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Edição #1 Especial - Outubro 2016

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Competências de Coaching para RH

A International Coach Federation - ICF define coaching como uma parce­ria com os clientes em um processo instigante e criativo que os inspira a maximizar seu potencial pessoal e profissional. Podemos traçar um para­lelo com a área de RH cuja missão es­tratégica é ser um parceiro do negócio para inspirar e orientar a organização a desenvolver-se e gerar resultados junto com as pessoas que a compõem. Esta parceria do RH pode ser facilitada pelo desenvolvimento das competên­cias utilizadas pelo coach. Teceremos conexões entre algumas competên­cias do coach estabelecidas pela ICF com a área de Gestão de Pessoas.

Para compreender a relação entre as competências de coaching e o RH, de­vemos distinguir entre o coach profis­sional e aquele profissional que utiliza as competências de coaching. O pri­meiro é remunerado por esse trabalho e necessita de desenvolvimento con­tínuo e robusto em coaching através de formações, supervisão, mentoria e certificações. Já o segundo é repre­sentado por profissionais de RH e/ou gestores que aplicam algumas com­petências e abordagens de coaching nas suas funções cotidianas e que não realizam o processo de coaching. Nes­se caso, o tipo e a extensão do treina­mento podem variar bastante.

A pesquisa Global Coaching Study 2016 realizada pela ICF demonstra que nas organizações existem duas modalidades de coach profissional: o externo e o interno. O coach externo é contratado por projeto para atender a demandas específicas de alguns in­divíduos ou grupos. Já o coach interno é integrante da empresa e tem como função desenvolver processos de coa­ching dentro da organização.

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