No mundo corporativo aprender a falar em p blico conduzir uma reuni o ou dar uma palestra cr tico para muitas pessoas chegarem posi o de lideran a Conversar um elemento chave para a progress o das carreiras das pessoas e tamb m para o sucesso de uma organiza o Como as pessoas se comunicam coordenam atividades criam e executam acontece atrav s de conversas Citando Robert Durham do Instituto da Lideran a Regenerativa A origem de todos os resultados positivos e negativos s o as conversas que realizamos de forma efetiva inefetiva ou que n o realizamos E neste contexto comum existir uma assimetria entre a import ncia que as conversas t m para uma empresa e sua lideran a e o quanto priorit rio aprender desenvolver e apoiar as pessoas nesse processo Muitos liderados aprendem com os pr prios l deres essas t cnicas e na pr tica v o descobrindo o que funciona e n o funciona E dessa maneira sem grande apoio estruturas ou pr ticas em ambientes de aprendizado convencional sentir que uma reuni o n o foi efetiva ou que nos encontros de time faltam espa os para cria o inova o ou tomada de decis o Na pr tica da vida corporativa os formatos que s o mais utilizados para estes encontros de grupo s o cinco e chamamos estas formas de conversa de estruturas convencionais S o elas - A palestra com fala e informa es centralizadas na pessoa palestrante com conte do planejado e espa o para pouca intera o ou no m ximo duas a tr s perguntas protocolares da audi ncia no final E aplausos claro nbsp - A apresenta o de resultados cheia de gr ficos e informa es detidas pela pessoa que apresenta e o papel de sabatinar ou interrogar buscando os erros ou falhas para que uma ou mais figuras de poder na audi ncia aprovem ou desaprovem o trabalho nbsp - A discuss o mediada uma tentativa de conduzir uma tomada de decis o com muitos vieses disputas de poder e assimetria de informa es nbsp - A discuss o sem media o tamb m uma tentativa de conduzir o grupo a um lugar ou decis o s que de...