Em relação ao que é genético, o Coaching nada pode fazer, portanto o Wellness Coach preparado deve concentrar-se nas Atividades Cotidianas Intencionais (40%) e apoiar o seu Coachee para as Circunstâncias não controláveis (10%).
Segundo Lyubomirsky, S. (2008), ao mudar o que fazemos (comportamento) e o que pensamos (cognição), podemos obter maior Bem-Estar. Para que isto ocorra precisamos de novos meios para empregar pensamentos e comportamentos (atividades intencionais) na conquista de nosso Bem-Estar. Tornar-se mais feliz de forma duradoura, requer mudanças que exigem esforço e compromisso diário.
Um processo de Wellness Coaching (Coaching de Bem-Estar) é mais do que definir um número de objetivos e a forma de acompanhar e prestar contas para o alcance desses objetivos. Wellness Coaching é sobre criar o tipo de vida que você quer viver e que melhorará o seu Bem-Estar. Para isso, o Coachee deve focar no comportamento para atingir planos concretos de ação e rastreamento; mas como Coach, ser muito amplo e sistêmico na visão do seu Coachee e na forma de apoiá-lo para um novo olhar para a vida como um todo e todas as interconexões existentes.
Em nossas experiências como Wellness Coaches, temos percebido e experienciado que devemos apoiar o nosso Coachee para a ampliação da consciência dele sobre Vida Plena, quanto e de que forma ele pretende viver o seu Bem-Estar ... “O que quero e preciso mudar na minha vida atual para atingir o Bem-Estar em minha vida?”
O segredo está nas atividades intencionais – 40% do que fazemos e o que pensamos. Pessoas felizes agem (procuram novas interpretações, realizações e lidam com suas ideias e sentimentos, com esforço sustentado. Se o Bem-Estar aumenta, o esforço sustentado é retroalimentado.
Todas as estratégias para aumentar o Bem-Estar e melhorar a saúde têm algo em comum: ter metas por si só está associado à felicidade e à satisfação. O Bem-Estar reside no que se faz, no que se pensa e nas metas que estabelecemos a cada dia.
Diagnóstico de Ajuste das Atividades à Pessoa
Para que a pessoa tenha êxito no programa é preciso ajustar as atividades (interesses e valores), desenvolvendo motivação autodeterminada – perseguir um objetivo que esteja fundamentado em interesses e valores. (Dickerhoof, 2007; Sheldon e Lyubomirsky, 2006).
Formas de ajustar as estratégias para aumento do Bem-Estar (Oxford):
Lidar com a ausência do Bem-Estar;
Reforçar os Talentos para o Bem-Estar;
Ajustar ao Estilo de Vida.
Certas atividades para aumento do Bem-Estar podem abordar problemas específicos e/ou áreas carentes. Uma pessoa pessimista pode beneficiar-se do cultivo do otimismo, assim como pessoas com colesterol alto podem e devem exercitar-se.
Trabalhar com as forças, talentos e objetivos pessoais. Pessoas voltadas para a realização podem beneficiar-se trabalhando com metas ou esportes desafiadores (atividade/corpo), assim como uma pessoa criativa pode expressar gratidão pintando ou fotografando.
Adaptar as atividades de Bem-Estar escolhidas ao seu estilo de vida.
Se meditou a vida inteira, pode aprender nova forma de meditação. Se tiver uma vida agitada e lhe falta tempo, pode escolher atividades que não tomem tempo adicional.
Definindo Wellness
well = bem e ness = estado de espírito, forma de ser.
Para ler este artigo completo...
Faça login ou conheça as vantagens de ser premium.
Imagine uma comunidade de coaching onde os participantes colocam suas ideias e habilidades a serviço de um objetivo muito maior do que eles próprios ou seus clientes. Uma comunidade onde a sabedoria é ativamente buscada em outras culturas, incluindo os povos indígenas, e onde a natureza é um guia sempre presente para enfrentar as maiores ameaças do nosso tempo.
Bem-vindo ao Climate... leia mais
No Leadership Circle, acreditamos que elevar a liderança é mais do que um ideal: é uma necessidade urgente. Nosso propósito ganha relevância especial no mundo complexo em que vivemos, onde as decisões dos líderes impactam não apenas suas organizações, mas também comunidades, territórios e até mesmo o planeta.
O Leadership Circle existe sob a premissa de que há um Modelo Universal... leia mais
E eis que começamos a adentrar neste terreno da abundância, que visualizamos fértil, em todos os sentidos. E vamos compartilhar aqui o que encontramos…
O primeiro achado que encontramos foi que, depois de conversarmos sobre a escassez e perguntarmos “e a abundância?”, as respostas imediatas eram: “é o oposto”. E assim fomos criando uma imagem deste oposto, que... leia mais
"É possível mudar nossas vidas e a atitude daqueles que nos cercam simplesmente mudando a nós mesmos" - Rudolf Dreikurs
Desde criança eu tinha uma ambição, mas não era uma ambição em possuir isso ou aquilo, mas uma ambição em ser alguém que tivesse algo a dizer e que as pessoas quisessem ouvir. Me pergunto quando e onde isso surgiu e só consigo pensar que talvez... leia mais
Tendência 2 - Chega de lenga-lenga e seja verdadeiramente estratégico“Ser verdadeiramente estratégico”
Longe de ser apenas um departamento burocrático focado em processos administrativos e cortes de custos, o RH que precisamos hoje é um parceiro estratégico essencial para o sucesso organizacional. Ser verdadeiramente estratégico significa ir além das demandas imediatas e... leia mais