revista-coaching-brasil-logo-1 icon-bloqueado icon-busca icon-edicoes icon-login arrow-down-sign-to-navigate

Edição #17 - Outubro 2014

Localize rapidamente o conteúdo desejado

A Psicologia Positiva e o Coaching de Bem-Estar

"Quando passei pelo portão, percebi que, se continuasse a odiar essas pessoas, continuaria na prisão."
Nelson Mandela


Segundo a Psicologia Positiva, o Bem­-Estar alcançado é:

- 50% Genético
- 40% Atividades Cotidianas Intencio­nais (ACI)
- 10% Circunstâncias

Em relação ao que é genético, o Coaching nada pode fazer, portanto o Wellness Coach preparado deve concentrar-se nas Atividades Cotidianas Intencionais (40%) e apoiar o seu Coachee para as Circunstâncias não controláveis (10%).

Segundo Lyubomirsky, S. (2008), ao mudar o que fazemos (comportamen­to) e o que pensamos (cognição), po­demos obter maior Bem-Estar. Para que isto ocorra precisamos de novos meios para empregar pensamentos e comportamentos (atividades inten­cionais) na conquista de nosso Bem­-Estar. Tornar-se mais feliz de forma duradoura, requer mudanças que exi­gem esforço e compromisso diário.

Um processo de Wellness Coa­ching (Coaching de Bem-Estar) é mais do que definir um nú­mero de objetivos e a forma de acompanhar e prestar contas para o alcance desses objetivos.
Wellness Coaching é sobre criar o tipo de vida que você quer vi­ver e que melhorará o seu Bem­-Estar. Para isso, o Coachee deve focar no comportamento para atingir planos concretos de ação e rastreamento; mas como Coach, ser muito amplo e sistêmico na visão do seu Co­achee e na forma de apoiá-lo para um novo olhar para a vida como um todo e todas as inter­conexões existentes.

Em nossas experiências como Wellness Coaches, temos per­cebido e experienciado que de­vemos apoiar o nosso Coachee para a ampliação da consciência dele sobre Vida Plena, quan­to e de que forma ele preten­de viver o seu Bem-Estar ... “O que quero e preciso mudar na minha vida atual para atingir o Bem-Estar em minha vida?”

O segredo está nas atividades intencionais – 40% do que faze­mos e o que pensamos. Pessoas felizes agem (procuram novas interpretações, realizações e li­dam com suas ideias e sentimen­tos, com esforço sustentado. Se o Bem-Estar aumenta, o esforço sustentado é retroalimentado.

Todas as estratégias para au­mentar o Bem-Estar e melhorar a saúde têm algo em comum: ter metas por si só está associa­do à felicidade e à satisfação. O Bem-Estar reside no que se faz, no que se pensa e nas metas que estabelecemos a cada dia.

Diagnóstico de Ajuste das Ati­vidades à Pessoa

Para que a pessoa tenha êxito no programa é preciso ajustar as atividades (interesses e valo­res), desenvolvendo motivação autodeterminada – perseguir um objetivo que esteja funda­mentado em interesses e valo­res. (Dickerhoof, 2007; Sheldon e Lyubomirsky, 2006).

Formas de ajustar as estraté­gias para aumento do Bem-Es­tar (Oxford):

  • Lidar com a ausência do Bem-Estar;
  • Reforçar os Talentos para o Bem-Estar;
  • Ajustar ao Estilo de Vida.

Certas atividades para au­mento do Bem-Estar podem abordar problemas específi­cos e/ou áreas carentes. Uma pessoa pessimista pode be­neficiar-se do cultivo do oti­mismo, assim como pessoas com colesterol alto podem e devem exercitar-se.

Trabalhar com as forças, ta­lentos e objetivos pessoais. Pessoas voltadas para a rea­lização podem beneficiar-se trabalhando com metas ou esportes desafiadores (ati­vidade/corpo), assim como uma pessoa criativa pode ex­pressar gratidão pintando ou fotografando.

Adaptar as atividades de Bem-Estar escolhidas ao seu estilo de vida.

Se meditou a vida inteira, pode aprender nova forma de me­ditação. Se tiver uma vida agi­tada e lhe falta tempo, pode escolher atividades que não tomem tempo adicional.

Definindo Wellness

well = bem e ness = estado de espírito, forma de ser.

Para ler este artigo completo...
Faça login ou conheça as vantagens de ser premium.
Faça seu login Veja as vantagens de ser Premium
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

Identificando e Abordando o Assédio no Ambiente de Trabalho

Há diferentes tipos de assédios: assédio moral, assédio moral organizacional e assédio sexual. Segundo o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) configura-se assédio moral o “processo contínuo e reiterado de condutas abusivas que, independentemente de intencionalidade, atentem contra a integridade, identidade e dignidade humana do trabalhador, por meio da degradação das relações... leia mais

11 minutos

O Essencial não é Invisível aos Olhos

O ano era 2016 e eu estava nos Estados Unidos em uma viagem que misturava congresso profissional à passeios pelos parques de Orlando e eu só conseguia sentir raiva de estar ali perdendo tempo em filas e não achando nada divertido. Sim, eram os sintomas da boa a velha depressão que mostrava sua cara novamente. Uma recaída. Uma conhecida antiga. E eu já sabia o que fazer: ir ao médico,... leia mais

13 minutos

Grupo 2 - O Ser Humano e suas Relações

O autoconhecimento é o foco de nossas vidas para alavancar  a compreensão sobre o porque e o sentido da vida. Em paralelo a esse processo que por si já é desafiador o suficiente, temos que conviver com “o outro”, diferente de mim, com valores, crenças, sonhos e propósitos diferentes. Não à toa que o conflito é tema presente em meu trabalho como trainer há 25 anos. Como esse... leia mais

4 minutos

Sobre Coaching

O Coaching é uma abordagem de desenvolvimento humano muito poderosa, pois trabalha na reflexão e na busca de soluções pelo próprio cliente. Em 2022 escrevi um texto procurando trazer a história e conceitos sobre o Coaching, que teve uma repercussão muito positiva. Visava levar para as pessoas em geral, e aos profissionais da mídia em particular, o que é e o que não é Coaching, visto... leia mais

4 minutos

Sobre Mentoring

Minha formação na área começou com uma visão ímpar sobre o Coaching e o Mentoring, através do querido amigo Marcos Wunderlich. Sistematizador de uma metodologia que reúne, simplifica e instrumentaliza o pensar de muitos outros que ele frequentemente cita nos textos, é com certeza um autor que merece estar nessa lista. Outro grande pesquisador e formador de mentores é Paulo... leia mais

2 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium