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Edição #19 - Dezembro 2014

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Sócrates e a origem do Coaching

Se você se recorda, amigo/a leitor/a, em nosso último encontro versamos sobre imutabilidade e fluxo e suas relações com os processos de Co­aching. Fomos apresentados ao Ser de Parmê­nides e à mudança de Heráclito, e lá pelas tan­tas engrossamos o coro em nome de Heráclito, bradando alto e em bom tom a necessidade da aceitação da transitoriedade para que possa­mos ser bons coaches e também bons clientes/coachees. Todavia, quando falamos de Filoso­fia, é prudente abandonar todo tipo de postura rígida e inflexível, pois, apesar de discordar em alguns detalhes, os filósofos tendem a concor­dar entre si quanto a inúmeros outros aspec­tos. Por este motivo, se quisermos continuar caminhando pela trilha do pensamento filosó­fico ocidental, pontuando suas interfaces com a prática do Coaching, precisaremos legitimar a busca parmenidiana, pois dela emanaram grandes questionamentos e importantes sis­temas filosóficos que nortearam nossas ações em determinados momentos da história. Além disso, hipotetiza-se que Parmênides tenha in­fluenciado o pensamento de Sócrates, uma das personagens mais importantes de nossa civilização, e que guarda grande afi­nidade com aquilo que chamamos de Coaching.

Sócrates (469 a.C – 399 a.C) foi um fi­lósofo que viveu em Atenas, na Gré­cia, e costuma-se afirmar que foi um dos fundadores da filosofia ocidental, ainda que sua figura esteja envolta em grande mistério, pois tudo o que se sabe sobre ele nos foi legado pe­las obras de seus alunos, como Xeno­fonte e Platão. Este último o elegeu como personagem principal de suas obras escritas na forma de diálogos, e um desses diálogos recebe o nome de Parmênides. As personagens princi­pais desse conhecido diálogo platôni­co são o próprio Parmênides, o ainda jovem Sócrates e Zenão de Eleia. Esta obra de Platão nos faz pensar que Só­crates possa realmente ter tido conta­to com Parmênides em sua juventude, e que a filosofia parmenidiana tenha influenciado profundamente seu pen­samento. É digno de nota que, antes de Sócrates, os filósofos estavam preocupados com o entendimento da natureza. Segundo o filósofo romano Cícero, coube a Sócrates transferir a Filosofia do céu para terra, ou seja, Sócrates apropriou-se da maneira so­fisticada com que Parmênides e seus antecessores – os filósofos pré-socrá­ticos - pensavam as questões sobre o universo, e a transferiu para o âmbito da ética, das relações humanas, dos desafios da convivência na cidade.

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