A International Coach Federation - ICF define coaching como uma parceria com os clientes em um processo instigante e criativo que os inspira a maximizar seu potencial pessoal e profissional. Podemos traçar um paralelo com a área de RH cuja missão estratégica é ser um parceiro do negócio para inspirar e orientar a organização a desenvolver-se e gerar resultados junto com as pessoas que a compõem. Esta parceria do RH pode ser facilitada pelo desenvolvimento das competências utilizadas pelo coach. Teceremos conexões entre algumas competências do coach estabelecidas pela ICF com a área de Gestão de Pessoas.
Para compreender a relação entre as competências de coaching e o RH, devemos distinguir entre o coach profissional e aquele profissional que utiliza as competências de coaching. O primeiro é remunerado por esse trabalho e necessita de desenvolvimento contínuo e robusto em coaching através de formações, supervisão, mentoria e certificações. Já o segundo é representado por profissionais de RH e/ou gestores que aplicam algumas competências e abordagens de coaching nas suas funções cotidianas e que não realizam o processo de coaching. Nesse caso, o tipo e a extensão do treinamento podem variar bastante.
A pesquisa Global Coaching Study 2016 realizada pela ICF demonstra que nas organizações existem duas modalidades de coach profissional: o externo e o interno. O coach externo é contratado por projeto para atender a demandas específicas de alguns indivíduos ou grupos. Já o coach interno é integrante da empresa e tem como função desenvolver processos de coaching dentro da organização.