revista-coaching-brasil-logo-1 icon-bloqueado icon-busca icon-edicoes icon-login arrow-down-sign-to-navigate

Edição #21 - Fevereiro 2015

Localize rapidamente o conteúdo desejado

BLOQUEIO NA LINGUAGEM DA EMOÇÃO: Não posso, não sei ou não quero expressar?

Felipe, um menino com três anos de idade, depois de dis­cutir com o primo por causa do uso de um brinquedo que am­bos queriam, e não conseguin­do apoio dos adultos na sala de estar, entocou-se no quarto. Era um dia festivo e a casa estava cheia de parentes e amigos, e pri­mos seus de idade próxima. Na sala havia um lanche delicioso sobre a mesa, sorrisos, conversas e brincadeiras, mas Felipe man­teve-se emburrado dentro do quarto por algumas horas. Notando sua ausência, uma de suas tias foi até ele e, vendo-o sentado na cama sozinho de bra­ços cruzados, com face vermelha e fazendo beicinho, lhe fez a se­guinte pergunta: “- O que você está sentindo, meu querido?” A resposta do garoto foi: “- Eu não sei não. Não sei o nome disso, tia.” E permaneceu com cara de zangado.

Imagina-se que dar nome a uma emoção, uma sensação ou um sentimento, seja para nós, adultos, mais fácil que para um garoto tão pequeno. Contudo, nós que já somos bem crescidos, também nos vemos costumeiramente com dificuldades nesse âmbito.

Tristeza, raiva, alegria, medo, dor, decepção, cansaço e impaciência, por exemplo, são palavras com as quais procuramos expressar os afetos que sentimos e, no mo­mento em que os classificamos, podemos começar um processo de compreensão dos nossos es­tados interiores. Reconhecer e nomear já pode representar um caminho para uma mudança. Não saber ou não conseguir ver­balizar os nomes desses afetos pode ser uma espécie de blo­queio que dificulta a administra­ção do seu dinamismo em nós.

Quando alguém procura um co­ach, traz questões relacionadas à sua emocionalidade mesmo que não saiba nominá-las. E embora não seja uma das linhas de tra­balho da maioria dos profissio­nais de coaching, quase todas as questões dos clientes têm repercussões no âmbito das emoções, podendo represen­tar uma porta para que eles possam parir suas soluções.

Um caso elucidativo

Um coachee buscava obter maior organização no sentido da ampliação da sua empresa. Essa era inicialmente a sua de­manda: aumentar rendimen­tos a partir da extensão do es­pectro de suas atividades. Curiosamente, só após três ses­sões, chegamos àquilo que mais o incomodava: administrar as emoções desencontradas em relação ao seu filho, que era um dos seus colaboradores, e cujo profissionalismo ele questiona­va. “- Se eu aumentar as responsa­bilidades dele,”- confessou – “- ele terá mais trabalho com o aumen­to do número de clientes e a qua­lidade do serviço ficará compro­metida. Como eu vou dizer a ele que não confio em seu trabalho? Como vou falar que me sinto triste com sua inépcia e sua incompetência? Ele é meu fi­lho e eu o amo.”
Percebendo os bloqueios que esse coachee tinha para falar so­bre essas emoções comigo, imagi­nei o quão difícil era para ele ex­pressar esses afetos para o filho.

Para ler este artigo completo...
Faça login ou conheça as vantagens de ser premium.
Faça seu login Veja as vantagens de ser Premium
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

A jornada sistêmica do coaching: constelações familiares, organizacionais e estruturais.

O mundo do coaching experimentou uma expansão notável com a incorporação da perspectiva sistêmica nele. As constelações, que tem interesse nos nós e emaranhados sistêmicos, abriram as portas a dinâmicas diferentes no trabalho do coach. Da mesma maneira que no coaching distingue-se Life Coaching e Coaching Executivo, o mundo das constelações estabeleceu diferenças entre as familiares... leia mais

13 minutos

Líder mediador – Um modelo precioso para resultados mais sustentáveis

Em tempos de transição, faz-se urgente rever os modelos de relação com o mundo, com as pessoas e consigo mesmo. Por isso, é preciso reconsiderar um formato linear de pensamento e privilegiar abordagens mais sistêmicas e abrangentes para lidar com situações rotineiras, o que também se aplica à gestão de conflitos nas organizações. Além de constituírem parte inerente à experiência... leia mais

14 minutos

Points of You®: Corrente do Bem!

Esse é o breve relato contando a história da Points of You®, uma experiência incrível e transformadora que atinge hoje milhares de pessoas no mundo. Efrat Shani, diretora de teatro e terapeuta, por volta de 2004 decidiu se matricular numa das primeiras turmas de formação de Coach que aparecia em Tel Aviv. Na mesma turma estava Yaron Golan um profissional de vendas que assim com a Efrat... leia mais

13 minutos

Comunicação no ambiente organizacional: desafios contemporâneos e a contribuição das Dinâmicas Humanas.

A capacidade de se comunicar, em especial pela linguagem, é condição essencial para o homem e, a exemplo de tantas outras ações humanas, a comunicação passou por processo evolutivo, percorrendo a história do homem dos tempos primitivos até os nossos dias marcados pelo “mundo digital”. A evolução das tecnologias de informação, quando nos propiciou utilizar as mais diversas e... leia mais

13 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium