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Edição #24 - Maio 2015

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Um processo 100% natural de formar líderes

É quase um truísmo dizer que vi­vemos um momento de profun­das transformações, e de dúvidas, em todas as esferas das nossas vi­das, públicas e pessoais. E o mun­do do trabalho é um dos campos em que essas mudanças ocorrem em velocidade cada vez maior, não poupando nenhum de seus inte­grantes dos inevitáveis impactos e angústias que são trazidos pelo novo, pelo desconhecido.

A tal urgência em se adequar aos novos e conturbados tempos somam-se o encolhimento dos espaços de conversação e de cria­ção. É nesse cenário de desafios, em que as dúvidas sobre os cami­nhos a seguir chegam a gerar in­tensa ansiedade nas pessoas, que surgem as práticas consideradas “humanizadas” como Mentoring, Coaching, Counseling etc..

Ao longo dos meus anos de prá­tica, seja como coach ou como mentora de numerosos líderes, ou ainda como consultora na im­plementação de programas cor­porativos de Mentoring, sempre constatei a potência que o Men­toring é capaz de imprimir na cul­tura, na estratégia, na prática de valores e na construção de vín­culos solidários entre profissio­nais. Nenhuma outra abordagem utilizada no desenvolvimento de líderes é capaz de entregar ener­gia semelhante.

A explicação para a inegável efetividade dessa prática é a sua singeleza: o Mentoring é uma relação que se estabelece entre dois indivíduos, o Mentor e o Mentorado, na qual trocam­-se experiências – profissionais e mesmo pessoais – em uma mão dupla. O mais sênior, o Mentor, que passou e aprendeu por um número maior de even­tos, relata seus conhecimentos ao menos experiente, o Mento­rado. Mas este tem a oferecer um olhar atual, o entusiasmo irriquieto e a novidade com os quais talvez o Mentor já não te­nha tanto contato. Não é difícil perceber que esse tipo de rela­ção é bastante parecido, embo­ra mais democrático e informal, com o que se estabelece entre mestres e aprendizes, pessoas maduras e jovens colegas, pais e seus filhos.

A explicação para o significado de Mentoring em si já é capaz de explicar muita coisa. O ter­mo tem a sua origem na mitolo­gia grega, mais concretamente na obra “Odisseia” de Homero. Quando o personagem Ulisses sai para a longa e incerta Guer­ra de Troia, pede a um sábio grego, Mentor, que se ocupe da educação do seu filho. O con­ceito de mentor ou mentora entrou rapidamente na lingua­gem comum para simbolizar a pessoa estimada e culta que guia e aconselha uma pessoa jo­vem e menos experiente.

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