revista-coaching-brasil-logo-1 icon-bloqueado icon-busca icon-edicoes icon-login arrow-down-sign-to-navigate

Edição #21 - Fevereiro 2015

Localize rapidamente o conteúdo desejado

Bloqueios: o Desafio do Coach

“O futuro não é um lugar onde estamos indo, mas um lugar que estamos criando. O caminho para ele não é encontrado, mas construído; e o ato de fazê-lo muda tanto o realizador quanto o destino.”
Saint Exupéry

Sempre nos perguntamos o que impede o cliente de promover a mudança tão desejada. Basta pensar no seguinte: quantos itens do nosso plano de final de ano conseguimos cumprir? Fe­lizmente para alguns, a maior parte, mas não para a grande maioria. O que pega? Se a gente quer, por que não muda? O que está faltando? Ou esperando? Que vontade é esta que está no verbal, mas não está no coração?

Por trás destas indagações, está a relação entre desejos, vontades e intenções, versus ações e mudanças planejadas. Qual o significado desta mu­dança? Onde está ancorado este desejo de mudança?

Antes de tudo, é preciso enten­der o SER humano, em todas as suas dimensões anímicas. Rudolf Steiner nos revela que o ser humano tem três dimen­sões de alma: PENSAR, SENTIR e QUERER. Ter essas dimensões alinhadas e coerentes entre si permitirá que o cliente atue e se coloque no mundo através de uma manifestação de com­pleta consciência do seu Eu.

O Pensar é constituído pelos conceitos, julgamentos, inter­pretações e representações mentais que o cliente tem de si e do contexto. O Sentir englo­ba o mundo dos sentimentos, numa extensa grade de mani­festações entre a simpatia e a antipatia. Já no Querer, o clien­te sai de um nível mais instinti­vo da cobiça e desejo, para um nível mais profundo do motivo, da intenção e da resolução.

Nosso papel enquanto coaches é, em primeiro lugar, deixar de lado todas e quaisquer inter­pretações e julgamentos – é necessário até mesmo termos um claro entendimento sobre o que é meu e o que é do ou­tro, para assumir em parceria a pesquisa das coerências e incoerências entre o discurso (pensar) e a prática (agir). Num primeiro instante pode parecer um contrato inicial de coaching, mas também é a espinha dorsal do trabalho para desvendar um cliente e seus impedimentos de mudanças - bloqueios.

Para ler este artigo completo...
Faça login ou conheça as vantagens de ser premium.
Faça seu login Veja as vantagens de ser Premium
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

Diversidade começa com D de Diálogo: o poder de uma boa conversa

“Sendo o amor a emoção que funda a origem do humano, e sendo o prazer do conversar nossa característica, resulta que tanto nosso bem estar como nosso sofrimento dependem do nosso conversar” Maturana Diálogo, conversa e comunicação. Três palavras-chave quando pensamos em diversidade. Diversidade, Equidade e Inclusão é o tema da revista. É parte do que nós... leia mais

13 minutos

Inteligência Artificial: Transformando Growth e Recursos Humanos nas Empresas

A Inteligência Artificial (IA) tem se tornado uma ferramenta essencial no mundo corporativo, revolucionando diversas áreas, incluindo recursos humanos (RH). Neste artigo, exploraremos como a IA está sendo utilizada para impulsionar o crescimento das empresas e otimizar processos de RH, com um foco especial no que fazemos aqui no iFood Benefícios. Além disso, discutiremos os principais... leia mais

9 minutos

Geração VV

Quando fui convidada para escrever este artigo, precisei me despir das ideias pré-concebidas que se constroem naturalmente de uma geração para a outra. Sou de uma geração que subia em árvores, fazia pesquisas de escola na Barsa, me perdia no trânsito procurando me localizar, fazia trabalhos de escola em folha de papel almaço, gravava minha playlist em fita k7, brincava de esconde-esconde... leia mais

7 minutos

Qual o impacto do Coaching profissional no Brasil nos últimos 20 anos?

Evento da ICW 2024 (International Coach Week) organizado e patrocinado pela Escola de Coaches reuniu Maria Angélica Carneiro, MCC e examinadora de Coaches em língua portuguesa para ICF Global e Jorge Dornelles de Oliveira MCC e ex-presidente da ICF Brasil. Ambos, fundadores da Escola de Coaches, assim como outros três convidados especiais, que além de atuarem como Coaches, contratam Coaches,... leia mais

10 minutos

Liderança e as IDGs, uma abordagem a partir da sala de aula

IDGs como bússola na aprendizagem em uma disciplina sobre liderança. "Liderança na era digital vai além de gerenciar tarefas e alcançar metas. É sobre criar um ambiente inclusivo, equitativo e sustentável, onde a saúde mental e o bem-estar dos colaboradores são prioritários. É sobre inspirar, engajar e adaptar-se às novas gerações que ingressam no mercado de trabalho com novas... leia mais

10 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium