Prezado amigo Coach,
É um grande prazer poder compartilhar com você um questionamento com o qual nos deparamos com frequência em nossa atividade: “Qual retorno terei ao investir em Coaching?” “Porque devo gastar dinheiro com isto?”
Muito se fala dos inegáveis benefícios que o Coaching oferece, seja para o indivíduo, grupos ou empresas. Sabemos que todos ganham e estamos seguros do valor que há naquilo que fazemos e oferecemos. Muitos destes benefícios só são possíveis de serem percebidos depois que se passa por pelo menos duas ou três sessões, o que faz muito sentido, é claro. As descobertas vão certamente ocorrendo através das experiências e dinâmicas vividas, de forma que é justamente a partir daí que o Coachee passa a tornar tangível e mais aceitável e amistosa a relação de valor x preço. Há neste momento uma maneira informal e empírica de cálculo do ROI – Return on Investment – Retorno sobre Investimento. Ela se dá pela percepção de valor obtida durante ou após o processo, e está íntima e diretamente ligada à sensação de sucesso e de alinhamento entre sua expectativa e sua realização, fortemente baseada nos seus parâmetros de resultados e nas mudanças comportamentais, que evidentemente repercutem nas organizações – essas sim possivelmente mensuráveis. Esta é a perspectiva do Coachee, não necessariamente da Empresa contratante.
E é para este público que há a necessidade de se ter algo que lhes pareça mais seguro, numericamente provado e, portanto tangível. Os benefícios para as empresas são, em sua grande maioria, baseados em regras matemáticas e não em valores chamados intangíveis. A maior parte dos projetos, seja qual for, precisa ser justificado também sob o ângulo de custo x benefício. Existem vários estudos que apontam ROI positivo para as empresas que adotaram o Coaching como mecanismo de aprimoramento e desenvolvimento humano. Algumas metodologias são sugeridas para que se chegue a um número que possa ser aceito e compreendido. Para as corporações, a maneira mais simples de fazê-lo é aplicando a razão entre o lucro líquido (já descontado o valor do investimento em Coaching) e o investimento financeiro no processo de Coaching. Portanto, o ROI é uma metodologia criada para atender uma parte da organização que necessita de aspectos tangíveis para tomada de decisão, ainda que ele peque em não atender eficientemente questões subjetivas e intangíveis.