Quais atividades são mais aderentes ao meu perfil? Posso exercer qualquer função que quiser? Como entender qual área/profissão seria mais motivadora? Onde minha produtividade seria maior?
Este texto vai explicar como a combinação das funções psíquicas, principal e auxiliar presentes no seu tipo psicológico, pode ajudar você a entender melhor suas áreas mais produtivas, suas motivações, as atividades que serão mais prazerosas e demandarão um gasto menor de energia. E poderá também auxiliar o Coach no processo de Coaching, a buscar junto com seu coachee quais são as áreas mais afins.
Farei um pequeno resumo dos tipos psicológicos do que foi explicado nas edições anteriores a respeito da teoria dos tipos psicológicos, criada pelo psiquiatra Carl Gustav Jung (1875-1961). Na edição 8 escrevi uma visão geral sobre a teoria, que é composta por quatro pares de opostos (quatro escalas):
- Foco de Energia - determinado pela extroversão (E), quando o foco é no mundo externo, e pela introversão (I), quando o foco é no mundo interior (edição 10);
- Funções Psíquicas de Percepção - determinam a forma como coletamos informações do mundo ao nosso redor, e pode ser através da sensação (S), quando utilizamos os cinco sentidos ou da intuição (N), quando utilizamos o 6º sentido (edição 11);
- Funções Psíquicas de Julgamento - referente à forma como tomamos decisão, se através do pensamento (T) ou do sentimento (F) (edição 12);
- Estilo de Vida – determina qual é a função dominante e como você se relaciona com o mundo exterior, e pode ser identificado pelo julgamento (J) ou pela percepção (P) (edição 13).
O tipo psicológico contém uma letra para cada escala descrita acima (E/I, S/N, T/F, J/P), sendo que as duas letras centrais identificam as funções psíquicas (S/N e T/F), e estas representam as funções principal e auxiliar. Embora na representação do tipo tenhamos apenas duas funções psíquicas (S/N e T/F), as demais funções também estão implícitas em cada perfil, e representam as funções terciária e inferior.