revista-coaching-brasil-logo-1 icon-bloqueado icon-busca icon-edicoes icon-login arrow-down-sign-to-navigate

Edição #139 - Dezembro 2024

Localize rapidamente o conteúdo desejado

Uma outra maneira de implementar DEI nas empresas

Muitas empresas não sabem por onde começar quando se trata de criar uma área de diversidade, equidade e inclusão (DEI) ou de implementar projetos relacionados. No entanto, quero compartilhar alguns cases que não apenas “aceleraram” esses esforços, mas também se mostraram lucrativos em termos de posicionamento no mercado, na criação de produtos para todos e especialmente criando novos mercados.

A integração com consumidores, o ecossistema e grupos minorizados, especialmente pessoas com deficiência, pode ser uma estratégia poderosa. Utilizando pessoas com deficiência para apoiar o desenvolvimento de produtos, essas empresas descobriram que é possível criar soluções lucrativas, abrir novos mercados e tecnologias, além de gerar outras oportunidades de negócios. Aqui estão três exemplos de sucesso, um internacional e dois brasileiros, esses casos demonstram que investir em diversidade e inclusão, especialmente no desenvolvimento de produtos acessíveis, pode ser uma estratégia lucrativa e transformadora, foi utilizado cases do varejo e físico para facilitar a explicação e desenvolvimento, mas temos outros cases e misturado com o digital. Ao valorizar a diversidade e trabalhar em estreita colaboração com grupos minorizados, as empresas não apenas atendem às necessidades de um público mais amplo, mas também se posicionam como líderes em inovação e responsabilidade social:

CASE DA NIKE:

Uma Revolução na Acessibilidade

O case da Nike é um dos mais memoráveis quando se fala em inovação e inclusão. A Nike teve uma grande evolução, especialmente na implementação de diversidade e isso impulsionou na criação de produtos acessíveis, que culminou na criação de uma diretoria de acessibilidade e uma posição de conselho.

Em 2018, um garoto chamado Matthew Walzer, que tem paralisia cerebral, escreveu uma carta para a Nike. Ele usava tênis da marca devido a palmilhas especiais que se adaptavam bem a ele. Na carta, Matthew dizia: "O meu sonho é ir para a universidade que escolher sem ter de me preocupar com alguém a vir atar os meus sapatos todos os dias. Sempre usei sapatilhas de basquetebol da Nike. Só consigo usar este tipo de calçado porque preciso de suporte para os tornozelos para conseguir andar. Com 16 anos, sou capaz de me vestir completamente sozinho, mas os meus pais ainda têm de atar os meus sapatos. Como adolescente que está a esforçar-se para se tornar totalmente independente, acho isto extremamente frustrante e, por vezes, embaraçoso."

Essa mensagem poderia ter sido apenas mais uma carta, mas a Nike decidiu ir além. Eles convidaram Matthew para participar do desenvolvimento de um novo produto. Foi um processo de validação ampla do mercado, envolvendo não apenas Matthew, mas diversas pessoas com deficiência, juntamente com uma equipe multidisciplinar de engenheiros e designers.

Para ler este artigo completo...
é necessário, pelo menos, criar seu conta gratuita.
Faça seu login Crie sua conta gratuita ou Veja as vantagens de ser Premium
Gostou deste artigo? Confira estes da mesma coluna:

Diversidade começa com D de Diálogo: o poder de uma boa conversa

“Sendo o amor a emoção que funda a origem do humano, e sendo o prazer do conversar nossa característica, resulta que tanto nosso bem estar como nosso sofrimento dependem do nosso conversar” Maturana Diálogo, conversa e comunicação. Três palavras-chave quando pensamos em diversidade. Diversidade, Equidade e Inclusão é o tema da revista. É parte do que nós... leia mais

13 minutos

Inteligência Artificial: Transformando Growth e Recursos Humanos nas Empresas

A Inteligência Artificial (IA) tem se tornado uma ferramenta essencial no mundo corporativo, revolucionando diversas áreas, incluindo recursos humanos (RH). Neste artigo, exploraremos como a IA está sendo utilizada para impulsionar o crescimento das empresas e otimizar processos de RH, com um foco especial no que fazemos aqui no iFood Benefícios. Além disso, discutiremos os principais... leia mais

9 minutos

Geração VV

Quando fui convidada para escrever este artigo, precisei me despir das ideias pré-concebidas que se constroem naturalmente de uma geração para a outra. Sou de uma geração que subia em árvores, fazia pesquisas de escola na Barsa, me perdia no trânsito procurando me localizar, fazia trabalhos de escola em folha de papel almaço, gravava minha playlist em fita k7, brincava de esconde-esconde... leia mais

7 minutos

Qual o impacto do Coaching profissional no Brasil nos últimos 20 anos?

Evento da ICW 2024 (International Coach Week) organizado e patrocinado pela Escola de Coaches reuniu Maria Angélica Carneiro, MCC e examinadora de Coaches em língua portuguesa para ICF Global e Jorge Dornelles de Oliveira MCC e ex-presidente da ICF Brasil. Ambos, fundadores da Escola de Coaches, assim como outros três convidados especiais, que além de atuarem como Coaches, contratam Coaches,... leia mais

10 minutos

Liderança e as IDGs, uma abordagem a partir da sala de aula

IDGs como bússola na aprendizagem em uma disciplina sobre liderança. "Liderança na era digital vai além de gerenciar tarefas e alcançar metas. É sobre criar um ambiente inclusivo, equitativo e sustentável, onde a saúde mental e o bem-estar dos colaboradores são prioritários. É sobre inspirar, engajar e adaptar-se às novas gerações que ingressam no mercado de trabalho com novas... leia mais

10 minutos
O melhor conteúdo sobre Coaching em língua Portuguesa
a um clique do seu cerébro
Seja Premium