revista-coaching-brasil-logo-1 icon-bloqueado icon-busca icon-edicoes icon-login arrow-down-sign-to-navigate

Edição #18 - Novembro 2014

Localize rapidamente o conteúdo desejado

A importância das metas

Olá, que bom poder compartilhar algumas ideias com você e poder falar de um dos temas mais importantes em todo o pro­cesso de Coaching, independente da linha filosófica ou metodológica que o profis­sional siga: Metas.

Vamos começar do começo e as­sim entender a importância do estabelecimento das metas. Se você olhar para o conceito do trabalho de Coaching, ele tem como objetivo principal condu­zir o coachee em um processo de descoberta e desenvolvimento, levando-o do ponto A ao ponto B de um cenário específico. Tec­nicamente, estes pontos são de­finidos como estado atual (A) e estado desejado (B).

Quando existe uma igualdade, ou seja A=B, não existe nada a ser feito nem tampouco a ser discu­tido, pois o meu estado deseja­do é exatamente igual ao meu estado atual. Zero problema e não existem metas a serem atingidas.

Logo, podemos entender que as metas são a forma como conse­guimos materializar um estado futuro de coisas que ainda não percebemos como realidade, mas que sim, almejamos um dia percebê-las como tal.

Assim como tudo que acontece no mundo do Coaching, incluin­do aí a consultoria, o aconse­lhamento, a mentoria e as demais formas de apoio existentes, este estado futuro de coisas sempre está associado ao conceito de feli­cidade do coachee.

Vamos ficar então com esta máxima:

“Metas só fazem sentido se apontarem para nossa visão de felicidade.”

Quando desenvolvemos nossa metodologia de Coaching de car­reira em 2005, partimos do princí­pio que as pessoas almejam sem­pre como o objetivo do objetivo do objetivo, a felicidade.

A partir daí, buscamos simplificar o conceito de felicidade a um ponto que pudéssemos estruturar ações e pla­nos. Desta forma, usando o conceito T.O.T.S. de Miller e Pribram ficou claro que o instante de felicidade é atingi­do quando o que eu vejo é igual ao que eu almejo.

Quando o que eu percebo é diferente daquilo que eu almejo, eu preciso atu­ar sobre o ambiente ou na definição do T.O.T.S, eu preciso operar o siste­ma. Ora, operar o sistema é um nome bonito para uma declaração simples:

Para ler este artigo completo...
Faça login ou conheça as vantagens de ser premium.
Faça seu login Veja as vantagens de ser Premium
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

Os Desafios da Implantação de uma Cultura de Diversidade, Equidade e Inclusão

Introdução A diversidade, equidade e inclusão (DEI) é uma estratégia cada vez mais relevante nas organizações, visando criar um ambiente de trabalho mais justo e inclusivo, que valorize todas as pessoas, independentemente de suas diferenças. No entanto, implementar uma cultura de DEI é um desafio significativo. Dados do IBGE de 2022 mostram que 56% da população brasileira se... leia mais

10 minutos

IA Generativa: Uma Nova Era para o Desenvolvimento Humano

A inteligência artificial, carinhosamente chamada de “IA”, tem dominado as conversas nos últimos anos, e com razão. A promessa de máquinas que simulam a inteligência humana, capazes de aprender, criar e solucionar problemas complexos, capturou a imaginação de muitos. Dentro desse universo em constante expansão, a IA Generativa se destaca como uma das áreas mais promissoras e... leia mais

10 minutos

Novos Humanos & seus Cenários de Futuro(s) Saudáveis

“Em um mundo onde pós-verdades e deepfakes coexistirão com verdades pessoais e sutis, se tornará importante ter a consciência expandida. Somente o racional, o exato, os sentidos físicos não serão suficientes para navegar nesses futuros altamente imersivos, artificialmente inteligentes e interconectados por biosensores e multiversos. Será essencial desenvolver tecnologias humanas” Nas... leia mais

10 minutos

Construindo uma Cultura de Coaching: Cases e Desafios

Um número crescente de organizações reconhece o valor da construção de uma cultura de coaching que ofereça aos colaboradores, em todos os níveis, a oportunidade de desenvolverem as suas competências, aumentarem o seu valor e alcançarem os seus objetivos profissionais. Desde 2014, a International Coaching Federation (ICF) e o Human Capital Institute (HCI) vem pesquisando os componentes... leia mais

12 minutos

Desenvolvimento Vertical de Líderes: Construindo o Futuro com os Inner Development Goals

No atual cenário de complexidade e incerteza, o desenvolvimento de liderança precisa ir além da transferência de conhecimentos e habilidades. Este artigo diferencia o desenvolvimento horizontal do vertical, enfatizando como este último amplia a capacidade de liderança transformacional. Apresentamos os Inner Development Goals (IDGs) como modelo para acelerar o desenvolvimento... leia mais

12 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium