revista-coaching-brasil-logo-1 icon-bloqueado icon-busca icon-edicoes icon-login arrow-down-sign-to-navigate

Edição #21 - Fevereiro 2015

Localize rapidamente o conteúdo desejado

Bloqueios: o Desafio do Coach

“O futuro não é um lugar onde estamos indo, mas um lugar que estamos criando. O caminho para ele não é encontrado, mas construído; e o ato de fazê-lo muda tanto o realizador quanto o destino.”
Saint Exupéry

Sempre nos perguntamos o que impede o cliente de promover a mudança tão desejada. Basta pensar no seguinte: quantos itens do nosso plano de final de ano conseguimos cumprir? Fe­lizmente para alguns, a maior parte, mas não para a grande maioria. O que pega? Se a gente quer, por que não muda? O que está faltando? Ou esperando? Que vontade é esta que está no verbal, mas não está no coração?

Por trás destas indagações, está a relação entre desejos, vontades e intenções, versus ações e mudanças planejadas. Qual o significado desta mu­dança? Onde está ancorado este desejo de mudança?

Antes de tudo, é preciso enten­der o SER humano, em todas as suas dimensões anímicas. Rudolf Steiner nos revela que o ser humano tem três dimen­sões de alma: PENSAR, SENTIR e QUERER. Ter essas dimensões alinhadas e coerentes entre si permitirá que o cliente atue e se coloque no mundo através de uma manifestação de com­pleta consciência do seu Eu.

O Pensar é constituído pelos conceitos, julgamentos, inter­pretações e representações mentais que o cliente tem de si e do contexto. O Sentir englo­ba o mundo dos sentimentos, numa extensa grade de mani­festações entre a simpatia e a antipatia. Já no Querer, o clien­te sai de um nível mais instinti­vo da cobiça e desejo, para um nível mais profundo do motivo, da intenção e da resolução.

Nosso papel enquanto coaches é, em primeiro lugar, deixar de lado todas e quaisquer inter­pretações e julgamentos – é necessário até mesmo termos um claro entendimento sobre o que é meu e o que é do ou­tro, para assumir em parceria a pesquisa das coerências e incoerências entre o discurso (pensar) e a prática (agir). Num primeiro instante pode parecer um contrato inicial de coaching, mas também é a espinha dorsal do trabalho para desvendar um cliente e seus impedimentos de mudanças - bloqueios.

Para ler este artigo completo...
Faça login ou conheça as vantagens de ser premium.
Faça seu login Veja as vantagens de ser Premium
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

Assédio no Ambiente de Trabalho: Compreensão e Implicações Legais sob a CLT

O ambiente de trabalho é onde passamos uma parte significativa do nosso tempo diário, e é essencial que seja um espaço seguro e saudável para todos os colaboradores. Infelizmente, o assédio no local de trabalho é uma realidade que muitas pessoas enfrentam, prejudicando não apenas o bem-estar dos funcionários, mas também a produtividade e o ambiente geral da empresa. Neste artigo,... leia mais

9 minutos

Sobre Inteligência Emocional

Ahh emoções, sempre as emoções. Quando somos perguntados se somos seres racionais ou emocionais, a maioria responde, com grande convicção, racionais. Pois é! Quando pensamos na frase “as pessoas são contratadas pelas suas competências técnicas e demitidas, via de regra, pelas incompetências emocionais”, vemos que as emoções exercem um papel muito maior em nossas vidas do... leia mais

5 minutos

O impacto das emoções na confiança e nas relações

Sabemos que todos os clientes são pessoas, e que todos os funcionários são pessoas. Logo, para entender de negócios precisamos entender de pessoas, correto? Mas, a pergunta que fica é: como pessoas funcionam? De acordo com o Eneagrama Cognitivo, a teoria de funcionamento psicológico humano mais recente, desenvolvida por Jomar Filho, pessoas são movidas por certas energias, que dão vida... leia mais

9 minutos

A importância do assessment executivo para o caminho de fortalecimento da cultura

Toda a organização tem sua cultura. Não existe cultura ruim, existe a cultura que funciona, que materializa o real propósito e a estratégia da empresa. Quando uma empresa embarca no processo de entendimento e disseminação da cultura, alguns aspectos são fundamentais, para que o trabalho tenha sentido, reverbere e dê resultados: - Compromisso pessoal do número 1 e seus imediatos ... leia mais

10 minutos

A importância da sexualidade no desenvolvimento da infância e adolescência

Para o bem das gerações atuais e das próximas, é hora de entendermos de forma mais fiel e coerente a teoria Freudiana sobre sexualidade e sua fundamental importância desde os primórdios de nossa experiência como humanos. Objetiva e resumidamente, quero iniciar esta implicação facilitando a compreensão da proposta de Freud, que considera a libido não apenas de forma superficial... leia mais

14 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium