Tend ncia - nbsp Chega de discurso bonito e crie organiza es que n o sejam s fachada Criar organiza es socialmente respons veis Estamos em mar o de e as mudan as clim ticas j n o podem mais ser desprezadas O desmatamento da Amaz nia segue adiante e nos ltimos cinquenta anos perdemos da floresta original Bom seria se as not cias fossem sobre as taxas de reflorestamento da Amaz nia O capitalismo e os interesses particulares sobrepujando os interesses coletivos ou ambientais encontra amplo apoio em bancadas de deputados e senadores devotados a enfraquecer e relaxar normas em nome do tal progresso Do ponto de vista do ser humano nos acostumamos a ver crian as vendendo bala no farol e a o crescente aumento de moradores de rua especialmente nas grandes cidades No mbito mundial existem hoje enquanto voc l este texto cerca de conflitos armados Segundo o ACNUR a Ag ncia de Refugiados da ONU em junho de havia milh es de refugiados em todo o mundo Mais de mil palestinos foram mortos durante as a es militares israelenses na Faixa de Gaza Cerca de milh es de pessoas passam fome no mundo Como dizia Raul Seixas tudo isso acontecendo e eu aqui na pra a dando milho aos pombos Sim o mundo vai mal Os interesses da geopol tica da economia das na es das rela es de poder e vamos descendo at chegarmos ao nosso bairro com seus muito ricos e seus moradores de rua assim que o mundo funciona As coisas s o assim S o assim ou est o assim A quem interessa as desigualdades O mundo corporativo dentro de todo este macro cen rio competitivo procura maximizar seus lucros e minimizar seus gastos e investimentos Diz-se que as organiza es j n o podem mais se dar ao luxo de focar exclusivamente no lucro ignorando seu impacto social e ambiental Na verdade podem sim e continuam a faz -lo Neste quadro assim como grandes grupos se manifestam em pra a p blica contra guerras desigualdades e matan as a sociedade e colaboradores est o demandando tamb m uma postura mais tica consciente e respons vel das empresas Entretanto investidores s o os ltimos a se sensibilizar e movimentar e s o fazem quando pressionados pela lei ou pela press o da sociedade Nesse contexto o RH emerge como um agente fundamental para liderar a transforma o das empresas em organiza es que realmente se importam com o impacto que causam no mundo Essa mudan a n o apenas uma quest o de responsabilidade social uma estrat gia essencial para atrair e reter talentos construir uma marca empregadora forte e ao mesmo tempo garantir a sustentabilidade do neg cio no longo prazo Novamente vemos como que um RH inteligente e estrat gico pode lan ar m o da propaganda de a es sociais e ambientais leg timas da organiza o para conquistar mais espa o na m dia na mente e no cora o das pessoas Um dos pilares dessa transforma o o conceito de Capitalismo Consciente Veja nosso dossi na Edi o - Junho https revistacoachingbrasil com br edicao O RH do futuro vai abandonar pr ticas ultrapassadas que exploram pessoas e recursos naturais em nome do lucro f cil e imediato Em vez disso vai promover uma distribui o justa dos resultados garantindo que todos...