Assim como as empresas oferecem aos seus profissionais, programas internos e externos de treinamento e desenvolvimento, algumas oferecem também processos internos e externos de Coaching. Mas muitas se perguntam:
- “O que é melhor? Um Coach interno ou externo?”
Incorporações, fusões, aquisições, novas tecnologias e novos mercados, novas formas de organização do trabalho, novas carreiras, encontro de diferentes gerações no ambiente de trabalho, novos vínculos. Tudo isso demanda uma grande capacidade de adaptação, transformação e resiliência dos profissionais.
As empresas com boas práticas de Gestão de Pessoas vêm investindo de forma significativa na preparação de seus profissionais para este cenário e na retenção dos seus talentos através das mais avançadas ferramentas e metodologias existentes no mercado.
O Coaching tem sido utilizado como uma dessas práticas, de grande eficácia em processos de mudança, hoje quase rotina nas organizações e nas carreiras.
Quais as principais diferenças que têm sido observadas pelas empresas quando utilizam Coaches Internos ou Coaches Externos e quais os cuidados a serem tomados?
Diferenças:
Existem algumas diferenças importantes na atuação de um Coach Interno em relação a um Coach Externo.