Em relação ao que é genético, o Coaching nada pode fazer, portanto o Wellness Coach preparado deve concentrar-se nas Atividades Cotidianas Intencionais (40%) e apoiar o seu Coachee para as Circunstâncias não controláveis (10%).
Segundo Lyubomirsky, S. (2008), ao mudar o que fazemos (comportamento) e o que pensamos (cognição), podemos obter maior Bem-Estar. Para que isto ocorra precisamos de novos meios para empregar pensamentos e comportamentos (atividades intencionais) na conquista de nosso Bem-Estar. Tornar-se mais feliz de forma duradoura, requer mudanças que exigem esforço e compromisso diário.
Um processo de Wellness Coaching (Coaching de Bem-Estar) é mais do que definir um número de objetivos e a forma de acompanhar e prestar contas para o alcance desses objetivos. Wellness Coaching é sobre criar o tipo de vida que você quer viver e que melhorará o seu Bem-Estar. Para isso, o Coachee deve focar no comportamento para atingir planos concretos de ação e rastreamento; mas como Coach, ser muito amplo e sistêmico na visão do seu Coachee e na forma de apoiá-lo para um novo olhar para a vida como um todo e todas as interconexões existentes.
Em nossas experiências como Wellness Coaches, temos percebido e experienciado que devemos apoiar o nosso Coachee para a ampliação da consciência dele sobre Vida Plena, quanto e de que forma ele pretende viver o seu Bem-Estar ... “O que quero e preciso mudar na minha vida atual para atingir o Bem-Estar em minha vida?”
O segredo está nas atividades intencionais – 40% do que fazemos e o que pensamos. Pessoas felizes agem (procuram novas interpretações, realizações e lidam com suas ideias e sentimentos, com esforço sustentado. Se o Bem-Estar aumenta, o esforço sustentado é retroalimentado.
Todas as estratégias para aumentar o Bem-Estar e melhorar a saúde têm algo em comum: ter metas por si só está associado à felicidade e à satisfação. O Bem-Estar reside no que se faz, no que se pensa e nas metas que estabelecemos a cada dia.
Diagnóstico de Ajuste das Atividades à Pessoa
Para que a pessoa tenha êxito no programa é preciso ajustar as atividades (interesses e valores), desenvolvendo motivação autodeterminada – perseguir um objetivo que esteja fundamentado em interesses e valores. (Dickerhoof, 2007; Sheldon e Lyubomirsky, 2006).
Formas de ajustar as estratégias para aumento do Bem-Estar (Oxford):
Lidar com a ausência do Bem-Estar;
Reforçar os Talentos para o Bem-Estar;
Ajustar ao Estilo de Vida.
Certas atividades para aumento do Bem-Estar podem abordar problemas específicos e/ou áreas carentes. Uma pessoa pessimista pode beneficiar-se do cultivo do otimismo, assim como pessoas com colesterol alto podem e devem exercitar-se.
Trabalhar com as forças, talentos e objetivos pessoais. Pessoas voltadas para a realização podem beneficiar-se trabalhando com metas ou esportes desafiadores (atividade/corpo), assim como uma pessoa criativa pode expressar gratidão pintando ou fotografando.
Adaptar as atividades de Bem-Estar escolhidas ao seu estilo de vida.
Se meditou a vida inteira, pode aprender nova forma de meditação. Se tiver uma vida agitada e lhe falta tempo, pode escolher atividades que não tomem tempo adicional.
Definindo Wellness
well = bem e ness = estado de espírito, forma de ser.
Para ler este artigo completo...
Faça login ou conheça as vantagens de ser premium.
"É possível mudar nossas vidas e a atitude daqueles que nos cercam simplesmente mudando a nós mesmos" - Rudolf Dreikurs
Desde criança eu tinha uma ambição, mas não era uma ambição em possuir isso ou aquilo, mas uma ambição em ser alguém que tivesse algo a dizer e que as pessoas quisessem ouvir. Me pergunto quando e onde isso surgiu e só consigo pensar que talvez... leia mais
Tendência 2 - Chega de lenga-lenga e seja verdadeiramente estratégico“Ser verdadeiramente estratégico”
Longe de ser apenas um departamento burocrático focado em processos administrativos e cortes de custos, o RH que precisamos hoje é um parceiro estratégico essencial para o sucesso organizacional. Ser verdadeiramente estratégico significa ir além das demandas imediatas e... leia mais
Todo início de ano traz a sensação de um recomeço – uma oportunidade de virar a página e escrever uma história diferente. Mas, por que, mesmo com as melhores intenções, continuamos repetindo os mesmos comportamentos e, por consequência, obtendo os mesmos resultados?
A resposta é simples: reconhecer o padrão repetido até aqui, pois esse é o primeiro passo para acessar a... leia mais
2025 chegou.
O calendário nos mostra uma nova oportunidade para planejar, estabelecer metas e resoluções que estão a nossa disposição... será? Quais outros momentos do ano são mais “ano novo”, ou seja, são mais significativos de recomeço, que a passagem do último dia de dezembro para o primeiro dia de janeiro?
O editor desta revista achou que eu, como admiradora e... leia mais
A Lei de Cotas que garante a reserva de vagas para pessoas com deficiência no mercado de trabalho completou 33 anos em 2024, e o Brasil ainda cumpre apenas 49,81% das vagas reservadas.
Meu nome é Maite, sou Psicóloga de formação e há 12 anos trabalho com a temática da inclusão em diversos contextos, mas principalmente apoiando grandes empresas a construírem ambientes mais inclusivos e... leia mais