João nos escreve este mês com um caso crítico, que tenho certeza que ajudará a todos nós.
Escrevo à coluna “Um outro olhar” para obter outras percepções sobre uma situação que ocorreu comigo. Trata-se de relatórios finais nos processos de coaching. Eu e uma colega atendemos recentemente uma empresa que nos contratou para processos de coaching com 6 gerentes. O grupo foi dividido entre mim e minha colega. Fizemos o “contrato de 4 pontas”, (coach, coachee, líder do coachee e RH), conforme sempre fazemos, inclusive declarando que não haveria relatórios de conteúdos das sessões, e tudo ficou bem claro (pelo menos era o que acreditávamos). Ao final dos processos, fiz minhas devolutivas com os coachees e seus demandantes e o Rh não participou, apesar de convidado. Conforme nossa prática, foi o coachee quem deu suas impressões e pareceres sobre o processo todo. Tudo certo, tudo terminado, saí de lá com a sensação de dever cumprido. Uma semana depois, recebo o contato da área de Recursos Humanos pedindo que eu retornasse para uma reunião e quando chego lá sou recebido pela gerente da área e por duas analistas, que me crivam de perguntas sobre os coachees, alegando que precisam das informações para seguir no plano de desenvolvimento de cada colaborador. Fiquei bastante incomodado e relembrei nosso contrato inicial. Recusei-me a dar as informações pedidas, explicando que se elas desejassem mais informações teriam que falar com os respectivos gerentes. Elas foram muito insistentes chegando até a colocar minha competência em questão. Minha colega passou pelo mesmo constrangimento. Eu queria ouvir outras percepções e entender outros olhares sobre isto. Sou coach há 4 anos e meio, sendo esta a primeira vez que passei por isto.
João, para conversar contigo eu mesma precisei buscar outros olhares e outras histórias, porque quando li teu e-mail fiquei bastante tocada. Primeiro, porque me vi em uma situação bem parecida há cerca de 3 anos e não gostei da experiência, e de lá para cá, eu não tinha mais me deparado com algo parecido. Segundo, porque sei que muitos profissionais têm vendido seus processos com relatórios ao final. Enfim, vamos buscar outros olhares.