheça as vantagens de ser premium.
Faça seu login Veja as vantagens de ser Premium
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

Liberdade que amplifica - como as Estruturas Libertadoras potencializam a Educação Experiencial

Qual o impacto das nossas conversas? Se há algo que aprendemos ao longo dos últimos 15 anos facilitando grupos – seja no alto de uma montanha, em uma sala de hotel ou no chão de uma fábrica – é que a qualidade da experiência está diretamente ligada à qualidade das interações que ela proporciona. Vivências incríveis podem se perder em reflexões rasas. Já conversas... leia mais

9 minutos

A Aliança de Coaching Climático - Um Movimento Global de Coaching, Abordando a Crise Climática

Imagine uma comunidade de coaching onde os participantes colocam suas ideias e habilidades a serviço de um objetivo muito maior do que eles próprios ou seus clientes. Uma comunidade onde a sabedoria é ativamente buscada em outras culturas, incluindo os povos indígenas, e onde a natureza é um guia sempre presente para enfrentar as maiores ameaças do nosso tempo. Bem-vindo  ao Climate... leia mais

14 minutos

A Liderança no Brasil: uma visão do Leadership Circle

No Leadership Circle, acreditamos que elevar a liderança é mais do que um ideal: é uma necessidade urgente. Nosso propósito ganha relevância especial no mundo complexo em que vivemos, onde as decisões dos líderes impactam não apenas suas organizações, mas também comunidades, territórios e até mesmo o planeta. O Leadership Circle existe sob a premissa de que há um Modelo Universal... leia mais

11 minutos

Abundância: O que Acontece Quando Paramos de Contar e Começamos a Viver

E eis que começamos a adentrar neste terreno da abundância, que visualizamos fértil, em todos os sentidos. E vamos compartilhar aqui o que encontramos…   O primeiro achado que encontramos foi que, depois de conversarmos sobre a escassez e perguntarmos “e a abundância?”, as respostas imediatas eram: “é o oposto”. E assim fomos criando uma imagem deste oposto, que... leia mais

11 minutos

Uma jornada em busca de ter voz

"É possível mudar nossas vidas e a atitude daqueles que nos cercam simplesmente mudando a nós mesmos" - Rudolf Dreikurs Desde criança eu tinha uma ambição, mas não era uma ambição em possuir isso ou aquilo, mas uma ambição em ser alguém que tivesse algo a dizer e que as pessoas quisessem ouvir. Me pergunto quando e onde isso surgiu e só consigo pensar que talvez... leia mais

10 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium