Em recente artigo que escrevi para esta revista argumentei que a mensura o efetiva do sucesso de um processo de Co aching um dos mais relevantes desafios enfrentados pelos en volvidos neste tipo de interven o isto o coach a empresa e mesmo o cliente que passa pelo processo A pesquisa feita pela ICF Inter national Coach Federation inti tulada Organizational Coaching Study de apontou para um mercado global de Coaching equivalente a cerca de bilh es de d lares de faturamento anu al com destaque para o Coa ching Executivo Nesta mesma pesquisa estima-se um total de cerca de mais de mil coaches profissionais no mundo As evi d ncias apontam para um cresci mento muito r pido no n mero de coaches profissionais em res posta a uma demanda crescente por este tipo de atividade No lado corporativo j h algum tempo o Coaching reconhecido como uma das principais estra t gias para o desenvolvimento de lideran as Bennet al m de estar se estendendo a outros n veis hier rquicos den tro das empresas N o h d vi das de que o Coaching executivo vem se tornando cada vez mais relevante como ferramenta para o fortalecimento da capacidade de lideran a executiva no mundo corporativo N o de surpreender assim ser tamb m crescente a aten o e o questionamento colocado pelas empresas a respeito da efeti vidade dos programas de Coa ching por elas patrocinados Afi nal com tanto dinheiro investido nesse tipo de interven o qual de fato o retorno obtido No j citado estudo da ICF de as respostas obtidas indi cam que a maior parte das or ganiza es pesquisadas revela saber ou reconhecer a efeti vidade do Coaching em termos de impacto e cria o de valor para as empresas No entanto as evid ncias que suportam tal afir ma o s o de car ter emp rico quando muito Processos quanti tativos de avalia o parecem ser raros relativamente comum encontrar a aplica o de proces sos seguido de pesquisa de clima satisfa o Na maioria dos casos a avalia o fica restrita ao feedback obtido junto ao pr prio executivo Acredito ser incontest vel que as empresas mais e mais ir o exigir uma mensura o dos impactos do Coaching de forma abrangen te consistente realista e da for ma mais tang vel poss vel Em presas e coaches precisam estar preparados para enfrentar essa demanda de forma respons vel criativa e eficaz De fato sob a perspectiva das empresas parece haver v rias raz es para isso entre elas Responsabilidade fiscal o investimento em Coaching im plica na utiliza o de recursos que s o sempre limitados por natureza e portanto precisam ser aplicados de forma eficaz o que significa a necessidade da justifica o e da comprova o de forma concreta do seu uso e dos resultados obtidos Valida o para o bottom line da mesma forma que o inves timento em uma nova tecnologia produtos novos aquisi o de ativos etc o investimento em Coaching precisa ser validado em termos da contribui o para o resultado gera do pelo neg cio para seus acionis tas Dada a escassez ou limita o de recursos dispon veis qual quer aloca o or ament ria impli ca na necessidade de utiliza o de crit rios de prioridade claros entre eles o grau de efetividade do recur so sendo empregado Ao investir em desenvolvi mento de pessoas as empresas t m diversas op es Como escolher priorizar e alocar recursos entre as v rias possibilidades Considerando experi ncias passadas como identificar os pro gramas de Coaching mais efetivos como forma de tomar decis es em rela o a novos projetos Sob a perspectiva do coach al m deste poder reagir e eventualmen te ser capaz de colaborar com seus clientes nas quest es descritas acima creio haver uma raz o igual mente importante para lidar com esse tema Na contrata o de coa ches sabido que a qu mica entre coach e coachee o elemento mais importante na tomada de decis o Tamb m sabido que a efetividade do coach ainda mais importante que seu curriculum e forma o ICF Ao oferecer um programa de Coaching para uma empresa de que maneira um coach pode comprovar sua efetividade e assim ser capaz de demonstrar o valor da sua pr tica de Coaching Se considerarmos todas as raz es descritas a respeito da necessidade da mensura o efetiva do Coaching creio que a rea o mais natural pensar na determina o do valor...