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Edição #16 - Setembro 2014

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Coaching: ampliação de potência e felicidade

Caros leitores,

Foi com muita satisfação que aceitei o convite da Revista Coaching Brasil para escrever sobre Coaching, ampliação de potencial e felicidade. É desafiador relacionar os três temas, mas vou usar um foco sistêmico para dar clareza e en­tendimento a este entrelaçamento, que já existe naturalmente, porém muitas vezes não é identificado no nosso co­tidiano, pois costuma ser algo sutil ou um pouco obscuro para a nossa mente racional comum.

A metodologia de Coaching, em seu nível mais primário, é normalmente aceita como uma metodologia de de­sempenho, para o alcance de metas ou mesmo superação de limites, que podem ser pessoais ou operacionais. Tendo em vista este conceito, torna­-se evidente que o cliente de Coaching deverá desenvolver ou ativar um po­tencial adicional, que ainda não pos­sua, a partir disso terá as condições necessárias para alcançar suas metas ou objetivos.

Durante o processo de Coaching, o coach deve ter habilidade para auxi­liar na ativação das potencialidades do cliente, pois sem este auxílio ele talvez não consiga identificar suas potencialidades. Sendo assim, pode­mos dizer que no Coaching existe a necessidade de superação de limites através da “ativação de potencial”. A possibilidade de ativação vem do fato de o ser humano ter um poten­cial infinito e inesgotável dentro de si mesmo. Este potencial está sempre presente e pode ou não ser utilizado, dependendo única e exclusivamente de se obter as condições necessárias para utilizar este grande reservatório de energia.

Usando uma metáfora, pode­mos dizer que a potencialida­de inata é como uma represa. Quando uma comporta é aber­ta, gera energia e esta energia se transforma em energia dinâ­mica e ativa para o uso. Sendo assim, podemos afirmar que um coach pode ser compara­do a uma pessoa que ajuda a abrir comportas de potencia­lidades adormecidas. Porém, não existem fórmulas prontas ou métodos infalíveis, pois isso depende muito do bom senso do coach, que deve identificar quais exercícios ou desafios po­dem ser propostos e quais são as perguntas que vão estimu­lar o seu cliente a transformar o potencial interno em energia dinâmica. É assim que surgem novas forças, habilidades, capa­cidades e atitudes, que contri­buem para o alcance de metas e objetivos.

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