Prezado amigo Coach um grande prazer poder compartilhar com voc um questionamento com o qual nos deparamos com frequ ncia em nossa atividade Qual retorno terei ao investir em Coaching Porque devo gastar dinheiro com isto Muito se fala dos ineg veis benef cios que o Coaching oferece seja para o indiv duo grupos ou empresas Sabemos que todos ganham e estamos seguros do valor que h naquilo que fazemos e oferecemos Muitos destes benef cios s s o poss veis de serem percebidos depois que se passa por pelo menos duas ou tr s sess es o que faz mui to sentido claro As descobertas v o cer tamente ocorrendo atrav s das experi n cias e din micas vividas de forma que jus tamente a partir da que o Coachee passa a tornar tang vel e mais aceit vel e amistosa a rela o de valor x pre o H neste momento uma maneira informal e emp rica de c lculo do ROI Return on Investment Retorno sobre Investimento Ela se d pela percep o de valor obtida durante ou ap s o pro cesso e est ntima e diretamente ligada sensa o de sucesso e de alinhamento en tre sua expectativa e sua realiza o forte mente baseada nos seus par metros de re sultados e nas mudan as comportamentais que evidentemente repercutem nas organi za es essas sim possivelmente mensur veis Esta a perspectiva do Coachee n o necessariamente da Empresa contratante E para este p blico que h a necessidade de se ter algo que lhes pare a mais seguro numericamente provado e portanto tan g vel Os benef cios para as empresas s o em sua grande maioria baseados em regras matem ticas e n o em valores chamados intang veis A maior parte dos projetos seja qual for precisa ser justificado tamb m sob o ngulo de custo x benef cio Existem v rios estudos que apontam ROI positivo para as empresas que adotaram o Coaching como mecanismo de aprimoramento e desenvolvimento humano Algumas meto dologias s o sugeridas para que se chegue a um n mero que possa ser aceito e com preendido Para as corpora es a maneira mais simples de faz -lo aplicando a raz o entre o lucro l quido j descontado o valor do investimento em Coaching e o investi mento financeiro no processo de Coaching Portanto o ROI uma metodologia criada para atender uma parte da organiza o que necessita de aspectos tang veis para tomada de decis o ainda que ele peque em n o atender eficientemente quest es subje tivas e intang veis Alguns autores consideram que a ado o nica do ROI como fer ramenta para a tomada de deci s o para investimento em Coa ching seja um modelo n o muito confi vel ou at mesmo insufi ciente por trazer v rios riscos ao n o considerar justamente estes valores intang veis Como n o estamos tratando da compra de um equipamento de um im vel ou qualquer bem ma terial entendo que tenhamos que nos ater a outras vari veis para que este c lculo tenha um sentido mais amplo Sabemos...