Introdu o Em Diversidade Equidade e Inclus o os dados s o ferramentas poderosas mas sozinhos nem sempre revelam o que precisamos entender Quando focamos apenas nos n meros corremos o risco de perder nuances importantes sobre a realidade das pessoas Aliar indicadores qualitativos aos quantitativos nos permite n o s identificar padr es mas compreender hist rias motiva es e desafios Essa combina o o que faz a diferen a para uma estrat gia que de fato coloca as pessoas no centro Neste texto vou explorar como aplicar essa mentalidade e integr -la ao neg cio Mentalidade de Dados aplicada a DEI A mentalidade de dados ou data-driven refere-se centraliza o dos dados no processo de tomada de decis o permitindo a constru o de estrat gias baseadas em informa es concretas e evitando as limita es de abordagens baseadas apenas em percep es A an lise de dados possibilita uma vis o mais abrangente da realidade e ajuda a identificar padr es que a observa o simples talvez n o revelasse Dentro das iniciativas de Diversidade Equidade e Inclus o DEI essa mentalidade oferece uma perspectiva mais profunda da realidade o que possibilita a cria o de estrat gias fundamentadas em evid ncias Ao abordar as quest es de DEI de forma estruturada e embasada em dados podemos investigar as causas-raiz dos problemas elevando a precis o das solu es propostas e aumentando a relev ncia para a institui o Quando falamos em dados os n meros s o o que normalmente v m mente e eles de fato s o parte fundamental do processo No entanto existe a camada dos dados qualitativos que s o igualmente importantes para enriquecer e fundamentar as decis es Esses dados qualitativos representam as percep es sentimentos e experi ncias das pessoas aspectos fundamentais para compreender e melhorar o ambiente organizacional Na perspectiva quantitativa quanto mais dados se consegue coletar a partir de processos j estruturados melhor Para uma organiza o por exemplo essencial entender quantas pessoas participam de atividades relacionadas diversidade e inclus o de quais reas essas pessoas v m como elas avaliam os processos com os quais interagem e outros aspectos relacionados De uma perspectiva qualitativa o cen rio se torna mais subjetivo pois envolve captar as opini es sentimentos e motiva es das pessoas al m de avaliar o impacto das a es implementadas M todos como entrevistas semi- estruturadas grupos focais e pesquisas de clima podem ser valiosos para entender as percep es de diferentes grupos Assim n o apenas...