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Edição #24 - Maio 2015

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O sucesso de uma experiência inédita de mentoria para novos juízes

No âmbito do Tribunal de Justiça de Pernambuco, a Corregedoria Geral tem como uma das compe­tências desenvolver atividades de orientação e acompanhamen­to do processo de vitaliciamento dos juízes. Vitaliciamento é um período bienal durante o qual os novos magistrados são avaliados em sua atuação e desempenho, antes de adquirirem a estabilida­de. Também é responsabilidade da Corregedoria indicar a neces­sidade de implantação de ferra­mentas de apoio e de promoção de práticas dirigidas à efetiva adaptação dos juízes vitalician­dos ao cargo. Nesse contexto, surgiu o Programa de Mentoria para Juízes Vitaliciandos.

Mentoria é um processo base­ado no relacionamento entre duas pessoas, no qual uma (men­tor) ajuda o desenvolvimento da outra (mentorado), na vida e no trabalho. Trata-se de uma aliança que cria espaço para um diálogo que resulta em reflexão, ação e aprendizado, transformação e crescimento para todos os par­ticipantes, sejam mentores ou mentorados. Esse processo pode acontecer espontaneamente em qualquer ambiente, mas tam­bém pode ser aplicado de forma planejada e estruturada.

No ano de 2012, estávamos dian­te de uma turma de magistrados recém-empossados. Não havia dúvida de que aqueles profissio­nais eram tecnicamente muito preparados. Afinal, foram sele­cionados após várias etapas de um concurso público reconheci­damente exigente. Porém o des­tino deles seria ocupar comarcas por todo o território do Estado de Pernambuco, em grande par­te dos casos, cidades com pouca estrutura. Inevitavelmente, o re­ceio do ambiente desconhecido, solidão, incertezas e muitas co­branças os acompanhariam.

Definimos o objetivo do Progra­ma: facilitar o processo de adap­tação dos novos magistrados ao cargo e à função judicante. Acreditávamos que, por conta­rem com o apoio de magistrados experientes, poderiam desenvol­ver habilidades e elevar seu nível de confiança no cumprimento de sua missão. Estruturamos o Programa com a contratação de um especialista para deline­ar nossas ações. E, como base para a construção do programa, foi logo formada uma equipe de supervisão com quatro servido­ras da Instituição. Suas atribui­ções eram de apoio aos pares mentor-mentorado ao longo do processo, estimulando os rela­cionamentos, verificando sua evolução, discutindo diferenças e aferindo resultados. Tínhamos 33 novos juízes –mentorados– e precisávamos de 33 juízes expe­rientes –mentores– com perfil de escuta ativa e habilidade para compartilhar suas experiências ao longo da caminhada profissio­nal e de vida, o que certamente muito contribuiria para o apor­te de conhecimentos e suporte emocional. A receptividade ao convite pelos juízes experientes foi surpreendente. A inovação despertou neles muito interesse, pois significava o apoio que eles gostariam de ter tido quando no início da carreira. Era a possibili­dade prática de mudar a história. Nossos olhos começavam a bri­lhar com a sinalização positiva.

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