revista-coaching-brasil-logo-1 icon-bloqueado icon-busca icon-edicoes icon-login arrow-down-sign-to-navigate

Edição #1 Especial - Outubro 2016

Localize rapidamente o conteúdo desejado

Competências de Coaching para RH

A International Coach Federation - ICF define coaching como uma parce­ria com os clientes em um processo instigante e criativo que os inspira a maximizar seu potencial pessoal e profissional. Podemos traçar um para­lelo com a área de RH cuja missão es­tratégica é ser um parceiro do negócio para inspirar e orientar a organização a desenvolver-se e gerar resultados junto com as pessoas que a compõem. Esta parceria do RH pode ser facilitada pelo desenvolvimento das competên­cias utilizadas pelo coach. Teceremos conexões entre algumas competên­cias do coach estabelecidas pela ICF com a área de Gestão de Pessoas.

Para compreender a relação entre as competências de coaching e o RH, de­vemos distinguir entre o coach profis­sional e aquele profissional que utiliza as competências de coaching. O pri­meiro é remunerado por esse trabalho e necessita de desenvolvimento con­tínuo e robusto em coaching através de formações, supervisão, mentoria e certificações. Já o segundo é repre­sentado por profissionais de RH e/ou gestores que aplicam algumas com­petências e abordagens de coaching nas suas funções cotidianas e que não realizam o processo de coaching. Nes­se caso, o tipo e a extensão do treina­mento podem variar bastante.

A pesquisa Global Coaching Study 2016 realizada pela ICF demonstra que nas organizações existem duas modalidades de coach profissional: o externo e o interno. O coach externo é contratado por projeto para atender a demandas específicas de alguns in­divíduos ou grupos. Já o coach interno é integrante da empresa e tem como função desenvolver processos de coa­ching dentro da organização.

Para ler este artigo completo...
é necessário, pelo menos, criar seu conta gratuita.
Faça seu login Crie sua conta gratuita ou Veja as vantagens de ser Premium
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

O contexto de um mundo em desamparo

Passados mais de 50 anos das experiências de Martin Seligman com animais em seu laboratório, sabemos que os resultados se aplicam a indivíduos sujeitos a sofrimentos e/ou frustrações que chegam ao estado de “desamparo aprendido”. Eles não conseguem reagir às causas de seus sofrimentos ou se tornam passivos não reagindo mais com novas respostas. Ao nosso ver, o contexto de mundo BANI... leia mais

12 minutos

A Contabilidade e as práticas ESG

A governança ambiental, social e corporativa (ESG) é um conjunto de práticas e princípios que buscam garantir que as empresas estejam em conformidade com as expectativas e responsabilidades em relação ao meio ambiente, às pessoas e à sociedade em geral. Implementar práticas ESG é importante para garantir que a sua empresa esteja alinhada com os princípios éticos e as necessidades... leia mais

7 minutos

A segurança psicológica como um habilitador essencial para a inovação

Em 2017, depois de três anos atuando como diretora de Gente da Alelo, fui convidada para um novo desafio: acumular nossa área de Inovação. Um novo núcleo recém-criado com a missão de trazer a experimentação e a reinvenção para a empresa, criando conexões, acelerando ideias, antecipando tendências, testando protótipos com clientes e errando rápido para acertar e desenvolver com... leia mais

10 minutos

Foco, força, fé e mova-se para o seu propósito em 2022

E nos despedimos de 2021 mergulhados em constantes mudanças, com jornais repletos de notícias vis, atentados à nossa república, o que apenas potencializou a sensação de que estamos repletos de incertezas, o que fazem as pessoas estarem mais ansiosas a fim de atenderem as demandas em um mundo cada vez mais volátil. E em 2022 teremos eleições e decidiremos nas urnas os nossos próximos... leia mais

13 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium