Uma nova perspectiva de desenvolvimento gerencial promovido pela Administração Pública Mineira
Em 2014, a Secretaria de Planejamento e Gestão de Minas Gerais- SEPLAG implantou o Programa Lideranças Especialistas para o Futuro- LEF, que consiste em um processo de tutoria direcionado ao desenvolvimento de competências gerenciais e a ampliação da rede de relacionamentos dos tutorados.
A partir de uma série de estudos sobre o tema, foi desenhado um modelo híbrido, que associou, além de mentoring e alguns instrumentos de coaching, a aprendizagem vivencial como elementos direcionadores do programa, de maneira a contribuir para o autodesenvolvimento dos participantes.
Mentor é um termo da língua inglesa, cuja utilização no Brasil ainda se dá na língua original e refere-se, em grande parte das vezes, ao responsável pelo processo de aconselhamento e tutoramento de alunos e empregados. Devido às especificidades existentes no setor público, optou-se utilizar o termo tutoria para caracterizar a utilização de técnicas de mentoring com alguns instrumentos de coaching, sendo o tutor representando o papel do mentor e o tutorado o papel de mentorado. A implementação de um programa de tutoria desse tipo apresentou-se como um grande desafio, dado o contexto peculiar de sua aplicação. Essa nova prática de desenvolvimento culminou na definição de estratégias direcionadas à estruturação de um projeto piloto com duração de 06 meses para que, a partir de sua implementação, fossem identificados pontos positivos, desafios e pontos de melhoria que seriam incorporados em sua expansão.
Este programa contou com a participação de gestores com grande expertise e referências em boa gestão que atuaram como tutores. Estes tutores compartilharam suas experiências e conhecimentos com os tutorados e os orientaram para o desenvolvimento de suas carreiras, características essas próprias de processos de mentoring.
Além destas características, os tutores também utilizaram ferramentas de coaching, tendo como referência a definição de resultados esperados com o processo, acompanhamento do alcance dessas metas de desenvolvimento dos tutorados.