Caros leitores,
Foi com muita satisfação que aceitei o convite da Revista Coaching Brasil para escrever sobre Coaching, ampliação de potencial e felicidade. É desafiador relacionar os três temas, mas vou usar um foco sistêmico para dar clareza e entendimento a este entrelaçamento, que já existe naturalmente, porém muitas vezes não é identificado no nosso cotidiano, pois costuma ser algo sutil ou um pouco obscuro para a nossa mente racional comum.
A metodologia de Coaching, em seu nível mais primário, é normalmente aceita como uma metodologia de desempenho, para o alcance de metas ou mesmo superação de limites, que podem ser pessoais ou operacionais. Tendo em vista este conceito, torna-se evidente que o cliente de Coaching deverá desenvolver ou ativar um potencial adicional, que ainda não possua, a partir disso terá as condições necessárias para alcançar suas metas ou objetivos.
Durante o processo de Coaching, o coach deve ter habilidade para auxiliar na ativação das potencialidades do cliente, pois sem este auxílio ele talvez não consiga identificar suas potencialidades. Sendo assim, podemos dizer que no Coaching existe a necessidade de superação de limites através da “ativação de potencial”. A possibilidade de ativação vem do fato de o ser humano ter um potencial infinito e inesgotável dentro de si mesmo. Este potencial está sempre presente e pode ou não ser utilizado, dependendo única e exclusivamente de se obter as condições necessárias para utilizar este grande reservatório de energia.
Usando uma metáfora, podemos dizer que a potencialidade inata é como uma represa. Quando uma comporta é aberta, gera energia e esta energia se transforma em energia dinâmica e ativa para o uso. Sendo assim, podemos afirmar que um coach pode ser comparado a uma pessoa que ajuda a abrir comportas de potencialidades adormecidas. Porém, não existem fórmulas prontas ou métodos infalíveis, pois isso depende muito do bom senso do coach, que deve identificar quais exercícios ou desafios podem ser propostos e quais são as perguntas que vão estimular o seu cliente a transformar o potencial interno em energia dinâmica. É assim que surgem novas forças, habilidades, capacidades e atitudes, que contribuem para o alcance de metas e objetivos.