Uma nova perspectiva de desenvolvimento gerencial promovido pela Administra o P blica Mineira Em a Secretaria de Plane jamento e Gest o de Minas Ge rais- SEPLAG implantou o Pro grama Lideran as Especialistas para o Futuro- LEF que consiste em um processo de tutoria di recionado ao desenvolvimento de compet ncias gerenciais e a amplia o da rede de relaciona mentos dos tutorados A partir de uma s rie de es tudos sobre o tema foi dese nhado um modelo h brido que associou al m de mentoring e alguns instrumentos de coa ching a aprendizagem vivencial como elementos direcionado res do programa de maneira a contribuir para o autodesenvol vimento dos participantes Mentor um termo da l ngua inglesa cuja utiliza o no Brasil ainda se d na l ngua original e refere-se em grande parte das vezes ao respons vel pelo processo de aconselhamento e tutoramento de alunos e em pregados Devido s especifici dades existentes no setor p blico optou-se utilizar o termo tutoria para caracterizar a utili za o de t cnicas de mentoring com alguns instrumentos de coaching sendo o tutor repre sentando o papel do mentor e o tutorado o papel de mento rado A implementa o de um programa de tutoria desse tipo apresentou-se como um grande desafio dado o contexto pecu liar de sua aplica o Essa nova pr tica de desenvolvimento culminou na defini o de estra t gias direcionadas estrutura o de um projeto piloto com dura o de meses para que a partir de sua implementa o fossem identificados pontos positivos desafios e pontos de melhoria que seriam incorpora dos em sua expans o Este programa contou com a participa o de gestores com grande expertise e refer ncias em boa gest o que atuaram como tutores Estes tutores compartilharam suas experi ncias e conhecimentos com os tutorados e os orientaram para o desenvolvimento de suas carreiras caracter sticas essas pr prias de processos de men toring Al m destas caracter sticas os tutores tamb m utilizaram ferramentas de coaching ten do como refer ncia a defini o de resultados esperados com o processo acompanhamento do alcance dessas metas de desen volvimento dos tutorados Aos tutores al m da sugest o de roteiros para o alinhamen to das expectativas e para o acompanhamento do desenvol vimento dos tutorados foram apresentadas a l gica do Ciclo PDCA planejar agir monitorar corrigir e do Ciclo de Aprendi zagem Vivencial CAV e repas sadas t cnicas de comunica o e de conta o de est rias Tendo em vista a intera o en tre tutor e tutorado em encon tros programados a conta o de est rias tornou-se tamb m outro meio para transmiss o de experi ncias vividas pelos tuto res que pode ajudar o tutorado a se desenvolver e atingir os ob jetivos acordados A estrutura da conta o de est rias objeti va dar suporte aos tutores para a sele o e transmiss o das suas experi ncias que corrobo rar o para o desenvolvimento...