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Edição #21 - Fevereiro 2015

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BLOQUEIO NA LINGUAGEM DA EMOÇÃO: Não posso, não sei ou não quero expressar?

Felipe um menino com tr s anos de idade depois de dis cutir com o primo por causa do uso de um brinquedo que am bos queriam e n o conseguin do apoio dos adultos na sala de estar entocou-se no quarto nbsp Era um dia festivo e a casa estava cheia de parentes e amigos e pri mos seus de idade pr xima nbsp Na sala havia um lanche delicioso sobre a mesa sorrisos conversas e brincadeiras mas Felipe man teve-se emburrado dentro do quarto por algumas horas nbsp Notando sua aus ncia uma de suas tias foi at ele e vendo-o sentado na cama sozinho de bra os cruzados com face vermelha e fazendo beicinho lhe fez a se guinte pergunta - O que voc est sentindo meu querido nbsp A resposta do garoto foi - Eu n o sei n o N o sei o nome disso tia E permaneceu com cara de zangado Imagina-se que dar nome a uma emo o uma sensa o ou um sentimento seja para n s adultos mais f cil que para um garoto t o pequeno nbsp Contudo n s que j somos bem crescidos tamb m nos vemos costumeiramente com dificuldades nesse mbito Tristeza raiva alegria medo dor decep o cansa o e impaci ncia por exemplo s o palavras com as quais procuramos expressar os afetos que sentimos e no mo mento em que os classificamos podemos come ar um processo de compreens o dos nossos es tados interiores Reconhecer e nomear j pode representar um caminho para uma mudan a nbsp N o saber ou n o conseguir ver balizar os nomes desses afetos pode ser uma esp cie de blo queio que dificulta a administra o do seu dinamismo em n s Quando algu m procura um co ach traz quest es relacionadas sua emocionalidade mesmo que n o saiba nomin -las E embora n o seja uma das linhas de tra balho da maioria dos profissio nais de coaching quase todas as quest es dos clientes t m repercuss es no mbito das emo es podendo represen tar uma porta para que eles possam parir suas solu es Um caso elucidativo Um coachee buscava obter maior organiza o no sentido da amplia o da sua empresa Essa era inicialmente a sua de manda aumentar rendimen tos a partir da extens o do es pectro de suas atividades nbsp Curiosamente s ap s tr s ses s es chegamos quilo que mais o incomodava administrar as emo es desencontradas em rela o ao seu filho que era um dos seus colaboradores e cujo profissionalismo ele questiona va - Se eu aumentar as responsa bilidades dele - confessou - ele ter mais trabalho com o aumen to do n mero de clientes e a qua lidade do servi o ficar compro metida Como eu vou dizer a ele que n o confio em seu trabalho Como vou falar que me sinto triste com sua in pcia e sua incompet ncia Ele meu fi lho e eu o amo Percebendo os bloqueios que esse coachee tinha para falar so bre essas emo es comigo imagi nei o qu o dif cil era para ele ex pressar esses afetos para o filho Linguagem...
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